Ficha de Extração - Produção - GGF - Carteira

Área:Produção
Assunto:GGF – Carteira
Programa Extrator:ems2_bi_hlw.r
Programa de Parâmetros:  bfp001ab.r
Tabela Destino:HLW
Versões ERP Suportadas:      EMS 2.06b / Datasul 11

 

Regra Principal de Extração: Utilizada como base para extração todas as ordens de produção que tem saldo a produzir e cuja situação da ordem de produção seja diferente de "finalizada/terminada".

 

ParâmetroDescrição

TIPOCOTAC

Tipo de Cotação da Moeda*

DATACOTAC

Data Referência de Cotação*

*Os detalhes dos parâmetros globais estão definidos na ficha principal.

Conferência das Informações

Importante:
Para validar as informações de carteira, é preciso fazer a emissão do relatório do ERP no mesmo momento em que está executando o extrator, pois as informações de carteira são fotos da movimentação atual e caso haja um intervalo entre as duas operações, o relatório pode não refletir a mesma informação do momento da extração. Como sugestão, pode-se utilizar bases de dados congeladas para fazer a validação.


Apenas as ordens de produção devem ser consideradas. As ordens de manutenção não fazem parte desse assunto.

Medidas:

Qtde Horas GGF Carteira (HLW_QHRGFC): indica a quantidade de horas programadas que serão aplicadas a gastos gerais de fabricação. A validação dessa quantidade depende de alguns parâmetros e cálculos, portanto, deve ser feito por amostragem de alguns itens, seguindo os passos abaixo:

  • Passo 1: Emitir a Listagem de Centro Custo / Grupo Máquina (CDR010) para todos os centros de custo. Essa listagem permitirá buscar o centro de custo que está relacionado a cada Grupo de Máquina.
  • Passo 2: Emitir a Listagem de Custos Horários por Centro de Custo (CS0201) para todos os centros de custo.
  • Passo 3: Consultar a lista de itens das ordens de produção da Consulta Operação Ordem de Produção (CP0510) para o item/período que está sendo validado. Pode haver várias ordens de produção para o mesmo item no período de validação, por isso, todas as ordens não finalizadas ou terminadas devem ser consideradas na composição do total.
  • Passo 4: Para cada item da ordem, abrir o detalhe do item (CP0510A) e na aba da “Pag 1” identificar o grupo de máquina relacionado ao item da ordem. Com esse grupo de máquina, consultar a listagem do passo 1 para saber qual o centro de custo está relacionado a esse item da ordem. Nessa aba obter também o valor do campo “Proporção”.
  • Passo 6: A partir do detalhe do item da ordem (CP0510A), na aba “Pag 2”, obter o saldo da ordem produzida, fazendo a subtração do valor “Unidades” da “Qtde Produzida”. Dividir esse resultado pelo valor “Unidades” para obter o percentual de carteira. Multiplicar o resultado pelo campo “Tempo Homem” ou pelo campo “Tempo Maquina” de acordo com a coluna “Tm GGF” da listagem emitida no passo 2 (CS0201) para o centro de custo encontrado no passo 4.
  • Passo 7: O valor obtido no passo 6 deve ser multiplicado pelo valor do campo “Proporção” na aba “Pag 2” do detalhe do item da ordem (CP0510A) e dividido por 100.
    De forma resumida, seguindo os passos acima, a fórmula de cálculo é dada por:
    a) Quando o centro de custo indica tempo homem: Qtde Carteira = tempo homem * ((unidades – quantidade produzida) / unidades) * (proporção / 100)
    b) Quando o centro de custo indica tempo máquina: Qtde Carteira = tempo máquina * ((unidades – quantidade produzida) / unidades) * (proporção / 100)
Importante:
Os valores dessa medida são apresentados em horas, no entanto, o cálculo acima realizado pode trazer o valor em outra unidade de tempo que é indicado pelo campo “Unid Medid Tempo” na “Pag 2” do detalhe do item da ordem (CP0510A). Caso a unidade não esteja em horas, deve-se converter o tempo para horas utilizando: o fator de divisão de 60 para converter minutos em horas; o fator de divisão de 3600 para converter segundos em horas e o fator de multiplicação de 24 para converter dias em horas.

Relatório Base

Utilizar a Consulta Operação Ordem de Produção (CP0510) e o seu detalhe (CP0510A).

Os filtros aplicados no relatório podem refletir para as seguintes dimensões:
Item.

Parâmetros do Relatório:

Na aba “Seleção”:
Campo Item: selecionar o item a ser validado.
Campo Data Movimento: informar o período a ser validado.

Campo Item: realizar a busca pelo item (F5 no campo) a ser validado usando a aba “Item/Ordem” na tela de pesquisa Z01IN271.

Importante:
Ao fazer a pesquisa de ordens de produção para um item, filtrar apenas as ordens que não estejam como “Finalizada” ou “Terminada”. Para isso, utilize o botão “Parâmetros” da tela de pesquisa.

Vl Custo GGF Carteira (HLW_VCSGFC): indica o valor das horas para os gastos gerais de fabricação referente a quantidade ainda pendente de produção na Ordem de Produção do Item. Este valor não tem relação com a Qtde Horas GGF Carteira (HLW_QHRGFC), pois para uso de valores em períodos fechados, a quantidade pendente na Ordem torna a informação gerencialmente correta.
Para validar esta medida, deve-se multiplicar pelo campo “Saldo Ordem” da “Pág. 2” da Ordem de Produção (CD9070) pelo último preço médio (CE0847 – Consulta Preço Médio Estabelecimento), considerando apenas a coluna “GGF” para o item e o estabelecimento da ordem.

Importante:
Os valores são buscados sempre do último médio calculado, por isto não será possível visualização de valores de períodos anteriores. 




#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))