A "Amostra" consiste de uma ou mais unidades de produto, retiradas do lote a ser inspecionado, de forma aleatória e independente de sua qualidade.
O número de unidades de produtos da amostra constitui o tamanho da amostra.
O termo "Nível de Inspeção" é usado para designar a quantidade relativa de inspeção necessária.
Quanto maior o nível de inspeção, maior a proteção contra aceitação de lotes com baixa qualidade, em contra partida, quanto maior o nível de inspeção maiores os custos de inspeção.
O "Nível de Qualidade Aceitável" é a percentagem máxima de não-conformidades que, para fins de aceitação por amostragem, possa ser considerada como satisfatória para a média do processo.
- Número de aceitos: é o número máximo de não-conformidades necessário para aceitar o lote.
- Número de rejeitos: é o número mínimo de não-conformidades necessário para rejeitar o lote.
Procedimento:
O tamanho da amostra a ser inspecionado é definido a partir do nível de inspeção determinado para cada item X exame (CQ0103).
Através do programa CQ0111 (Cadastramento de Níveis de Inspeção) será definido o código da amostra utilizado para o nível de inspeção e tamanho do lote recebido.
No programa CQ0110 (Códigos e Tamanho da Amostra) poderá ser identificado o tamanho da amostra através de seu código obtido pelo CQ0111 e o plano de inspeção utilizado.
Quando o número de aceitação/rejeição para o tamanho de lote for indefinido, será necessário verificar a Função Manutenção Níveis Qualidade Aceitável (CQ0112), a fim de consultar como será feito o
ajuste na tabela (Plano de Amostragem). Esse ajuste pode ser superior/inferior e influenciará na definição do tamanho da amostra.
IMPORTANTE: A sistema realiza o cálculo da amostra conforme a NBR5426, e portanto as parametrizações dos programas CQ0110 e CQ0111 devem seguir as regras da mesma para que ele seja feito de forma correta.
Identificação do plano de inspeção:
Se o tipo de inspeção for NORMAL, sempre será selecionado o Plano NORMAL.
Nos parâmetros do CQ existe um campo chamado "Critério para especificação do Plano", que pode ser: Horizontal, Diagonal, Vertical ou Tabela e um questionamento sobre qual critério será utilizado para as
inspeções Severas e Atenuadas. Se optado por Horizontal, Diagonal ou Vertical será assumido o Plano NORMAL.
Se optado por Tabela será verificado:
- Para a inspeção SEVERA o programa verificara o tipo de inspeção da relação item X fornecedor (CQ0104), se ele também for SEVERA, será assumido o Plano SEVERO, senão será assumido o Plano NORMAL
- Para a inspeção ATENUADA o programa verificara o tipo de inspeção da relação item x fornecedor (CQ0104), se ela também for ATENUADA, será assumido o Plano ATENUADO, senão será assumido o Plano NORMAL.
Se o usuário optar por Horizontal ou Diagonal ou Vertical, o programa utilizará sempre o Plano NORMAL seguindo as especificações abaixo para tornar a inspeção mais severa ou atenuada.
Horizontal - Trabalha com NQA:
- Quando o tipo de inspeção é SEVERA o programa mantém a mesma amostra, mas assume o NQA anterior e o número de aceitos e rejeitos deste NQA, ou seja, assume o NQA a esquerda do NQA especificado, tornando a inspeção mais severa.
- Quando o tipo de inspeção é ATENUADA o programa mantém a mesma amostra, mas assume o NQA posterior e o número de aceitos e rejeitos deste NQA, ou seja, assume o NQA à direita do NQA especificado, tornando a inspeção mais atenuada.
Vertical - Trabalha com o Tamanho da Amostra.
- Quando o tipo de inspeção é SEVERA o programa mantém o mesmo NQA informado no exame, mas assume o tamanho de amostra inferior e o número de aceitos e rejeitos deste tamanho de amostra, tornando a inspeção mais severa.
- Quando o tipo de inspeção é ATENUADA o programa mantém o mesmo NQA informado no exame, mas assume o tamanho de amostra superior ao da inspeção normal e seu número de aceitos e rejeitos, tornando a inspeção mais atenuada.
Diagonal - Trabalha com o NQA e o tamanho da Amostra.
- Quando o tipo de inspeção é SEVERA busca o NQA anterior (a esquerda) e a amostra inferior a da inspeção normal.
- Quando tipo de inspeção é ATENUADA busca o NQA posterior (a direita ao especificado no exame) e a amostra superior ao da inspeção normal, tornando a inspeção mais atenuada.