A integração entre contratos com o fluxo de caixa ocorre para contratos por Ordem e por Medição e não é necessário que a movimentação possua conta informada para que ocorra a integração. Independente de informar conta contábil ou não a integração irá ocorrer. Programa de integração - prgfin/cfl/cfl703aa.r Abaixo detalhamento: Contratos por Ordem: Para este tipo de contrato é necessário primeiramente cadastrar a ordem de compra informando contrato. No Fluxo de Caixa é possível visualizar o a ordem e seus valores. DETALHE: o valor da ordem é dividido conforme sua condição de pagamento. Parametrização Item do Contrato de onde são trazidos o preço unitário e a condição de pagamento:
OBS.: A Condição de Pagamento considerada para o Fluxo de caixa é a Condição informada no cabeçalho do Contrato (CN0201A).
Ordem de compra vinculada ao contrato, de onde vem a quantidade:
Fluxo realizado com valor já dividido conforme condição de pagamento estabelecida no contrato:
Contratos por Medição: Neste, pelo contrato ser controlado por medição, a ordem de compra já está vinculada ao contrato, são as medições que necessitam ser criadas. Portanto é necessário cadastrar as medições no programa CN0302 - Registrar Medições, neste momento ocorrerá a integração com Fluxo de Caixa. DETALHE: Não é necessário liberar a medição para ser integrada. Parametrização Item do Contrato de onde são trazidos o preço unitário e a condição de pagamento
OBS.: A Condição de Pagamento considerada para o Fluxo de caixa é a Condição informada no cabeçalho do Contrato (CN0201A).
Geração das medições (neste exemplo criaremos 2 medições para demonstração das movimentações das medições no Fluxo):
Fluxo de caixa:
IMPORTANTE: no fluxo não é apresentada a movimentação por medição, e sim pela ordem. A única divisão que é feita é pela condição de pagamento, pelo vencimento das duplicadas a serem recebidas. Se trabalhar com Controle por Evento, para que a movimentação (Ordem ou Medição) integre com Fluxo de Caixa é necessário que o Evento esteja com a situação de Realizado.
OBS.: A Condição de Pagamento considerada para o Fluxo de caixa é a Condição informada no cabeçalho do Contrato (CN0201A).
Outras informações levadas para o Fluxo de Caixa: - Condição de Pagamento: A condição de pagamento considerada para o Fluxo de Caixa será a Condição informada no cabeçalho do Contrato (CN0201A). Se no cadastro da CD0404 - Condição de Pagamento utilizada, estiver informado o campo "Dia Mês Vencimento", na geração do Fluxo de Caixa, será agrupada as movimentações respeitando este parâmetro e não a Data da Previsão da Medição.
Por exemplo: CD0404 - Dia Mês Vencimento = 10 Medição 1 - Data Prevista 05/06/2015 - Valor 100 Medição 2 - Data Prevista 09/06/2015 - Valor 200 Medição 3 - Data Prevista 15/06/2015 - Valor 300 Medição 4 - Data Prevista 30/06/2015 - Valor 400 Geração Fluxo de Caixa: Previsão para dia 10/06/2015 = 300,00 (Correspondendo as medições 1 e 2) Previsão para dia 10/07/2015 = 700,00 (Correspondendo as medições 3 e 4). - Tipo de Despesa: será utilizado na classificação do fluxo. Será enviado para o fluxo o tipo de despesa gravado na Ordem de Compra. O tipo de Despesa buscado é do programa CD0140 - Item x Estabelecimento.
Para fins de sugestão, poderá ser informado no CD0140 (Manutenção Item x Estab Materiais) um tipo de despesa padrão. Desta forma, ao cadastrar os contratos para este item x estabelecimento será sugerido este tipo de despesa. Para cadastrar um novo tipo de despesa, poderá ser utilizado o programa CD0920 - Manutenção Tipo Receita\Despesa. - Coluna Fornec e Coluna Emitente no relatório prgfin/cfl/cfl703aa.r: Na coluna Fornec será mostrado o Grupo de Fornecedores informado para o Emitente no programa prgint/ufn/ufn003aa.r - Fornecedor Financeiro e o campo Emitente corresponde ao Fornecedor do Contrato.
|