Estão dispostos abaixo as rotinas utilizadas para formação das taxas de absorção dos centros de custos e componente de custo, sendo efetuado o cálculo pela divisão das despesas totais por componente do centro de custo pelo número total de horas homem ou máquina, conforme definição, do centro de custo. Para este ponto, existem três possibilidades de tratamento, podendo ser usada a que melhor atender a empresa. Sendo elas:
Principais campos:
Tipo Despesa: corresponde ao código do tipo de despesa cadastrado na Contabilidade pelo CON0640 -Tipo Despesas, e irá compor os 4 últimos dígitos da conta contábil. Deverão ser lançados todos os tipos de despesa que serão absorvidos pelo custo de produção do mês.
8.CCCC.TT.TT estendida
CCCCTTTT reduzida
Onde, CCCC corresponde ao código do centro de custo e TTTT ao código do tipo de despesa
Versão: corresponde ao código que identifica qual a versão atual que está sendo utilizada no cálculo dos custos. Informar zero (0) para indicar que a versão é atual.
Componente Custo: corresponde ao código do componente de custo, que determinará como será composto o custo de produção, e está cadastrado no CST5830 - Componente Custo.
Os campos Tipo despesa crédito e Conta reduzida débito não devem ser informados, pois são utilizados apenas no Custo Contábil.
CST6000 – Seleção das despesas
Esta rotina busca da Contabilidade ou do Orçamento para Custos os valores das despesas dos centros de custos, trazendo todos os centros de custos, ou seja, produtivos, auxiliares e de serviço. Após o processamento, esses valores podem ser consultados no programa CST6010 - Manutenção das despesas.
Estas despesas capturadas serão utilizadas tanto para cálculo das taxas de absorção como para rateio das despesas administrativas e comerciais, portanto mesmo se a empresa trabalhar com taxas pré-determinadas pode ser útil a execução desta rotina.
Serão selecionadas todas as despesas lançadas em contas cadastradas com o Tipo de conta igual a “8” Centro Custo no CON0010 - Plano Contas.
Se selecionadas as despesas reais serão consideradas as despesas exibidas no CON0240 - Despesas por Centro Custo. Se selecionadas as despesas orçadas serão consideradas as despesas exibidas no CON0500 - Despesas por Centro Custo Real x Orçado.
Principais campos:
Despesa: Indica o tipo de despesa.
"R" Real - Serão selecionadas as despesas reais exibidas no CON0240.
"O" Orçado - Serão selecionadas as despesas orçadas no CON0610 - Manutenção dos Valores Orçados, e despesas exibidas no CON0500.
Centro Custo?: Indica se deverão ser selecionados os centros de custo para o processamento. Se a opção for marcada, será exibida uma tela para informar os centros de custo para processamento. Somente os lançamentos na contabilidade ou no orçamento, referentes aos centros de custo informados, serão selecionados.
Somente tipos despesas dos componentes custo?: Indica se serão ou não processados somente os tipos de despesas que estão cadastrados no CST5010.
Tipo Despesa?: Indica se serão selecionados os tipos de despesa para o processamento. Se a opção for marcada, será exibida uma tela para informar os tipos de despesa para o processamento. Somente os lançamentos na contabilidade ou no orçamento referentes aos tipos de despesa informados serão selecionados.
CST6010 – Manutenção das despesas
Este programa tem como objetivo consultar e dar manutenção nas despesas que serão utilizadas para o cálculo da taxa de absorção do custo gerencial e formação do preço de venda.
As informações desta tela poderão ser alteradas/excluídas sem alterar os dados originais da Contabilidade – as informações exibidas são uma “cópia” das informações contábeis.
As despesas exibidas serão utilizadas para cálculo da taxa de absorção e as despesas administrativas e comerciais poderão ser utilizadas na formação de preço de produto.
Principais campos:
Período: Período contábil (ano) relacionado as despesas exibidas.
Segmento Período: Segmento do período contábil (mês) relacionado as despesas exibidas.
Centro de Custo: Código do centro de custo cadastrado no CON0480 - Centro de Custo, onde as despesas exibidas foram lançadas.
Tipo de Despesa: Código do tipo de despesa cadastrado no CON0640 onde as mesmas estão lançadas.
Tipo de Lançamento: Indica se o lançamento foi efetuado a D (débito) ou a C (crédito) na despesa.
Valor: Valor lançado no centro de custo/tipo de despesa/AEN (Área e linha de negócio) no período informado.
FUNCIONALIDADES ESPECÍFICAS:
cÓpia - Copia os dados de uma versão de custos para outra.
Reajustar - Aplica um percentual de reajuste (positivo ou negativo) sobre o valor das despesas, conforme a parametrização informada na tela. O reajuste poderá ser específico para um centro de custo/tipo de despesa, assim como para todas as despesas de um centro de custo ou referente a uma determinada despesa em todos os centros de custo.
cóPia2 - Copia os dados de uma versão de custos para outra, permitindo selecionar por centro de custo e tipo de despesa.
CST6020 - Rateio das Despesas GIF (Gastos indiretos de fabricação)
Esta rotina efetua o rateio das contas/centros de custos definidos no programa CON0980 - Grade rateio valores, sendo que, este rateio é efetuado apenas no módulo de Custo Econômico Gerencial, não sendo efetuado a nível contábil. Para o Custo Gerencial podem apenas ser rateados centros de custo e tipos de despesa, pois somente as despesas lançadas nestes é que são trazidas para o módulo.
Para ratear valores é necessário que as despesas tenham sido selecionadas no CST6000. As despesas rateadas servirão de base para cálculo da taxa de absorção do custo gerencial CST6030 - Cálculo da Taxa de Absorção.
O CST6020 funciona como o CON4070 - Processa Rateio Valores, executando o cálculo do rateio dos valores conforme a grade informada, gerando assim uma nova base de despesas que servirá de base para o cálculo da taxa de absorção no custo gerencial.
CST5000 - Movimentação real dos itens
Conforme exposto no início dessa documentação, é possível a utilização dos tempos reais de horas totais de homem e máquina para os centros de custos produtivos da empresa para cálculo da taxa de absorção do Custo Gerencial. Isso pode ser feito através da execução dessa rotina juntamente com o CST5050 - Tempos dos processos.
Esta rotina retorna para o Custo Econômico Gerencial a quantidade “real” movimentada no estoque (produção e consumo). Para isso, as operações de estoque deverão estar cadastradas no programa CST5730 - Operações de estoque para Custos. Para efeito de Custo Gerencial serão utilizadas apenas as quantidades produzidas, mas cuidado, o programa CST5730 é comum para o Fechamento de estoque/custos, portanto se a empresa utilizar o segundo, todas as operações de consumo deverão também estar cadastradas nessa rotina.
A quantidade produzida no mês será utilizada para cálculo das horas totais trabalhadas nos centros de custos, e consequentemente no cálculo das taxas horárias dos centros de custos produtivos. Sendo que a necessidade de utilização ou não da mesma depende da forma que a empresa calculará estas taxas horárias.
Principais campos:
Seleção da movimentação: Indica qual a fonte de leitura do volume de produção dos itens, podendo ser:
1 – Do movimento de estoque normal e efetivo, conforme parametrizado no CST5730.
2 – Do movimento de estoque já em histórico, conforme parametrizado no CST5730.
3 – Dos apontamentos das ordens de produção do chão de fábrica.
Somente Itens de Estrutura: Indica se serão trazidas as movimentações dos itens que possuem estrutura cadastrada em Custos no CST5040 - Consulta estrutura dos itens, ou não.
CST6490 – Informar horas por Centro de custo
Conforme exposto no início dessa documentação, é possível a definição manual de horas totais de homem e máquina para os centros de custos produtivos da empresa para cálculo da taxa de absorção do Custo Gerencial. Isto pode ser feito através desta tela. O campo Indicador Tipo de Horas é livre e será usado no momento do cálculo das taxas dos centros de custos CST6030, que será visto a seguir.
Caso as horas não sejam informadas serão utilizadas as horas padrão exibidas no CST5180 - Tempos Processos, para cálculo da taxa de absorção do custo gerencial.
CST6030 – Cálculo da taxa de absorção
Esta rotina calcula as taxas de absorção por centro de custo e componente de custo, usando para tanto a seguinte lógica:
Componente com Padrão Físico igual “Horas Homem”: Taxa Hora = Total Despesas do componente/Total horas homem do centro de custo
Componente com Padrão Físico igual “Horas Máquina”: Taxa Hora = Total Despesas do componente/Total horas máquina do centro de custo
Componente com Padrão Físico igual “Horas Totais”: Taxa Hora = Total Despesas do componente/Total horas máquina + horas homem do centro de custo
Para cálculo da taxa de absorção todas as despesas já deverão ter sido copiadas no CST6000 e o rateio dos centros de custo auxiliares para os produtivos deverá ter sido efetivado CST6020.
O valor calculado da taxa será resultado das despesas de cada centro de custo produtivo referentes ao componente de custo dividido pelo total de tempo (homem/máquina) deste mesmo centro de custo.
As horas produtivas dos centros de custo poderão ser calculadas através do CST5050, “copiadas” da versão contábil do mês no CST5180, ou informadas no CST6490 por centro de custo, criando para isso um “tipo de horas” que será informado no momento do cálculo da taxa.
Caso alguma taxa de absorção tenha o seu valor negativo, é sinal de que o centro de custo tem mais lançamentos a crédito que a débito.
Para que a despesa seja considerada no cálculo da taxa de absorção deverá estar relacionada necessariamente com um componente de custo que tenha como padrão físico horas homem, máquina ou horas totais no CST5010.
Após a execução desta rotina, poderá ser extraído o CST6040 - Relatório Despesas por Centro de Custo, para conferência das taxas por componente e centro de custo. Caso existam valores fora da realidade a causa poderá ter duas fontes:
- Problemas no número de horas apontadas para o centro de custo - Poderá ser a má parametrização dos tempos unitários do item no MAN0214/MAN102343 - Tempos Padrões Processos, ou o volume produzido. Deverá ser extraído o relatório CST5220 - Tempos Consumidos por Centro Custo, de forma analítica, ou seja, o campo Lista aberto por operação? deverá ser marcado para conferência da produção e tempo consumido por item, caso estejam sendo utilizadas as horas da versão contábil. Ou conferidas as horas informadas no CST6490.
- Valor das despesas para o componente no centro de custo - Deverá ser verificado na contabilidade o motivo do montante da despesa aplicada ao centro de custo ou se o problema for nas despesas recebidas dos centros de custos auxiliares, deverá ser verificado a grade de rateio no CON0980.
Principais campos:
Tipo de Horas: Caso este campo não seja preenchido serão utilizadas as horas totais homem/máquina exibidas no CST5180, que poderão ser informadas manualmente ou copiadas da versão contábil. Caso este campo seja preenchido as horas totais homem e máquina serão selecionadas do CST6490.
CST6040 – Relatório das despesas por Centro de Custo
Este programa tem com objetivo emitir relatório de despesas por centro de custo e tipo de despesa totalizando por componente de custo. Exibir as horas de produção homem e máquina no mês e a taxa de absorção calculada.
Este relatório será utilizado para analisar a formação das taxas de absorção de cada componente de custo por centro de custo.
Principais campos:
Tipo de horas: O tipo de horas informado deverá ser o mesmo criado pelo usuário no CST6490 ou, caso não seja preenchido, as horas serão buscadas do CST5180.