Page tree

Produto:

Protheus

Ocorrência:

Escrituração do IPI para os documentos de Frete do SIGAGFE com ERP Datasul

Passo a passo:

Como é feito o lançamento fiscal do IPI para os documentos de Frete

Quando utilizado o ERP Datasul, na integração de um Documento de Frete do SIGAGFE com o Fiscal, a escrituração do IPI ocorre da seguinte maneira: 

1- O que define se o IPI será escriturado ou não nos Livros Fiscais é o parâmetro "Escrituração IPI Frete", na pasta "Impostos" do CD0606. Se estiver marcado como sim, o valor do IPI será destacado nos livros fiscais. Se estiver como não, o valor do IPI não será demonstrado. 

2- Em relação ao OF0305, se o parâmetro "Escrituração IPI Frete", na pasta "Impostos" do CD0606 estiver como sim, os valores de frete serão gravados no campo "Valor IPI não tributado" (quando a tributação de IPI da natureza de operação estiver como ISENTO) ou no campo "Vl IPI Outras" (quando a tributação de IPI da natureza de operação estiver como OUTROS). 

3- Se o parâmetro "Escrituração IPI Frete", na pasta "Impostos" do CD0606 estiver como não, os valores de frete não serão gravados (tanto "Valor IPI não tributado" como "Vl IPI Outras". 

4- Se a tributação do IPI no CD0606 estiver como "tributado" (não deveria estar), os valores do IPI no OF0305 ficarão zerados. 

Observações:

O campo "Tipo Compra", na pasta "Adicionais" do CD0606 (se normal o frete) não tem impacto na gravação dos valores de IPI.