É um plano geral de investimentos válido por um determinado período de tempo e orientado por objetivos e metas traçados pela alta administração. Tem por finalidade controlar as movimentações patrimoniais, principalmente as variações mensais e acumuladas, podendo ser para vários cenários, estabelecimentos e unidades de negócio.
O orçamento contábil permite à empresa prever suas necessidades de caixa a curto prazo, geralmente no período de um ano, subdividido em intervalos mensais. Constitui uma demonstração de grande importância na orientação administrativa, pois a previsão é feita com base nos resultados da gestão de exercícios anteriores e serve como norma de ação para exercícios futuros.
Nas empresas privadas o orçamento tem a finalidade de estudo prévio de determinadas operações a serem realizadas, como a do custo de alguns produtos para fixação do preço de venda, da previsão de gastos com ampliação e instalações, de recursos financeiros que poderão ser obtidos para atender às necessidades da empresa.
#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))