CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Funcionalidades
  3. Configuração 
  4. Utilização 
  5. Serviços disponíveis 
  6. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

O QUE É PIX ?

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de:

  • Alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
  • Baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
  • Incentivar a inclusão de pagamentos eletrônicos no varejo;
  • Promover a inclusão financeira; e
  • Preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

02. Funcionalidades

  • Venda com Pagamentos instantâneos no PDV
  • Reimpressão de Comprovante
  • Estorno de Transação
  • Cancelamento de Venda

03. Configuração

1 - Configuração da API 

O SmartECF irá utilizar comunicação via API para utilização dos serviços Totvs pagamento digital. Para que a comunicação seja efetuada é necessário efetuar o cadastro das informações para comunicação com a API (Segurança Formulario: PARAMETROS API)

Cadastros > Integração > Cadastros de configuração de API


OBS.: Os campos destacados em cor azul serão preenchidos através de script pra atualização da base de dados. Para que os campos sejam alimentados será necessário que o cliente tenha efetuado a contratação do serviço TOTVS PAGAMENTO DIGITAL. Os campos de usuário e senha serão alimentados, de forma manual, uma vez que o serviço tenha sido contratado e os usuários de acesso tenham sido disponibilizados. 



2 - Cadastro de forma de pagamento 

Para utilização do PIX será necessário a utilização de um evento cadastrado para pagamento digital. Para isso, efetue o cadastro de uma forma de pagamento com a natureza como carteira digital e o parâmetro FLPAGDIGITAL = 'S'. Está forma será utiliza no PDV e no pedido de venda para pagamento com carteira digital.

Cadastros >> Financeiro >> Caixas >> Formas de Pagamentos 

Obs.: Após a criação da forma de pagamento não esqueça de vincular a uma condição de pagamento elegível para utilização no SmartECF e Pedido de venda.


3 - Cadastro de empresa conveniada

O SmartECF irá utilizar o cadastro de empresas conveniadas para listar as carteiras disponíveis para utilização no momento do pagamento. Para isso será necessário efetuar  o cadastro de uma empresa conveniada com a natureza da conveniada como Pagamento Digital. A bandeira utilizada será a TOTVS PAGAMENTO DIGITAL, e a REDE será TOTVS PAGAMENTO DIGITAL.

Cadastros >> Financeiro >> Gerais >> Empresas conveniadas

Obs.: Na disponibilização de novas carteiras para pagamento, as empresas conveniadas devem ser cadastradas para que as carteiras sejam listadas para pagamento no SmartECF.



04. Utilização 

Na utilização do SmartECF a forma de pagamento digital estará disponível, caso os requisitos de configuração tenham sido executados. Para isso lembre - se de cadastrar:

1 - Configuração de comunicação API 

2 - Cadastro de forma de pagamento 

3 - Cadastro de empresa conveniada 


Ao iniciar uma venda no SMARTECF, e selecionar uma forma de pagamento com carteira digital, o sistema irá efetuar a comunicação com a API para apresentar as carteiras cadastradas como conveniadas disponíveis para utilização:

Produto registrado + F10 para totalizar a compra 


Selecione no display do PDV a forma de pagamento que foi cadastrada para pagamento digital:

Após selecionar a forma de pagamento totalize a venda com F11 para que o PDV efetue a comunicação com a API de pagamento. 

Após a comunicação será solicitado que seja selecionada a carteira digital para pagamento. Lembre se que as carteiras devem estar previamente cadastradas como conveniadas:


Após informar a carteira o PDV irá apresentar em tela o QRCODE para pagamento. 

Se o modelo do pinpad suportar a exibição de imagem, o PDV irá enviar o QRCODE para o pinpad. Excedendo o tempo do pinpad ou se teclar <ESC> no teclado do pinpad, o PDV exibirá mensagem se deseja exibir o QRCODE na tela ou se deseja cancelar o recebimento.

Se o modelo do pinpad não suportar ou não tiver pinpad, o PDV irá exibir direto na tela.

Caso exista dificuldade para ler o QRCODE em tela existe a possibilidade de imprimir direto na impressora não fiscal. Utilize a tecla F10 para impressão:

(Atenção: A opção de impressão do QRCODE na impressora apenas estará disponível nas versões NFC-e e SAT devido a regras de legislação que impedem a impressão do documento em impressora fiscal PAF-ECF)


Após a confirmação da leitura do QRCODE, pelo aplicativo do banco do consumidor, e houver a confirmação do pagamento o PDV irá 

efetuar a emissão do cupom fiscal e dos comprovantes de pagamento. 


Reimpressão de comprovante:

Junto a funcionalidade de efetuar transações, utilizando carteiras de pagamento digital, será possível efetuar a reimpressão de um comprovante de transação emitido no caixa. No menu de caixa livre do SmartECF acesse, através do menu de funções, a opção Carteiras Digitais (Ctrl+F10).

Na função estará disponível a reimpressão pelo numero do cupom fiscal ou pedido de venda. Selecione a opção, de acordo com o menu de opções, e informe os dados para reimpressão:




Após informar os dados corretamente o PDV irá reimprimir os comprovantes de pagamento da transação com carteira digital.


Estorno de transação:

Assim como qualquer pagamento efetuado e confirmado existirão situações em que será necessário efetuar a solicitação de estorno do pagamento. No menu de caixa livre do SMARTECF, através do menu de funções, acesse a opção Carteiras Digitais (Ctrl+F10). 

Na função estará disponível a opção de efetuar o estorno da transação, para isso será necessário informar a data e o numero de referencia do documento. O numero de referencia do documento para estorno estará localizado no comprovante de transação.

Verifique o comprovante e informe os primeiros dígitos localizados na linha de Referencia, até o ponto, conforme demostrado no comprovante abaixo:


Informe a data e o numero de referencia:



Após a informação correta dos dados para estorno, a transação será estornada e os comprovantes de cancelamento serão emitidos no PDV.


Cancelamento de venda com pagamento digital:

Quando houver a necessidade de efetuar o cancelamento de uma venda, que tenha sido paga com pagamento digital, após a finalização da venda a tecla F4 estará disponível para cancelamento do cupom fiscal eletrônico e estorno das transações efetuadas. Ao cancelar um cupom fiscal eletrônico com pagamento digital serão emitidos comprovantes de estorno da transação. Atenção: Caso na mesma venda existam transações com cartão de credito, debito e pagamento digital apenas as transações de pagamento digital serão estornadas. 



IMPORTANTE!

A funcionalidade de carteiras digitais para pagamento está disponível na versão 1.0.0.41 SP 21 do SMARTECF e versão 122.0.0-SP9.00.21 do GEMCO ANYWHERE. OBS.: Verifique a versão suportadado pelo time de suporte para abertura de ticket


05. Serviços disponíveis 

A utilização da função de pagamento digital estará disponível nos seguintes serviços:

  • Venda Auto serviço
  • Recebimento de pedido de venda no SmartECF com pagamento digital
  • Recebimento de títulos - SmartECF
  • Recarga de celular - SmartECF
  • Correspondente bancário - SmartECF
  • Múltiplos recebimentos - SmartECF


Indisponível:

O recebimento de pedido de venda no caixa GEMCO com forma de pagamento digital não estará elegível para geração e pagamento através de QRCODE.