Histórico
1989 – 1998
No ano de 1989, foi lançado o Magnus, desenvolvido inicialmente com a tecnologia Progress OpenEdge 5. O Magnus já era um sistema integrado para gestão empresarial, baseado em linguagem de quarta geração e banco de dados relacional. No entanto, o sistema somente oferecia suporte a interface caractere.






1998 – 2006
No ano de 1998, foi lançado o EMS (Enterprise Management System), agregando evoluções funcionais a partir do Magnus, desenvolvido na tecnologia Progress OpenEdge 7. Do ponto de vista tecnológico, a principal evolução do sistema foi o suporte à interface gráfica. Assim, o grande diferencial do EMS em relação ao Magnus foi sua utilização em ambiente gráfico, onde o sistema teve sua interface remodelada seguindo o padrão Microsoft Windows da época e oferecendo uma melhor experiência de usabilidade para os usuários. Inicialmente foi desenvolvido o EMS 5, um módulo voltado para as áreas de Controladoria e Finanças. Posteriormente foi lançado o EMS 2, voltado para as áreas de Manufatura e Logística. Por fim, foi lançado o HCM, voltado para a área de Relações Humanas. Cada versão do produto possuía um acesso diferenciado para os usuários, isto é, cada versão possuía um atalho de acesso separado. Em adição, os bancos de dados de cada sistema eram também fisicamente separados.


2006 – 2008
Nos anos seguintes, o sistema muda de nome novamente e passa a ser chamado de Datasul ByYou. Nesta versão, o sistema permite a execução através de um navegador web. Para tal, a tecnologia de interface das principais aplicações era baseada no Adobe Flash (Flex 3.0), o qual oferecia suporte a interfaces web ricas com uma aparência muito mais amigável para os usuários. A grande diferença da versão anterior para esta, além da mudança da tecnologia da interface, foi a unificação dos bancos de dados de todos os módulos dos produtos legados EMS2, EMS5 e HCM. No entanto, todo o legado existente no EMS foi mantido no sistema Datasul ByYou e, nesta versão, passou a executar com o Progress OpenEdge 9.
Com a unificação dos bancos e o acesso centralizado através de um menu executado em um navegador web, o Datasul ByYou permitiu que os usuários acessassem rotinas de diferentes áreas de negócio e módulos, que antes eram executados em diferentes versões de sistemas (EMS 2, EMS 5 e HCM). Assim, este recurso trouxe uma visão centralizada das rotinas do sistema acessadas por um único menu.


2008 – 2010
A partir do ano de 2008 o sistema passou a se chamar de Datasul 10. Nesta versão, o sistema teve sua usabilidade mais uma vez evoluída, porém, sem alterar a tecnologia utilizada na camada de apresentação. Nesta versão, o Datasul 10 recebeu com novas aplicações desenvolvidas na tecnologia Adobe Flex.





2011 – 2014
A partir de 2011, A TOTVS inicia um trabalho visando a unificação das interfaces e ciclos de vida de seus softwares, onde todos os softwares passam a ser chamados de TOTVS 11. Assim, o Datasul passa a ser uma linha de produto das soluções de software TOTVS 11.
Os principais destaques do TOTVS 11 linha Datasul são:
- Guia de usabilidade e estilos padronizado para os softwares TOTVS;
- Suporte ao banco de dados Microsoft SQL Server;
- EAI 2;
- TOTVS Monitor;
- Suporte a Usuário Internacional;
- Integração com GED, ECM e BPM;
- Metadados;
- Bancos Históricos;
- Suporte as Experiências de Uso #1, #2, #3 e #5.