Todo lançamento fiscal deve ser um espelho do documento emitido, deve conter exatamente os valores que foram destacados. Portanto, o erro pode ser oriundo do próprio documento. Neste caso, deve verificar junto à SEFAZ de sua jurisdição o processo correto para ajuste dos valores.
Dentro do Winthor temos as rotinas de manutenção de notas de entradas e saídas , lembrando que somente pode ser realizado manutenção de notas de terceiros, nota de emissão própria já faturada e aprovada não poderá ser feito ajustes, pois não é possível editar o Xml já emitido.
Documentos Fiscais de Entrada Rotina 1007:
Para consultar as notas fiscais (NF-e) emitidas pode ser utilizado a Rotina 1007 (Nota Fiscal).
Acesse a rotina de entrada 1007, pesquise a nota de entrada e compare os valores de ICMS com a nota do fornecedor, em seguida clique em editar e corrija os valores, Observe se a situação tributaria campo S.Trib. é tributado se for informe os percentuais %ICMS , Base ICMS, Vl. ICMS. Preencha esses campos de acordo com a o DANF- PDF do fornecedor, em seguida seleciona salvar.
Após salvar os ajustes feitos no ICMS dos itens, selecione aba livro fiscal em seguida e só selecionar Gerar Livro Fiscal, para que os valores ajustados na grid dos itens seja atualizados no livro de apuração de ICMS/IPI.
Documentos Fiscais de Saída Rotina 1008:
Para consultar as notas fiscais (NF-e) emitidas pode ser utilizado a Rotina 1008 (Nota Fiscal).
Acesse a rotina de entrada 1008, pesquise a nota de saída e compare os valores de ICMS com a nota do fornecedor, em seguida clique em editar e corrija os valores, Observe se a situação tributaria campo S.Trib. é tributado se for informe os percentuais %ICMS , Base ICMS, Vl. ICMS. Preencha esses campos de acordo com a o DANF- PDF do cliente, em seguida seleciona salvar.
Após salvar os ajustes feitos no ICMS dos itens, selecione aba livro fiscal em seguida e só selecionar Gerar Livro Fiscal, para que os valores ajustados na grid dos itens seja atualizados no livro de apuração de ICMS/IPI