Escopo
O escopo da integração entre os dois produtos está apenas na fase de planejamento do processo de orçamento. Ela ocorre no momento em que o usuário termina o planejamento e precisa atualizar as informações orçadas no PCO a fim de iniciar a fase de controle do orçamento em questão.
Embora exista uma comunicação entre os dois sistemas para que se possa iniciar o planejamento do orçamento, momento esse em que o Planning carrega as informações de cadastros do PCO, não é esse processo que caracteriza a integração entre os sistemas já que isso ocorre por meio de uma conexão direta ao banco de dados do PCO, que é um característica do próprio Planning. A integração é caracterizada pelo envio das informações de orçamento já planejadas para o PCO por intermédio de mecanismo de mensagem única e o serviço de EAI.
Como o Planning é um sistema aberto, o usuário pode relacionar, na mesma planilha em que faz a entrada dos valores orçados, outras informações como valores e fórmulas que não serão enviadas ao PCO. A área de dados a ser enviada é definida apenas pela interseção de coluna de período e uma linha de dados da estrutura de informação que foi criada a partir da importação dos cadastros do PCO. Esse processo será detalhado no item Fluxo das Informações.
O PCO receberá do Planning os itens do orçamento na planilha orçamentária previamente cadastrada, retornará apenas confirmação de recebimento ou algum problema ocorrido no processo de importação, dependendo do envio ser síncrono ou assíncrono.
Não haverá retorno para o Planning, sobre o controle do orçamento efetuado no PCO, sobre alterações nos itens da planilha originados do Planning, validação de controle de usuário e acesso as entidades da planilha como ocorre na inclusão manual.
No processo de integração, do lado do Planning existem três papéis importantes:
- Papel de usuário administrador do sistema: precisa habilitar a integração do produto com o PCO. Essa configuração é por meio do módulo Metadata Manager. O administrador é responsável por criar uma conexão com o banco de dados do PCO, criar uma configuração de destino para o EAI, informando o endereço do web service, definir uma empresa padrão para checagem das tabelas e definir um tamanho de pacote para as mensagens do EAI.
- Papel de usuário planejador: esse papel é responsável por determinar o plano que irá conter os dados de integração com uma versão de uma planilha de orçamento. O usuário determina, nesse momento, qual a empresa, filial, planilha, versão, contas orçamentárias e outros filtros que irão compor a pasta, no Planning, em que serão associados os valores a serem enviados ao PCO.
- Papel de usuário integrador: esse papel é responsável por selecionar os planos que terão seus dados enviados ao PCO. Esse envio pode ser manual, plano a plano, como também ser agendado para envio em lote.
No processo de integração, do lado do Protheus são os seguintes papeis:
- Papel de usuário administrador do sistema: será responsável pela configuração do servidor EAI, configurar o JOB PCOA100.
- Papel de usuário PCO: efetuar cadastros básicos como conta orçamentária, classe orçamentária, unidade orçamentária, operação, centro de custo, item conta, classe de valor e planilha orçamentária, analisar, simular, revisar a planilha e controlar o orçamento.
Para um entendimento geral do escopo da integração, abaixo serão apresentadas as telas dos produtos em que a integração ocorre.
Tela do TOTVS Planning com a visão de uma pasta de um plano de integração:

Conforme apresentado na tela acima, as células B1 a B6 são valores que o usuário pode indicar os códigos para cada item, se necessário, e todas as células que compõe as contas orçamentárias e seus períodos (iniciando em B10) são as células que formam os valores a serem enviados ao PCO. Abaixo a tela do PCO em que os valores dessa planilha são cadastrados após ocorrer o processo da integração (apenas ilustrativo).
Tela do PCO onde os valores atribuídos para as contas são cadastrados:
