Logix
LOG00086 (Manutenção de Parâmetros)
No LOG00086 em Gestão Fiscal > TOTVS Colaboração > Versão 2.00 (Nova rotina) deverá ser configurado o parâmetro:
- Tipo de Ambiente TOTVS Colaboração (tipo_ambiente_tc_2)
Este parâmetro irá indicar o tipo de ambiente que será utilizado no TOTVS Colaboração versão 2.00. Esta parametrização foi desenvolvida para evitar o envio de documentos do ambiente de testes na Sefaz de produção.
Para a criação desse parâmetro é necessário a execução do conversor OBF00372.cnv.
1 – Homologação;
2 – Produção.
JOB de Integração Totvs Colaboração
Foi desenvolvido um JOB de integração no LOGIX, o qual será responsável por processar todos os documentos gravados na subpasta IN do Client NeoGrid.
Exemplo do diretório do Client NeoGrid: “C:\WebEDIMercadorClient_V4.1_WinService\bin\IN\”.
O JOB não foi desenvolvido utilizando o JOB0003, pois este não pode ser configurado com um tempo de execução menor do que 1 minuto. Dessa forma, foi desenvolvido um JOB exclusivo e paliativo para o TOTVS Colaboração. O Framework irá desenvolver uma solução padrão no chamado TPYO51.
Para melhor performance o JOB foi estruturado de forma a trabalhar com várias threads em paralelo, sendo uma thread para cada produto do Colaboração (NF-e, NFS-e, CT-e, Recebimento etc.).
Apenas as threads referentes aos produtos configurados para utilização por TOTVS Colaboração 2.00 (VDP10076) são ativadas para execução .
Cada thread irá buscar os arquivos correspondentes ao produto que está sendo processado, utilizando como filtro o código identificador definido pela NeoGrid. Exemplo: Para NF-e serão filtrados todos os arquivos iniciados por “170”.
Em cada thread há a chamada de função específica responsável por abrir os arquivos, buscar as informações de retorno necessárias, atualizar a tabela de monitoramento obf_monitor_tc e mover o arquivo. Quando os arquivos forem processados com sucesso eles serão movidos para a pasta correspondente ao produto que está sendo processado, já com o nome padrão que utilizamos atualmente. Caso o arquivo esteja com problemas ou não seja encontrado um documento correspondente ao ERP (no caso de emissão de documentos), estes serão movidos para o diretório de erros configurado no LOG1120, conforme explicaremos abaixo.
No caso de recebimento, onde não há a necessidade de efetuar uma solicitação prévia à NeoGrid, as funções referentes ao Recebimento de Documentos e EDI Mercantil irão monitorar a subpasta IN, processar os arquivos e movê-los para os diretórios correspondentes ao armazenamento SUP34201 renomeando-os com o nome padrão.
Ao instalar este JOB, além da pasta appserver padrão do LOGIX também deve ter uma pasta appserver_job onde estarão os arquivos necessários para a execução do JOB de integração do TOTVS Colaboração. Tanto na pasta appserver quanto na appserver_job, os parâmetros LICENSECOMPANYID e LICENSEUSERID devem estar configurados e em ambos os arquivos a configuração deve ser igual. Isso se faz necessário para que seja possível buscar, no LOGIX e no JOB, o mesmo caminho de instalação do Client NeoGrid. Estes parâmetros correspondem ao código da empresa e ao código do usuário padrão, respectivamente e serão utilizados no LOG1120.
No arquivo TotvsAppServer.ini, da pasta appserver_job, deve existir os seguintes comandos:
;******** JOBS ********;
[logixscheduler]
VerifyJobInterval=3 (Intervalo entre a execução do JOB, em segundos)
LICENSECOMPANYID=34 (Código da empresa padrão. Deve ser igual ao informado no .ini do LOGIX)
LICENSEUSERID=admlog (Código do usuário padrão. Deve ser igual ao informado no .ini do LOGIX)
[ONSTART]
Jobs=4GLJOB1
[4GLJOB1]
Environment=Logix1002tORA34
Main=jobTotvsColab (Deve ser utilizado sempre a denominação ‘jobTotvsColab’)
No arquivo totvsprofile.pro, da pasta appserver_job, pode ser parametrizado a geração do debug.
Para ativar o debug o parâmetro logix.debug deve estar preenchido com 1. (logix.debug = 1).
A geração do debug pode ser ativada por thread (recomendado). Neste caso, apenas as threads que estiverem com o valor igual a 1 irão gerar o debug.
Ao mudar o parâmetro não há necessidade de reiniciar o JOB.
logix.debug = 1 (1- indica que o modo debug está ativo, 0 - indica que não está ativo o debug)
logix.source.obf90001.debug = 0 (1-ativa o debug da thread da NF-e/CC-e/Cancelamento/Inutilização)
logix.source.obf90002.debug = 0 (1-ativa o debug da thread da MDF-e)
logix.source.obf90003.debug = 0 (1-ativa o debug da thread da MD-e)
logix.source.obf90004.debug = 0 (1-ativa o debug da thread da Consulta da Chave de Acesso)
logix.source.sup13429.debug = 0 (1-ativa o debug da thread do Recebimento e EDI Mercantil)
logix.source.obf90006.debug = 0 (1-ativa o debug da thread da NFS-e)
logix.source.tms90001.debug = 0 (1-ativa o debug da thread do CT-e)
logix.source.obf90010.debug = 0 (1-ativa o debug do JOB de processamento manual)
logix.source.obf90000.debug = 0 (1-ativa o debug do JOB principal)
LOG1120 – Caminhos de Relatórios por Usuário
No LOG1120 devem ser informados :
- diretório onde o Client NeoGrid está instalado;
Informar o caminho completo até a pasta anterior as pastas OUT/IN onde o Client está instalado.
No campo Sistema do Programa informar a literal “TCI” (TOTVS Colaboração Integração). - diretório onde os arquivos com erro serão movidos.
Informar um diretório onde deverão ser movidos os arquivos da pasta IN que não forem processados (arquivo corrompido, documento não encontrado na base de dados etc).
No campo Sistema do Programa deve ser informada a literal “TCE” (TOTVS Colaboração Erros).
Importante:
Utilizar a empresa padrão informada no TotvsAppServer.ini do JOB, no parâmetro LICENSECOMPANYID e o usuário padrão informando no parâmetro LICENSEUSERID, ambos no grupo [logixscheduler].


VDP10076 – Configuração Documentos Eletrônicos
- Na tela de Configuração Inicial do VDP10076 é necessário assinalar a campo Utilizar TOTVS Colaboração e também no campo Versão TOTVS Colaboração selecionar a opção “2.00”.
- Na tela do TOTVS Colaboração é necessário os produtos do TOTVS Colaboração que estão sendo utilizados.
Importante: Selecoine somente os produtos que realmente serão utilizados para otimizar o funcionamento do JOB de integração do TOTVS Colaboração.
Quando a empresa utilizar somente a solução TOTVS Colaboração 2.00 não há necessidade de configuração da tela Certificado Digital e Configuração e-mail.