Como fazer
Recebimento iniciado pelo ERP
O processo se inicia quando o fornecedor envia o XML da NF-e para o seu cliente, que por sua vez, para utilização da recepção de NF-e deve salvar esse XML em um diretório qualquer para posteriormente ser enviado para validação. Quando o XML é enviado diretamente do fornecedor para o cliente é necessário que este seja validado (para garantir a integridade do arquivo e também sua situação na SEFAZ), a Neogrid é quem faz essa validação.
Para o envio de XMLs de NF-e para que sejam validadas, o programa a ser utilizado é o “RE0517 – Importação de NF-e por diretório”, onde é informado o diretório da onde devem ser lidos os XMLs a serem enviados para validação. Caso necessário o programa pode ser configurado para execução em RPW. Neste processo os XMLs são copiados para a pasta “OUT” do Client Neogrid, que por sua vez envia para o WEB EDI Neogrid. Os XMLs importados por meio do RE0517 aparecem no Monitor do Conversor de NF-e (RE0708) com a situação “Em validação” e não poderão ser atualizados para o recebimento enquanto estiverem nesta situação. Caso alguma nota que está sendo importada possua CNPJ destino inválido (inexistente no ERP), não serão importadas para o conversor, ou seja, não aparecerão no conversor como “Em validação” e nem serão enviadas à Neogrid. Para este caso é apresentada uma mensagem no log indicando que o CNPJ destino é inexistente e o XML é movido para um subdiretório chamado “destino_inexistente”. Os demais XMLs que foram enviados para validação são movidos para um subdiretório chamado “lidos”.
Após os XMLs terem sido enviados pelo Client a Neogrid realiza a validação de integridade do arquivo, ela envia uma solicitação de consulta para a SEFAZ, que realiza a consulta e disponibiliza o resultado para a Neogrid. A Neogrid por sua vez, disponibiliza o XML validado para que o Client possa buscá-lo e salvar no diretório “IN”, possibilitando a leitura por parte do ERP.
É necessário que o ERP fique frequentemente verificando se existem notas a serem buscadas do diretório de recepção de documentos. Para este processo, existe o programa “RE0522 – Importação NF-e/CT-e/NFS-e TOTVS Colaboração” que pode ser programado para executar em RPW, para que de tempos em tempos verifique se há NF-es para serem efetivadas no ERP.
Quando um documento é disponibilizado no diretório de recepção e é executado o RE0522, será seguido o seguinte fluxo:
- Caso a nota exista no Conversor com o status “Em validação”, ou seja, foi enviada a partir do ERP (RE0517), então é executado o processo para enviar o documento “automaticamente” para o recebimento (se estiver parametrizado para isso). É atualizada a situação do documento para “Erro de negócio”, se não foi processada com sucesso e “Digitada Recebimento” caso tenha sido processado com sucesso.
- Caso a nota não exista no conversor, ou seja, veio diretamente pela Neogrid, então é executado o processo para criar o documento no conversor e processar “automaticamente” para o recebimento (se estiver parametrizado para isso). É atualizada a situação do documento para “Erro de negócio”, se não foi processada com sucesso e “Digitada Recebimento” caso tenha sido processado com sucesso.
Quando o documento que está sendo recebido da Neogrid possui informações de rejeição (Documento rejeitado) então é criado um erro no log “52119 – Documento <chave do documento> rejeitado pela Neogrid”, e eliminado do monitor para que não fique “poluindo” a visualização, e se preciso pode ser enviado novamente para validação.
Os documentos com erro ou processados com sucesso no recebimento, podem ser consultados através do “RE0708 – Monitor do Conversor de NF-e”, neste monitor é possível consultar a situação notas, corrigir possíveis erros e reprocessar as notas caso necessário.
Recebimento iniciado pelo Neogrid
O fluxo onde o recebimento da NF-e é iniciado pelo Neogrid é praticamente igual ao anterior, exceto pelo fato de que a NF-e é enviada diretamente para a Neogrid ao invés de para o cliente, suprimindo o processo de importação por diretório (RE0517).