Processo de Integração – Gestão de Pedidos com Cotação
No fluxo de gestão de pedidos com cotações, o processo de cotações das ordens de compra e escolha do fornecedor vencedor é realizado no portal de compras da Paradigma.
Detalhamento do fluxo:
1. O requisitante gera uma solicitação de compra no ERP.
Todo o processo de criação de requisição ou geração de ordens de compra serão feitos no ERP, sem nenhuma integração com o portal de compras.
2. Aprovador aprova solicitação no ERP.
A solicitação passa pela estratégia atual de aprovação interna no ERP (caso exista) e, uma vez aprovado, é enviada para o comprador fazer o tratamento necessário.
3. Comprador Gera Ordem de Compra.
O comprador analisa as solicitações em aberto, agrupa por item se necessário e gera a ordem de compra.
4. Comprador seleciona as ordens de compra para tratamento no portal.
O comprador seleciona as ordens de compra que deseja trabalhar através do portal de Compras e as envia, através da rotina “Envio de Ordens para o portal” (CC0324), que permite ao comprador selecionar as ordens que deseja enviar para o portal de compras.
Nota:
Podem ser enviadas ordens de compra que tenham sido originadas de requisições ou que foram criadas por outras rotinas no ERP.
Para que a ordem de compra possa ser enviada ao portal ela deve estar como “Não Confirmada”, não deve pertencer a um pacote de compra e não deve pertencer a um contrato. A ordem não precisa ter um comprador definido para ser enviado, ele poderá ser definido no portal. As parcelas da ordem de compra não devem ter datas de entrega menores que a data atual, caso contrário também não podem ser enviadas.
Nota:
Para ordens de compra que possuam mais de uma entrega (parcela), a cada entrega da ordem será criada uma requisição diferenciada na Paradigma (sendo que essas requisições sempre deverão ser tratadas em conjunto na Paradigma).
5. Dados da requisição no ERP.
O ERP gera um documento de integração (Dados da Requisição no ERP) – Transação “PurchaseOrderLine” no EAI.
Nota:
Após uma ordem de compra ter sido enviada ao portal, ela ficará congelada, sendo que neste caso não será permitida a eliminaç ão da ordem de compra. A eliminação, ou no caso cancelamento, somente poderá ser feito através da Paradigma. Os dados alterados da ordem de compra após ela ter sido enviada para a Paradigma são reenviados para que seja mantida a consistência entre os do is sistemas.
6. Retorno do processamento da requisição no Portal.
A plataforma do portal faz o processamento da mensagem de integração (Dados da Requisição no ERP). (Transação “RequisitionOrderConfirm” e “ReturnIntegrationErrors” no EAI).
O retorno é efetivado no ERP, que atualiza se a requisição foi integrada com sucesso ou se ocorreram erros na integração. Os erros são listados através do EAI para o usuário possa consultá-los, corrigir e reenviar a ordem de compra.
Nota:
1. Consultar a situação na ordem de compra na consulta de ordens de compra (CC0505).
2. Não é necessário armazenar nenhum número de referência da Paradigma, pois o número da requisição no Portal será o mesmo do ERP. Neste caso o usuário tem a rastreabilidade das informações.
3. Caso tenha ocorrido erro na efetivação de alguma parcela na Paradigma, a ordem deverá ser marcada com erro, para que a situação seja corrigida e a ordem reenviada.
7. Comprador cria e envia cotação a partir da requisição.
Com a requisição salva no Portal de Compras, o comprador acessa a lista de requisições, podendo criar um processo de Tomada de Preço (Solicitação de Cotação). Neste processo temos:
a. O comprador seleciona as requisições que farão parte da cotação;
b. São definidos os fornecedores da cotação (conforme relacionamento Produto x Empresa (fornecedor));
c. O comprador envia a solicitação de cotação através do Portal de Compras para os fornecedores selecionados.
Nota:
1 - Como para a Paradigma cada entrega de uma requisição (ordem de compra) é uma requisição independente, o comprador ao inserir uma requisição (entrega) em um processo de cotação, deverá inserir todas as outras requisições (entregas) que são referentes a mesma ordem de compra no ERP no mesmo processo de cotação.
2 - Por conceito do portal, para que o fornecedor esteja disponível para relacionamento na cotação é pré-requisito que tenha sido cadastrado o relacionamento do item x fornecedor.
8. Fornecedores respondem a cotação.
Os fornecedores respondem ao processo de cotação via Portal de Compras. Diferenças de conceito:
a. No EMS a cotação deve ser feita sempre com na unidade de medida do fornecedor, já no portal não há a opção para que o fornecedor escolha uma unidade de medida ou possa responder na sua unidade de medida. Ou seja, o fornecedor sempre terá que responder a cotação na unidade de medida interna do item;
b. Como não existe controle com relação à utilização da unidade de medida do fornecedor, a quantidade a ser apresentada para o fornecedor no portal será sempre a quantidade interna e não a quantidade do fornecedor;
c. O Portal possui o conceito de que o fornecedor informa o preço bruto da mercadoria, e o sistema calcula internamente o preço líquido. (Para que o preço líquido entre os dois sistemas esteja equalizado, devem ser seguidas as regras para configuração de preço líquido já apresentadas anteriormente);
d. Como a Paradigma controla o preço do fornecedor com 4 decimais e o ERP com 5, poderão haver pequenas diferenças entre os preços calculados entre os dois sistemas;
e. Ao gerar a cotação a Paradigma possui alguns “agrupadores” de itens, sendo que várias ordens de compra podem gerar um item na Cotação da Paradigma com a soma das quantidades. Neste caso o item possui várias entregas que serão as requisições (ordens de compra);
f. Não será permitido ao fornecedor informar uma condição específica de pagamento que não esteja cadastrada no sistema.
9. Comprador Encerra o item de cotação.
O comprador analisa as respostas dos fornecedores, seleciona a cotação vencedora e encerra o item de cotação, neste momento será enviado um documento de integração para o ERP (Dados das Respostas da Cotação – Transação “ProcessQuotations”) com todas as respostas dos fornecedores juntamente com a cotação vencedora.
A Paradigma não deve permitir que mais uma proposta seja selecionada como vencedora, ou seja, para cada requisição d a cotação, pode haver apenas uma proposta (fornecedor) como vencedor.
A alteração da cotação e cancelamento na Paradigma somente é permitida antes do encerramento da cotação. Após a cotação ter sido encerrada e enviada ao ERP, somente o ERP poderá reabri-la em função de algumas situações detalhadas posteriormente.
10. Dados da resposta da cotação.
Após o encerramento do item de cotação na Paradigma, ele fica disponível para ser buscado e efetivado pelo ERP. Uma vez que a cotação tenha sido retornada para o ERP, somente poderá ser disponibilizada novamente pela Paradigma caso o item tenha sido reaberto e encerrado novamente pelo comprador. No caso, quando ocorrem esses encerramentos em função de reabertura de itens, somente os itens de cotação que foram reabertos serão retornados para o ERP na nova busca.
Sobre a estrutura do processo de cotação na Paradigma:
- Uma cotação pode conter diversos itens, ou seja, diversas ordens de compra;
- Uma cotação pode conter diversas respostas de fornecedores;
- Uma cotação pode conter diversas respostas do mesmo fornecedor para a mesma ordem de compra.
- Uma solicitação de cotação (cotação do item do ERP) pode ser enviada ao fornecedor e ele declinar ou não responder, neste caso essas cotações não são retornadas ao ERP;
- Propostas aceitas e desclassificadas pelos compradores são retornadas ao ERP, porém somente serão gravadas as cotações aceitas e que não foram desclassificadas.
Em função dessa estrutura, e de que o Pedido de compra na Paradigma somente pode ser referente a uma co tação, ao chegar uma cotação da Paradigma, será gerado um Processo de Compras, que agrupará as ordens de compra conforme o que foi feito na Paradigma. Após a criação do processo, são efetivadas as cotações, sendo que uma cotação da Paradigma, quando efetiv ada no ERP pode gerar diversas cotações (respostas de fornecedores).
Para que o usuário possa manter a rastreabilidade entre o processo de cotação da Paradigma e o processo de compra do ERP, a descrição do processo de compras criado no ERP será sempre o Código do processo da Paradigma (sendo que este não poderá se repetir para diferentes processos na Paradigma). O processo de compra também fica como integrado com a Paradigma, consultar na função Consulta Processo (OC0401).
Em função do portal não permitir alteração na unidade de medida para que o fornecedor responda a cotação e o EMS exige que a cotação seja realizada na unidade de medida do fornecedor, ao receber uma cotação, a unidade de medida e preço são convertido s conforme a unidade de medida e fator de conversão do relacionamento Item X Fornecedor.
Para manter a rastreabilidade entre os sistemas será armazenado no ERP além dos códigos internos de controle da Paradigma o “Código do processo”, através do qual o usuário consegue identificar a cotação na Paradigma.
Nota:
Consultar na função Consulta Cotações (CC0506).
Como o ERP não possui controle de cotação por parcela da ordem de compra, ao gravar as informações de uma cotação aprovada na Paradigma, não será considerado o prazo de entrega da cotação para recalcular as novas datas de entrega, serão assumidas as datas informadas pelo fornecedor na Paradigma.
O Portal permite que o fornecedor informe preço proposto igual a R$ 0,00, caso isso ocorra o ERP irá bloquear a cotação para ajuste. Caso ocorram erros na efetivação da cotação vencedora no ERP, será enviada uma mensagem para reabertura de item de cotação na Paradigma, para que possa ser corrigido o problema e a cotação reenviada ao ERP.
11. Aprovador aprova ou recusa processo de compra.
O processo de compra passa pela estratégia atual de aprovação interna no ERP (caso exista) e, uma vez aprovado, o comprador pode fazer a geração do pedido.
12. Reabertura de item de cotação na Paradigma.
Caso ocorram erros na efetivação da cotação vencedora vinda do Portal ou o processo seja reprovado no fluxo de aprovação do ERP, é enviada uma mensagem para a Paradigma, contendo os dados para a reabertura do item da cotação.
Nestes casos será feita a reabertura do item da cotação na Paradigma, pode-se realizar a correção do que gerou o problema, encerrar a cotação novamente e ela será efetivada no ERP.
Como o controle será por item de cotações, caso o comprador deseje gerar o pedido dos itens que foram efetivados com sucesso, isso será possível. E neste caso ele poderá realizar a correção do item da cotação que deu problema posteriormente e gerar um pedido separadamente.
13. Comprador gera pedido de compra no ERP.
Com base nas respostas vencedoras o comprador gera o pedido de compra no ERP. Neste caso o comprador terá que criar o pedido sempre se baseando no processo de compras que foi gerado para a cotação.
Nota:
Essa regra do processo de compra foi criada para atender a estrutura da Paradigma, que não permite que um pedido de compra tenha ordens de compra (requisições) referente a processos de Cotação distintos.
14. Pedido passa pela aprovação interna do ERP.
O pedido passa pela estratégia atual de aprovação interna no ERP (caso exista) e, uma vez aprovado, fica disponível para o comprador fazer o envio para o portal.
15. Comprador seleciona pedidos para tratamento no portal.
Comprador seleciona os pedidos e envia para o portal de compras, por intermédio da interface para envio de pedidos (CC0329). Para que o pedido possa ser enviado ao portal ele deve estar “Aprovado”, “Impresso" e não deve possuir uma condição de pagamento específica. Diferenças de conceito:
a. O portal não possui suporte a informação de condições específicas de pagamento, portando sempre será necessário informar uma condição de pagamento que não seja a “0 – Condição especial de pagamento”.
b. Os pedidos neste caso serão enviados sempre como Normais.
16. Dados do pedido no ERP.
É enviada uma mensagem de integração (Dados do Pedido no ERP) para criação do pedido no portal (Transação “PurchaseOrder” no EAI). O número do pedido do portal deverá ser o mesmo que o ERP para permitir a rastreabilidade entre os sistemas.
Neste momento do envio do pedido, é recalculado o valor líquido do pedido, pois podem ter ocorrido mudanças, e enviado o novo valor para a Paradigma, que assumirá o novo valor do pedido.
17. Retorno do processamento dos pedidos no Portal.
A plataforma do portal faz o processamento da mensagem de integração (Dados do Pedido no ERP ). Se ocorrer um erro no processamento, é devolvida uma mensagem contendo o código do erro e sua descrição, neste caso o pedido é marcado “Com Erro”. Se for integrado com sucesso o pedido é marcado como “Integrado”. (Transação “RequisitionOrderConfirm” e “ReturnIntegrationErrors” no EAI).
Nota:
Consultar situação do pedido na Função Consulta de Pedidos (CC0509).
18. Fornecedor realiza Aceita/Recusa do pedido.
O fornecedor realiza o aceite/recusa do pedido no portal.
19. Dados do aceite do pedido no Portal.
O ERP busca essa informação de aceite/recusa e atualiza esse dado no ERP.
Nota:
1. Caso o pedido esteja recusado pelo fornecedor, o recebimento não será permitido.
2. Consultar situação do pedido (aceite/recusa) no Função Consulta de Pedidos (CC0509).