Escopo
Objetivo
Foram realizadas integrações dos cadastros de Produtos, Fornecedores, Clientes, Locais de Entrega e Código Único, gerados pelo módulo SIGATMS (Transportation Management System) da linha Microsiga Protheus® com o Datasul®.
O Microsiga Protheus® usa como ferramenta de Integração o EAI Protheus® (Enterprise Application Integrator), o EAI por sua vez, tem a responsabilidade de trafegar mensagens de XML entre o Microsiga Protheus® e o Datasul®, além de fazer o controle de filas das mensagens a serem integradas.
Para os cadastros de Fornecedores (MATA020) e Clientes (MATA030), o sistema controlará de forma única e sequencial a numeração integrando com a rotina de Código Único disponibilizada pela Integração do Datasul® via Mensagem Padronizada – EAI Protheus® (Enterprise Application Integrator), e permitirá que os sistemas utilizem o mesmo código para consulta e alteração desde que pertença a mesma pessoa física ou jurídica.
É necessário que o Adapter EAI esteja configurado, indicando o(s) cadastro(s) que integrará com a outra marca.
O sistema tratará os cadastros com um Código Único para os registros integrados, onde terá um código informado pelo Datasul®, para ser atualizado também no registro de origem, permitindo assim, que pelo mesmo código possa ser consultado o registro tanto na origem como no destino.
Código Único
O que é Código Único ?É um controle de numeração automático que é disponibilizado e controlado pelo Datasul®. Ele permite que os cadastros sejam integrados com o mesmo código em todos os sistemas que estão integrados, desde que pertença a mesma pessoa física ou jurídica, garantindo assim, que a consulta de um cadastro especifico seja realizado em qualquer um dos sistemas integrados pelo mesmo código de pesquisa. Para mais detalhes, consulte a FAQ: http://tdn.totvs.com/x/Z-ZeE |
Como funciona?
Ao realizar um cadastro de Cliente ou Fornecedor e após preencher os campos CNPJ/CPF (A1_CGC) e Inscrição Estadual (A1_INSCR), será disparada a integração pela rotina de Código Único (MATA020B), que solicita o código único para o Datasul® (responsável pelo controle e distribuição do código). A rotina de integração do Microsiga Protheus® recebe o próximo código disponível e verifica qual rotina de cadastro fez a solicitação de uso do código e vincula o valor ao respectivo campo que representa o código de cadastro podendo ser A1_COD ou A2_COD. Ao confirmar o cadastro, após o preenchimento dos principais campos é realizada uma segunda integração que envia para o Datasul®, o código único fornecido na primeira integração e completa com a inscrição federal (CPF ou CNPJ) e a inscrição estadual. |
Momentos da Integração utilizando o código Único:
A integração acontece em 2 estágios:
- Ao preencher os campos referente ao CPF/CNPJ e Inscrição Estadual, estando esses campos validos e preenchidos, é disparada a integração via EAI solicitando o próximo código disponível. Na integração realizada neste momento é enviado para o Datasul®, apenas as informações dos campos CPF/CNPJ e Inscrição Estadual.
- Na confirmação do cadastro é disparada outra integração via EAI informando o código único que o Datasul® disponibilizou. Neste momento é informado o CNPJ/CPF e a Inscrição Estadual para atualizar o controle de numeração pelo Datasul®.
Validações na manipulação dos registros
- Ao Incluir, Alterar ou Excluir um registro, o sistema verificará se existe o Adapter EAI cadastrado para o determinado cadastro, verificando as seguintes situações:
- INCLUIR: Verificar se o registro já existe no destino, caso SIM, atualizar as informações de acordo com a origem, caso NÃO, incluir no destino e atualizar a origem com o código de numeração única disponibilizado pelo destino.
- ALTERAR: Verificar se o registro já existe no destino, caso SIM, atualizar as informações de acordo com a origem, caso NÃO, incluir no destino e atualizar a origem com o código de numeração única disponibilizado pelo destino.
- EXCLUIR: Verificar se existe algum processo e/ou cadastro em que o registro esteja atrelado, tanto na origem, como no destino, caso SIM, notificar por meio de mensagem e não permitir a exclusão, caso NÃO, excluir na origem e no destino.