Apontamento Tanque - SF7120

Visão Geral do Programa

Tem como objetivo efetuar o controle de produção e apontamentos por meio de medições de nível de material (tanque), permitindo o registro dessas medições para cálculo e reporte automático de quantidades produzidas e/ou transferidas. A medição poderá ser efetuada diretamente para um tanque, contanto que este seja do tipo Ambos. 

Apontamento Tanque

Objetivo da tela:

Esta tela é apresentada ao selecionar a função Apontamento Tanque.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Detalhar - Medições

Quando acionado, permite consultar os movimentos considerados no cálculo do saldo produzido.

São listados todos os movimentos para os tipos indicados que foram realizados para saldo estoque de processo, desde a data de hora da última leitura até a data e hora do apontamento de leitura.

Nova Medição (Produção)

Quando acionado, permite reportar produção, que identifica a leitura dos tanques, e caso contenha uma quantidade superior a leitura anterior, é representada uma produção de material realizando um apontamento nas ordens de produção ativas para o item selecionado.

Nova Medição (Consumo)

Quando acionado, permite reportar consumo, onde é realizada a leitura dos tanques e como resultado deve ser representado um valor negativo, ou seja, possuirá menos material que o previsto no tanque, indicando desta forma um consumo de material desses tanques.

O valor calculado é distribuído entre ordens de produção que estejam com saldo pendente de requisição de material. Após a seleção são realizados os movimentos de requisição de material contra essas ordens.

Para cálculo da quantidade consumida são considerados os mesmos movimentos parametrizados na interface de ativação do apontamento por medição.

Estorno/Devolução

Quando acionado, apresenta a tela Estorno/Devolução Medição (SF7120A), que exibe os movimentos efetuados na medição, para visualização antes da confirmação.
Calcular

Quando acionado, realiza a leitura do tanque com base do nível atual informado contra o nível anterior apontado, realizando o cálculo a partir de sua fórmula criada na Função Cadastro de Modelo do Tanque (SF7010).

 

Nota:

O botão “Calcular” atualiza a coluna “Quant. Produção”.

Parâmetros

Quando acionado, apresenta detalhadamente os movimentos considerados no cálculo da quantidade produzida.
Confirmar

Quando acionado, efetua a confirmação do apontamento tanque, onde são observadas as operações selecionadas com “Reportado” maior que Zero, para efetivar a movimentação.

 

Nota:

Quando o parâmetro “Usa padrão em operações não reportadas” no SF0101 não estiver ativo, é necessário que as operações anteriores estejam reportadas em quantidade suficiente para o reporte da última operação.

 

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Área de Produção

Exibe a área de produção que lista todos os tanques pertencentes a essa área.

Data

Exibe a data do apontamento que está sendo realizado.

Hora

Exibe a hora do apontamento que está sendo realizado.

Localizar Item

Selecionar o item do apontamento de tanque por meio do botão “Fazer Leitura”. São apresentados todos os itens que possuam alguma operação, dentro da área de produção e que possuam tanque.

Centro de Trabalho

Exibe o centro de trabalho selecionado. Caso não seja informado um centro de trabalho, são listados somente os splits que possuem grupos de máquinas relacionados com apenas um centro de trabalho.

Gera Roteiro

Quando assinalado, armazena na ficha gerada a quantidade total do Tanque, e não apenas a quantidade produzida.

Sem a indicação de “Gera Roteiro” o reporte apenas transfere o material para o depósito de CQ, sem efetuar a criação de roteiro de inspeção.

Caso já exista roteiro de inspeção criado com a situação “Em Análise”, é bloqueada a medição do agrupamento/tanque em questão. Caso existam roteiros “Pendentes”, esses são alterados para compor o novo saldo que está sendo incluído no CQ, ou seja, a quantidade é somada nesse roteiro de inspeção.

 

Nota:

Materiais ficam depositados em CQ até que sejam liberados por um roteiro de inspeção. Para evitar a criação de vários roteiros de inspeção durante a fase de produção do material para um tanque, os materiais apenas geram roteiro ao transferir o material para CQ por indicação desse parâmetro.

 

Apontamento de Consumo – Parâmetro – SF7120C

Objetivo da tela:

É apresentada ao acionar o botão Parâmetros, localizado na tela Apontamento Tanque. Nessa tela é possível pesquisar todas as ordens de produção com tipo de reporte por item para seleção de quais ordens terão os reportes direcionados.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Distribuição de Ordens

Selecionar a opção que determina a distribuição da quantidade produzida entre as ordens. As opções disponíveis são:

  • Distribuir por ordens selecionadas (Divisão simples): Quando selecionado, divide a quantidade produzida entre as ordens selecionadas, não considerando a quantidade restante de reporte nas ordens, ou seja, permite gerar reportes que ultrapassem a quantidade planejada da ordem de produção.

  • Distribuir por ordens selecionadas (Máxima quantidade): Quando selecionado, divide a quantidade produzida entre as ordens selecionadas, mas não ultrapassa o saldo restante de produção das ordens. Nessa situação o saldo é rateado entre as ordens restantes.

  • Distribuir por ordens mais antigas: Quando selecionado, direciona a quantidade de reporte para ordens que possuam datas de início mais antigas, a distribuição ocorre até a quantidade máxima planejada na ordem.


Pré-Requisito: 

Apontamento Agrupamento - SF7110

 

Conteúdos Relacionados:



#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))