Produto: | Datasul |
Ocorrência: | IN86 |
Passo a passo: | 1 - PROCEDIMENTOS GERAIS Ver documentos anexos. 2 - DETALHES DE COMO É GERADO O HISTÓRICO DA IN86 REFERENTE AOS DIÁRIOS AUXILIARES: Estoque: MCE / Transação / Data movimento / Seqüência (essa se seqüência pode ser de requisição ou de nota) / Item / Código do documento / Nome Emitente Faturamento: Movto ref docto
Contas a Receber (EMS5): Transação Abreviada / Estabelecimento / Nome Abreviado Cliente / NR. / Espécie de Documento do título / Série do título / Numero do documento / Parcela
Caixa e Bancos(EMS5): Na tela do programa do diário tem um campo: ‘Imprime Histórico original’. Se este parâmetro está marcado e o histórico do movimento estiver preenchido, então o sistema manda para a IN86 o histórico original do movimento, caso contrário, o sistema monta um histórico: 'Movto CMG em ' / DATA DO MOVIMENTO / ENT OU SAI(dependendo do movimento) "/Cta Corren:" CONTA CORRENTE "/Seq:" SEQUENCIA DO MOVIMENTO.
Contas a Pagar (EMS5): Utiliza o histórico do movimento, caso não exista histórico para o movimento monta um: Transação / Nome fornecedor / Dados do título.
3 - DETALHES SOBRE ALGUMAS DÚVIDAS DO PROCESSO DE GERAÇÃO DA IN86 - Preciso Gerar a IN86 e minha contabilidade no EMS5 e demais módulos no EMS2, como fazer?
R – Os dados serão gerados através programa do EMS5 (PRGINT/UFN/UFN712AA.r). Os diários auxiliares dos módulos serão executados conforme o ambiente em que são usados (EMS2 ou EMS5).
- Preciso Gerar a IN86 e minha contabilidade no EMS2, como fazer?
R – Os dados serão gerados através programa do EMS2(CDP/CD4406.r). Os diários auxiliares serão executados pelos programas de cada módulo.
- Preciso gerar a IN86 de 1998 a 2007, mas 1998 a 2000 minha contábilidade era EMS2 e a partir de 2000 no EMS5.
R – Gerar os processos separadamente. Fazer a geração do período da contabilidade do EMS2 (até o ano 2000). Fazer geração do período da contabilidade no EMS 5 (a partir de 2000).
- Como funciona a geração das movimentações do faturamento e estoque, para tratar com escrituração contabil Auxiliar, na geração da IN86?
R - Essa Geração é executada pelo programa cdp/cd4011.r, que tem a mesma funcionalidade dos diários do Financeiro, mas extraindo dados do Faturamento e Estoque. Os dados gerados serão utilizados pelos programas de exportação dos arquivos da IN86 na Controladoria e Finanças. No EMS5 (PRGINT/UFN/UFN712AA.r) ou no EMS2(CDP/CD4406.r).
- Onde posso me orientar sobre as informações (cada posição do arquivo) que são geradas no processo da IN86?
R – Essas posições geradas no arquivo de erro ao termino do validador, podem ser analisadas pelo layout da Geração da In86 disponibilizados no site da Receita (layout da IN86, no Ato Declaratório). No arquivo de saída da Normativa, também apresenta as informações.
- Como posso validar os valores gerados nos arquivos de movimentação dos módulos?
R - Durante a execução dos diários, os valores gerados no relatório são os mesmos gravados quando a opção de gerar dados para a fiscalização (para futura exportação dos dados). Outra forma de validação através o relatório Razão dos módulos no qual constam os movimentos gerados pelos módulos .
- Posso gerar dados somente de Escrituração GERAL ou teria que ser ambos?
R – Podem ser gerados separadamente (Geral ou Auxiliar) ou juntos com as duas opções marcadas.
- O sistema permite ao usuário informar no momento da geração da IN86, quais os diários auxiliares devem ser enviados para a receita?
R – Sim, os arquivos podem ser informados conforme necessidade do cliente.
- Caso seja necessário reprocessar algum Diário antigo para geração na IN 86, basta executar e retornar ao período que estavamos?
R – Não. Todos os dados com data igual e maior ao período do reprocesso serão eliminados. Desta forma, será necessário executar todos os Diários novamente, até o momento em que estavam. Ver PRÉ-REQUISITO para geração dos arquivos por ESCRITURAÇÃO AUXILIAR.
- A geração do arquivo do módulo do Patrimônio, Arquivo de Cadastro de Bens, deve ser feita sempre antes do encerramento do período deste módulo.?
R: Sim, para EMS 2 devem ser executados antes da execução do programa de fechamento do período. Ver PRÉ-REQUISITO para geração dos arquivos por ESCRITURAÇÃO AUXILIAR programa EMS2 - PTP/PT0914.r
- Erro <<Código conta totalizadora não informada>> ao validar o arquivo – no ems2?
R - Cadastrar estrutura para as respectivas contas via ctp/ct0110.r (opção menu Manutenção/Conta Contábil/Estrutura Conta. Cada conta deve estar relacionada a uma conta PAI (totalizadora). Detalhes do processo ver a FAQ 54607 – Como cadastrar estrutura de contas no EMS2.
- Ocorrência de diferença entre total de débito e total de crédito ao validar o arquivo:
Verificar se os arquivos da IN86 foram gerados com a informação de estabelecimento em branco (prgint\ufn\ufn712aa.r) para listar os dados de todos os estabelecimentos da empresa fechando a informação de débito e crédito. - Ocorrência da mensagem ao validar o arquivo:
Esse erro ocorre porque o arquivo de movimentos para o DIÁRIO GERAL, para o EMS2, está listando 20 posições no campo de Número de Lançamento. Foi feita essa alteração para que esse campo possa ser utilizado na identificação das referências dentro da contabilidade. Ao tentar validar o novo arquivo gerado, com o número de lançamento igual 12 posições ocorrerá o erro. Para não ocorrer o problema o cliente precisa alterar no layout do validador os campos: - Número de Lançamento tenha o tamanho de 20, e - o campo Histórico para iniciar na posição 143. Abaixo exemplo da tela do Validador SINCO, com os campos que devem ser alterados:
|
Observações: | |
#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))