Moeda Funcional no Estoque IN1515

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Estoque

Função:

Moeda Funcional no Estoque IN1515

Situação/Requisito:

Atender aos requisitos da lei 12.973 e IN1515 que exigem controles especiais quando a empresa possui moeda funcional diferente da moeda nacional. 

Solução/Implementação:

Com a entrada em vigor da lei 12.973 e IN1515, as empresas que utilizam moeda funcional diferente da moeda nacional precisam prestar informações na moeda nacional com e sem variação cambial. Essas informações são enviadas via ECD (Escrituração Contábil Digital) para a Receita Federal nos livros auxiliares de estoque, nos campos de valores e valores auxiliares.

Com isso, os valores devem ser controlados em:

  • Moeda Nacional: Real sem efeito de variação cambial e com critério de depreciação conforme legislação brasileira.
  • Moeda funcional (moeda que tem maior representatividade na atividade econômica da empresa): Valores na moeda funcional (diferente da moeda nacional) com critérios de depreciação diferenciado. Os valores nessa moeda não serão enviados para os livros fiscais, mas serão necessários para os demonstrativos contábeis, pois é a moeda principal da empresa.
  • Moeda IFRS: Valores em Reais sem efeitos de variação cambial, porém com critérios de depreciação.
  • Moeda Real Societário: Valores em Reais com efeitos de variação cambial (cotação do último dia do período) e também com critério de depreciação 

Controlar os valores significa dizer que devem ser mantidos históricos das transações, contabilizações rastreáveis e emissão dos livros fiscais obrigatórios.

Atualmente o sistema faz o controle na moeda principal e mais duas alternativas e com isso já atende 3 moedas, porém falta ainda o tratamento para a nova moeda chamada de Real Societário.

Para atender esse novo requisito, os valores serão armazenados nos movimentos de estoque com variação cambial e efeitos de depreciação do IRFS. Esses valores servirão de base para contabilizar e emitir os livros fiscais na nova moeda e também para manter histórico e rastreabilidade.

A moeda funcional deve conter os critérios de depreciação e será a base para obter o valor em Real Societário, sendo que na conversão entre essas moedas será aplicada a cotação do último dia do período em que ocorreu o movimento.

Tickets relacionados:

96747

Requisito:

MMAN-1507


#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))