Permitir Múltiplas Naturezas para Documento de Rateio

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Recebimento

Função:

Apropriação de Despesas de Frete sobre Compras - Nota de Rateio

Requisito 1:

Nesta liberação foram tratados 3 situações distintas:

A apropriação de custos de frete sobre compras se faz via documento de rateio, em que contém os mesmos itens que os documentos vinculados, com o valor de frete rateado proporcionalmente ao valor de cada mercadoria. Essas mercadorias podem ter diversas naturezas (CFOPs) e caracterizar diferentes impostos e tributação, mas o documento de rateio não permite informar mais do que uma natureza e calcula os impostos sem considerar as características fiscais das mercadorias transportadas.

Implementação 1:

Esta implementação permite que cada item do documento de rateio tenha uma Natureza de Operação distinta, para possibilitar o cálculo de alíquotas e tipo de tributação conforme a mercadoria transportada. Será necessário criar a operação "NFRat-ItemNatOf" no Configurador de Regras (CD0024) com as variáveis disponíveis.

Premissas:

  1. Marcar o parâmetro "Múltiplas Naturezas de Operação" na tela RE0103-Parâmetros do Recebimento.
  2. O cabeçalho do documento CTe deve ter uma natureza que defina o tipo "Nota de Rateio".
Requisito 2:Os custos de frete rateado para itens de controle total requisitados para manutenção entram no custo médio de cada um, e, posteriormente, irão compor o custo de todas as ordens do período, mesmo que o item comprado tenha sido usado integralmente para uma Ordem de Manutenção.
Implementação 2:O programa foi alterado para que os custos de frete rateado para itens de controle total requisitados para manutenção sejam considerados apenas na Ordem de Manutenção informada na NFe de compra vinculada, pois a mesma consumiu integralmente o item.
Requisito 3:Alguns tipos de itens transportados, como por exemplo, vasilhames retornáveis, pallets, entre outros, não devem receber apropriação de custo de frete pois os não serão consumidos no processo produtivo.

Implementação 3:

Foram criadas duas soluções para permitir desprezar o item na apropriação de custos de frete por meio do Configurador de Regras (CD0024), sendo:

a) Criar regra (operação NFRat-ItemConta) para direcionar o valor de frete dos itens para uma conta e centro de custo, representando uma apropriação de despesas OU

b) Criar uma regra (operação NFRat-ApropDesp) especifica para indicar que o item não deve ser considerado na base do rateio, e que todo o custo de frete seja rateado para os demais itens transportados.

  • Para mais detalhes destas implementações e variáveis a serem parametrizadas, acesse a Especificação do Requisito em: http://tdn.totvs.com/x/GJKFDg
  • Essas melhorias estão disponíveis para entrada de Documento de Rateio com origem no GFE, no TOTVS Colaboração (RE0708) e no RE1001.
 Requisito (ISSUE): MANMAT01-1202

 

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))