Árvore de páginas

Tipos de Objetos


Objetivo

Apresentar os tipos de objetos tratados pelo Screen Optimizer.

Descrição

A lista a seguir apresenta os tipos de objeto definidos na Base de Conhecimento e que, conseqüentemente, são tratados pelo produto Otimizador de telas.

Tipo Objeto

Nome Interno

EstadoTipo DadoAtributo ExtensãoVersãoVersão Atualização
BotaoButtonDinâmico
-Não11
BotaoButtonEstático-Não11
BrowseBrowse
Estático-Não11
Caixa Checagem
Toggle-box
DinâmicoLógicoSim11
Caixa ChecagemToggle-boxEstáticoLógicoNão11

Caixa Seleção

Combo-boxDinâmicoCaracter, data, decimal, inteiro, lógicoSim11
Caixa SeleçãoCombo-box EstáticoCaracter, data, decimal, inteiro, lógicoNão11
Campo

Fill-in

DinâmicoCaracter, data, decimal, inteiro, lógico Sim11
Campo

Fill-in

EstáticoCaracter, data, decimal, inteiro, lógico Não11
Coluna Browse

Browse-column

EstáticoCaracter, data, decimal, inteiro, lógico Não11
EditorEditorDinâmicoCaracterSim11
EditorEditorEstáticoCaracterNão11
FrameFrameEstático-Não11
Radio

Radio-set

DinâmicoCaracter, data, decimal, inteiro, lógicoSim11
Radio

Radio-set

EstáticoCaracter, data, decimal, inteiro, lógicoNão11
RetânguloRectangleDinâmico-Não11
RetânguloRectangleEstático-Não11
TextoTextDinâmico Caracter, data, decimal, inteiro, lógicoNão11
TextoTextEstáticoCaracter, data, decimal, inteiro, lógicoNão11

Tipo

Descrição

Imagem

Imagem do tipo de objeto correspondente

Tipo Objeto

Descrição de identificação de um tipo de objeto. Abaixo seguem alguns comentários quanto aos tipos de objetos tratados pelo Otimizador de Telas:

  • Botão: Tipos de objetos que disparam uma ação ou evento ao serem acionados. Podem ser identificados por um rótulo ou por uma imagem.
  • Browse: Um objeto do tipo “Browse” permite visualizar dados (colunas) e registros (linhas) de uma coleção de registros de uma tabela.
  • Caixa de Checagem: tipo de objeto utilizado para representar valores lógicos; quando assinalado, esse campo indica “Sim”, se estiver vazio indica “Não”.

Importante:

A caixa de checagem é gerada desmarcada.

  • Caixa de Seleção: tipo de objeto que contém uma lista de possíveis valores onde se deve selecionar um valor correspondente. Utilizado para indicar uma informação que contém um número finito de valores possíveis. Para o tipo de objeto dinâmico, é possível criar uma lista de valores, com valores correspondentes internamente. Esse tipo de objeto é usado quando o número de possíveis valores é muito grande, como por exemplo os dias da semana (Domingo, 1, Segunda-feira, 2, Terça-feira, 3, Quarta-feira, 4, Quinta-feira, 5, Sexta-feira, 6, Sábado, 7).

Importante:

A primeira opção da caixa de seleção é definida como valor inicial.

  • Campo: é um tipo de objeto que permite utilizar qualquer tipo de dado, de acordo com um formato previamente informado.
  • Coluna Browse: permite visualizar um dado de uma coleção de registros.
  • Editor: tipo de objeto utilizado para permitir a inserção e visualização de uma quantidade de dados (do tipo texto) considerável, quando a visualização da informação se tornaria precária se feita em um “campo”. Editores sempre são caracter e possuem o formato padrão de “x(2000)”.
  • Frame: é uma área de visualização de uma janela (ou programa). Cada programa pode possuir várias “Frames”. Pode-se considerar um frame como um agrupador de objetos.
  • Radio: tipo de objeto que contém um número de possíveis valores e onde se deve selecionar um valor correspondente. Utilizado para indicar uma informação que contém um número finito de valores possíveis. Para o tipo de objeto dinâmico, é possível criar uma lista de valores, com valores correspondentes internamente. Usado quando o número de possíveis valores é pequeno. Exemplo: tipo de execução (On-Line, 1, Batch, 2).

Importante:

A primeira opção do radio é definida como valor inicial.

  • Retângulo: é um tipo de objeto que pode ser utilizado para melhorar a estética visual de um programa. Pode ser utilizado para agrupar informações de um mesmo tipo ou espécie.
  • Texto: utilizado para identificar algum objeto, conjunto de objetos ou uma determinada área da tela. Pode-se criar textos dinâmicos para adicionar informação em um determinado programa.
Estado

Indica se o Otimizador de Telas trata tipos de objeto estático ou dinâmico.

  • Estáticos: Objetos estáticos são objetos que pertencem ao programa.
  • Dinâmicos: Objetos dinâmicos são os objetos criados pelo usuário. Dessa forma, os tipos de objetos Browse, Coluna Browse e Frame não podem ser criados pelo usuário. Pode-se otimizar apenas os objetos já existentes em um programa.

Tipo de Dado

Indica quais tipos de dados podem ser tratados para um determinado tipo de objeto. Para o Otimizador de Telas, objetos do tipo “Editor” tratarão apenas o tipo de dado “caracter”. Objetos do tipo “Caixa Checagem” tratarão apenas o tipo de dado “lógico”. Os tipos de objeto “Browse”, “Botão”, “Frame” e “Retângulo” não tratam tipos de dado. Os outros tipos de objeto (“Coluna Browse”, “Caixa Seleção”, “Campo”, “Radio” e “Texto”) tratam os tipos de dado “Caracter”, “Data”, “Decimal”, “Inteiro” e “Lógico”. Quanto aos tipos de dado, podem ser:

  • Caracter: Contém dados de qualquer tipo. Dados do tipo “caracter” incluem letras maiúsculas e minúsculas existentes no alfabeto (A-Z e a-z), dígitos (0-9), e caracteres especiais, como “$”, “&”, “#”, “%”, “-“, e “_”.
  • Data: Contém valores de datas de 1/1/32768 AC até 31/12/32767 DC, inclusive. As datas podem ser formatadas com o ano de dois dígitos, como 08/09/93, ou ano de quatro dígitos, como 08/09/1993. Datas de outro século requerem anos com quatro dígitos.
  • Decimal: contém números decimais de até 50 dígitos. Pode-se utilizar até 10 dígitos de precisão à direita (casas após a vírgula). É possível formatar o número de casas a serem consideradas a esquerda e a direita.
  • Inteiro: contém apenas números. Podem ser positivos ou negativos, e podem variar da quantia de -2,147,483,648 até 2,147,483,647, inclusive.
  • Lógico: Contém valores lógicos, como Sim/Não, Verdadeiro/Falso, Crédito/Débito. É possível formatar previamente os valores lógicos a serem utilizados.

Atributo Extensão

Indica, para os tipos de dados dinâmicos, se possuirão atributo de extensão para buscar e armazenar valores.

VersãoIndica a partir de qual versão da Base de Conhecimento o objeto foi criado.

Versão Atualização

Indica a partir de qual versão da Base de Conhecimento a definição de um objeto já existente foi alterada.