Procedimento para Utilização
Criação do Parámetro “Nomina Tucumán”:
O programa permite informar se o contribuinte encontra-se dentro da Nómina de Tucumán.
EMS206:
ARG0002 - Manutenção de Clientes

EMS506:
UFN011AA - Manutenção Cliente Financeiro

UFN003AA – Manutenção Fornecedor Financeiro

1) ARG0219 – Importación Consulta Agentes IIBB
O programa permite importar o aquivo "Padrón de Contribuyentes" obtido a partir do site www.rentastucuman.gob.ar.
No momento da importação, atualizar o Parâmetro “Convenio Multilateral” do contribuinte. Esta informação será necessária no momento do cálculo de impostos.
Importante: Para poder concretar a atualização do parâmetro, deverá existir a localização do Cliente/Fornecedor.
No EMS206, se o Nro. De CUIT não estiver registrado dentro do programa padrão o mesmo valor que na localização, o sistema não encontrará a localização e informará no relatório de saída do programa de importação.
2) ARG0218 – COEFICIENTES RG IIBB 116/2010
O programa permite importar o arquivo de "Coeficientes RG IIBB 116/2010” obtido do site www.rentastucuman.gob.ar.
Ao importar, atualizar o Parâmetro “Nomina Tucuman”, informar se o contribuinte encontra-se na situação “Excluído”, criando uma resolução especial com alíquota 0% para esse mês, também cria uma resolução especial com alíquota 17.5% no caso que o coeficiente obtido no arquivo de importação seja do 0%.
Para a criação das resoluções especiais, será necessário no caso das percepções, encontre-se parametrizado o imposto de Tucumán no programa LAR005AA – Vincula Impuesto de IIBB a Clientes.
Para o caso de fornecedores, o imposto de retenção deve se encontrar parametrizado dentro do programa UFN003AA – Manutenção Fornecedor Financeiro.
3) Atualização programas de cálculo de impostos.
Somente para o caso do estado de Tucumán, no cálculo de percepções e retenções se realizaram alterações nos cálculos de impostos:
- Se o contribuinte possui domicilio fiscal no estado de Tucumán, com ou sem Convenio Multilateral, não precisando ser sujeito de percepção/retenção do imposto de IIBB para Tucumán, o valor do imposto deve ser:
Monto Neto * Alíquota.
Observações: Mesmo se o emitente não é sujeito de percepção/retenção do imposto de IIBB em Tucumán, sempre que seu domicilio fiscal seja dentro do estado de Tucumán, deverá ter parametrizado o estado de Tucumán nos parâmetros de Clientes/Fornecedores, sem habilitar o check de “Perceber Renda Bruta” para que o sistema considere a alíquota a ser aplicada.
- Para contribuintes com domicilio fiscal fora do estado de Tucumán, com Convenio Multirateral, dentro da nómina:
Monto Neto * Coeficiente * Alíquota.
- Para contribuintes com domicilio fiscal fora de Tucumán, com Convenio Multilateral, dentro da nómina com Coeficiente zero no arquivo de importação “Coeficientes RG IIBB 116/2010”:
Monto Neto * 17.5/100.
- Contribuintes com domicilio fiscal fora do estado de Tucumán, com Convenio Multilateral, não incluídos na nómina y que a direção de entrega do bem seja dentro do estado de Tucumán:
Monto Neto * Alíquota.