Inicialmente são apresentadas algumas definições e nomenclaturas utilizadas para o desenvolvimento do EAI. É importante estar familiarizado com o padrão de mensagem única TOTVS e seus termos.
Embora estejam voltados para o modelo de desenvolvimento atual, também se aplicam, de certa forma, ao modelo anterior de desenvolvimento de adapters, onde apenas um fonte era gerado e manipulado pelo desenvolvedor.
Helper
Fontes 4GL que é um espelho dos campos contidos no arquivo schema XML (XSD), mas no formato 4GL.
Esse fonte contém as informações da mensagem (nome, tipo de entrega, versão etc.) e possui uma variável 4GL do com uma estrutura RECORD, espelhando o XML, e funções SET e GET para inserir ou extrair informações desta estrutura.
Este fonte não é escrito manualmente, mas é gerado por um programa gerador (EAI0032) que recebe a estrutura montada pelo comitê de integração e disponivel num arquivo de schema XML (extensão .XSD) que não pode ser modificado pelo programador.
Padrão de nomenclatura: EAIHelper<NomeAdapter>.4gl
Adapter
Fonte 4GL responsável por criar a estrutura de tratamento do envio e recebimento, ou seja, é por ele que será efetuado o SET ou GET do fonte Helper.
Para o envio de mensagens EAI, este fonte recebe parâmetros necessários para buscar informações complementares e alimenta a estrutura RECORD do fonte Helper.
Para recebimento de mensagens EAI, faz manutenção dos dados (inclusão, exclusão e modificação) pelo conteúdo recebido e também é responsável por chamar a função de envio de mensagem do fonte Helper ou pode ser chamado automaticamente pelo fonte Helper ao receber uma mensagem.
Padrão de nomenclatura: EAIAdapter<NomeAdapter>.4gl
Master
Fonte 4GL responsável por acionar as versões das transações dos Adapters ativos.
Existe um fonte 4GL Master para cada TOTVSMessage.
Padrão de nomenclatura: EAIMaster<NomeAdapter>.4gl
Programa
Fonte 4GL que detém as regras de negócios e por ele é chamada a função do fonte MASTER.
Sua única responsabilidade com o EAI é enviar as parametrizações para que o Adapter crie a estrutura da mensagem.
Mapper
Funções 4GL utilizadas pra enviar informações dos programas que detém as regras de negócio para os Adapters.
Na estrutura de envio da mensagem, os fontes ficam disponíveis no sentido conforme o diagrama:
Na estrutura de recebimento da mensagem, os fontes ficam disponíveis no sentido conforme o diagrama:
Para que o Engine do EAI reconheça os Adapters, Helpers e Masters, basta seguir as nomenclaturas propostas mais adiante – na parte de desenvolvimento – e compilar seus fontes no RPO Logix. Com isso, os fontes desenvolvidos estarão aptos para serem utilizados pelo EAI.
Contudo, a ativação da troca de mensagem passa pelo processo de configuração do programa EAI10000. Para mais informações, veja este link.