Consumo Material Consignado
A movimentação de estoque ocorrerá através da utilização do código de operação específico (parametrizado na função SUP7170) e quando da informação deste código de operação na movimentação de estoque no SUP0710 (Estoques - Movimentação – Diária):
- Será obrigatório informar o código do fornecedor, na coluna seguinte ao número do documento, quando então o sistema verificará se existe saldo deste Item/Fornecedor no controle de itens de terceiros, abatendo deste saldo a quantidade consumida porém ainda não faturada;
- Será criado automaticamente o relacionamento do consumo com a(s) nota(s) fiscais de remessa, gerando desta forma o compromisso prévio do saldo destas notas fiscais;
- Evita um estoque deficitário, pois o sistema automaticamente gera um movimento de entrada do material na mesma quantidade do consumo efetuado, com operação parametrizada como entrada (SUP7170). Em casos de empresas parametrizadas com custo médio diário, o sistema gera este movimento de entrada já com o custo do contrato de consignação, do contrário, estas entradas somente serão valorizadas pela execução do programa SUP1800 (Estoques – Valoriza Entradas Recebimento);
A Contabilização:
DÉBITO: "Centro de Custo Requisitante". A conta contábil será aquela lançada no SUP0710 para a requisição do material consignado.
CRÉDITO: "Estoque". Esta conta está cadastrada no SUP3220 (Cadastro e Tabelas – Cadastro Itens - Controles Suprimentos - Informações Fiscais). Se existir uma conta débito cadastrada no SUP7240 (Cadastro e Tabelas – Parâmetros – Operações – Contas Contábeis), relacionada com a operação de requisição de material consignado, esta prevalecerá.
- Entrada automática feita pelo sistema
DÉBITO: "Estoque". Esta conta está cadastrada no SUP3220
CRÉDITO: "Fornecedores Consignação - Aguardando Faturamento" (conta parametrizada no SUP7240 como crédito da operação de ajuste automático). Estes lançamentos são todos sem impostos.
Corte de Consignação
Em função das movimentações de consumo de materiais de terceiros (ver código de operação parametrizado no SUP7170), das informações do Contrato de Consignação no SUP0120 (Compras – Cadastro Preços) e do Tipo Despesa Faturamento de Consignação (SUP7170), o sistema fará automaticamente a autorização de faturamento (SUP7040), gerando as ordens de compra e os pedidos de compra. Está disponível o programa SUP7010, em que se consulta os consumos efetuados nos seguintes status:
- Em autorização;
- Autorizados;
- Para Faturamento.
Por este mesmo programa é acessada a tela de autorização de faturamento dos consumos, momento em que o sistema cria o(s) pedido(s). Dependendo da parametrização do SUP7170 (status de criação de pedido), os pedidos serão criados já aprovados ou não. Caso seja escolhido status "R" (Realizado), estes pedidos não necessitarão a validação do faturamento, já podendo ser faturados. Do contrário, para que os pedidos possam ser faturados, haverá necessidade de validação do faturamento, acessando esta opção pelo próprio SUP7010.