Page tree

Recursos - MAN0060

Visão Geral do Programa

A definição do nível de classificação de cada recurso será fundamental na visualização das capacidades de produção. Quanto maior o detalhe, maior será o número de informações a serem cadastradas nas tabelas associadas. Os recursos serão associados ao processo de fabricação dos itens através do atributo arranjo físico.

Exemplo:  

Código = [00100] [Injetora ] [Pc] [Equipamento ] 

Código = [MDO01] [Operador de Produção ] [Hm] [Mão-de-Obra ] 

Código = [DIS01] [Dispositivo do Ferramenta 4 ] [Pc] [Outros ] 

Cada equipamento da empresa não será necessariamente um recurso. Equipamentos iguais, com as mesmas características e capacidade, normalmente recebem o mesmo código de recurso.
A mesma situação acontece para mão de obra, não é necessário criar um código de recurso para cada operador da empresa, a não ser que exista uma função específica e que se queira identificar separadamente a sua capacidade ou seu custo.

Pode surgir a necessidade de criar recursos fictícios, que é uma forma de representar diferentes equipamentos com capacidades iguais ou diferentes, mas que sempre produzem o mesmo item.

Importante:

Essa rotina foi descontinuada na versão 12.1.18. O programa Recursos (MAN10078) substitui a rotina MAN0060 na versão 12.

Recursos

Objetivo da tela:

Cadastrar os recursos de mão de obra, equipamento e outros tipos disponíveis na empresa, com sua respectiva unidade de medida. Estes recursos serão associados aos centros de trabalho, arranjos físicos e equipamentos do sistema Manutenção Industrial.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Código

Código do recurso. Os recursos são identificados, como sendo tudo aquilo que agregue valor a um produto ou serviço, em sua criação, produção e expedição.

Os tipos de recursos são "Equipamento", "Mão de obra" e "Outros" meios utilizados no processo de fabricação (ferramentas, dispositivos, moldes, etc).

Exemplo:

INJ01 - GRUPO DE INJETORAS 60 TON.

INJ02 - INJETORA 140 TON. (Cativa do produto XPTO)

Cada equipamento poderá ser um recurso ou um recurso poderá representar um grupo de equipamentos. Equipamentos iguais, com a mesma capacidade produtiva e características, devem receber somente um código de recurso.

OPE01 - OPERADOR DE PRODUÇÃO

PRE01 - PREPARADOR DE MAQUINA

A mesma situação ocorre para mão de obra, normalmente os recursos de mão de obra, são cadastrados pelo cargo dos funcionários que atuam diretamente no processo produtivo. (operador de produção, ajudante, torneiro, etc.)

A quantidade de recursos será informada ao associar o recurso ao centro de trabalho.

Denominação

Denominação do recurso, informação que será utilizada em alguns relatórios de processo de fabricação e nas consultas do teste de capacidade.

Exemplo = OPERADOR DE PRODUÇÃO

PRENSA HIDRÁULICA

INJETORA 140 TON.

Unidade medida

Unidade de medida dos itens que o recurso produz (exemplo = PC) ou com a unidade de medida que represente o próprio recurso (exemplo = HM - HOMEM, PC - PECA).

Deve ser preenchido com um valor válido, tal valor deverá estar cadastrado na tabela de Unidade de Medida (UNIMED).

Até o momento esta informação é meramente ilustrativa para o sistema.

Tipo recurso

Selecionar o indicador do tipo de recurso.

Este atributo que irá identificar para o sistema se o código de recurso informado é um recurso de equipamento, mão-de-obra ou outros.

  1. Mão de obra;
  2. Equipamento;
  3. Outros.