Page tree

Aceite e Aprovação de Pedidos

Linha de Produto:

Logix

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Vendas

Função:

Inclusão e manutenção de pedidos VDP20000

Aprovação de pedidos VDP20021

Consistência de pedidos VDP20023

Consulta das aprovações do pedido VDP20022

Bloqueio de pedidos VDP20001

Impressão de pedidos – VDP20005

Cockpit de pedidos – VDP20018

Migração de pedidos para versão 12 VDP20020

Geração de ordem de montagem VDP1000/VDP8020

Programa para atualização de base VDP9987

Situação:

Alterar a rotina de pedidos da versão 12, para permitir o aceite de pedidos para entrar em carteira, e posteriormente aprovação para permitir a geração de romaneio/faturamento, para pedidos que tiverem inconsistências comerciais e/ou financeiras.

Atualmente o pedido em análise, quando aprovado, fica automaticamente com aceite, permitindo o faturamento mesmo que o cliente ainda possua inconsistências financeiras.

Solução:

A rotina de pedidos da versão 12 foi alterada para permitir que a empresa trabalhe com aceite para entrar em carteira e aprovação para geração de romaneio/faturamento.

No programa de inclusão e manutenção de pedidos, VDP20000, na tela principal foram ajustas as opções para os campos “Situação” e “Aceite”:

Situação:

  • E – Em análise
  • N – Em carteira, normal
  • B – Em carteira, bloqueado
  • F – Em carteira, aprovado financeiramente
  • C – Em carteira, aprovado comercialmente
  • A – Em carteira, com aprovação financeira e comercial
  • 9 – Cancelado

Aceite:

  • N – Normal
  • C – Comercial
  • F – Financeiro
  • A – Ambos

A inclusão de pedidos e aprovação de pedidos em análise passará a considerar o parâmetro “Pedido entrará em carteira com aprovação financeira?” (ies_libera_lote / LOG00086 > Processo Saídas > Pedidos > Aprovação e  bloqueio). Caso esteja ativado, ao efetuar a aprovação do pedido em análise, além de atualizar o aceite do pedido será também atualizada a situação do pedido, conforme as consistências aprovadas (comerciais e/ou financeiras).

Caso o parâmetro esteja desativado, o pedido será incluído em carteira somente com atualização do campo "Aceite". Desta forma, na geração de ordem de montagem e faturamento, caso o cliente ainda apresente inconsistências financeiras, não será permitido continuar o processo (conforme parametrização da empresa para consistir crédito do cliente na geração de OM e faturamento – parâmetro “tipo_consist_cred_geracao_om” / LOG00086 > Processo Saídas > Logística de Distribuição > Geração de ordem de montagem).

Para estes casos, serão geradas novas inconsistências para o pedido em carteira, que deverão ser aprovadas da mesma forma que o pedido em análise, pelo VDP20021. Após aprovação de inconsistências do pedido em carteira, a situação do mesmos será atualizada, conforme as consistências aprovadas (comerciais e/ou financeiras).

A rotina de aprovação de pedidos, VDP20021, também foi alterada para verificar o parâmetro “Pedido com problema de crédito entra em carteira com status bloqueado?” (ies_cart_bloq / LOG00086 > Processo Saídas > Pedidos > Aprovação e  bloqueio). Caso esteja ativado, na tela que exibirá os pedidos em análise que podem ser aprovados, o campo “Bloqueia pedido” será automaticamente marcado, sem permitir que o usuário modifique. Para deixar o bloqueio opcional para o usuário, este parâmetro deverá estar desativado. Para aprovação de pedidos em carteira, este parâmetro não será considerado.

Na consulta das aprovações de pedidos, VDP20022, será possível verificar se a inconsistência foi aprovada no momento em que o pedido estava em análise ou em carteira.

As rotinas de consistência, aprovação, consulta de aprovação e migração de pedidos foram alteradas para verificar a Situação X Aceite do pedido.

Atualização de base de dados

A rotina de atualização de base de dados, VDP9987, deverá ser processada uma única vez para empresas que já utilizam o VDP20000 em produção, para atualização dos campos Aceite X Situação do pedido. Antes de processá-la, é necessário conferir o conteúdo do parâmetro “Pedido entrará em carteira com aprovação financeira?” (ies_libera_lote) que será utilizado na atualização.

Se o parâmetro estiver ativado (“S”), os pedidos em carteira cujo campo "Aceite" estiver preenchido com “F” (aprovação financeira) ou “A” (ambos) terão o conteúdo do campo "Aceite" replicado para o campo "Situação", permitindo que os pedidos sejam faturados sem necessidade de aprovação em carteira. Um relatório será gerado com os pedidos atualizados.

Se o parâmetro estiver desativado ("N"), nenhuma atualização será necessária em relação à situação do pedido. Os pedidos com situação Normal podem requerer nova aprovação financeira para geração de OM e faturamento, se o cliente ainda apresentar inconsistências de crédito.

Independentemente deste parâmetro, esta rotina deverá ser processada para atualizar as consistências 116 (Bloqueado manualmente) para os pedidos que têm ou já tiveram bloqueio. Somente pedidos em carteira podem estar bloqueados, desta forma a situação do pedido no momento da consistência será alterada para "N" (tabela vdp_ped_consis), para que posteriormente possa ser realizado o desbloqueio do pedido.

NOTA: Não será possível utilizar os programas VDP20000, VDP20021 e VDP20023 antes de processar o VDP9987.

 

Documentação complementar:


Conversores e Parâmetros:

Conversor: VDP02463.cnv

Parâmetros:

motivo_bloqueio_pedidos_padrao – “Motivo padrão para bloqueio de pedidos em carteira com consistências”

ies_cart_bloq – “Pedido com problema de crédito entra em carteira com status bloqueado?”

ies_libera_lote – “Pedido entrará em carteira com aprovação financeira?”

utiliza_motivo_bloqueio – “Informar motivo de bloqueio no pedido?”

Caminho no Sistema: Processo Saídas / Pedidos / Aprovação e Bloqueio.

Processo de Instalação: O parâmetro é processado no LOG00086 (Gerenciador Conversores Configuração Parâmetros), informar o diretório do conversor e efetuar seu processamento.

 

Conversor: VDP02456.cnv

Objetivo: Alteração da tabela “VDP_PED_CONSIS” para inclusão do campo “SIT_PEDIDO”. O campo será incluído também na chave primária da tabela e inicializado com “E” para os registros já existentes.

Processo de Instalação: O conversor é processado no LOG6000 (Gerenciador Conversores Tabelas), informar o diretório do conversor e efetuar seu processamento.

Chamado:

TSAM50