Se desejar aproveitar automaticamente os valores existentes na conta corrente do aluno ao gerar a próxima parcela do contrato, nos parâmetros de Cobrança Retroativa deve-se marcar a opção 'Efetuar operação com valor total na próxima mensalidade', assim, no momento da geração da próxima parcela, estes valores serão retirados da conta corrente do aluno e irão automaticamente acrescentar (caso exista débito) ou diminuir (caso exista crédito) o valor do lançamento da próxima parcela gerada. O sistema sempre aproveitará o valor máximo possível na geração da parcela e, caso ainda fique um saldo na conta corrente, este valor será aproveitado na geração da próxima parcela e assim sucessivamente. Os valores que forem aproveitados da conta corrente serão registrados no lançamento financeiro da próxima parcela no campo de Valor Opcional ou Valor de Integração que deverão ter sido criados previamente e especificamente para esta finalidade, sendo que o campo criado para registrar 'Valor opcional/integração de acréscimo' deverá ter Ação = 'Acrescenta' e para registrar 'Valor opcional/integração de desconto' deverá ter Ação = 'Desconta' e ambos, após criados, devem ser devidamente associados nos parâmetros do sistema (Ambiente | Parâmetros | Educacional | Integração | Financeiro | Educacional | Fin-Vlrs Opcionais/Integração 2/3).
A indicação de um 'Valor mínimo' nos parâmetros do sistema destinados à Cobrança Retroativa para ser descontado ou acrescentado nas próximas parcelas é de caráter opcional, porém se indicado, o sistema somente aproveitará os valores da Conta Corrente se o montante for no mínimo o valor indicado.
Atenção:
- Caso opte por aproveitar automaticamente o valor existente na Conta Corrente ao gerar a próxima parcela, os 'Serviços' utilizados nas próximas parcelas que serão geradas, também deverão estar devidamente autorizados para receber tal ação marcando-se a opção "Aproveita valores da conta corrente do aluno na geração de lançamento". Esta opção está disponível dentro do cadastro dos Serviços, assim, somente os Serviços que tiverem esta opção marcada poderão aproveitar os valores existentes na conta corrente ao ser gerada a próxima parcela.
Ao aproveitar um Crédito da conta corrente do aluno na próxima parcela a ser gerada, o sistema irá lançar este valor de crédito no respectivo campo de Valor Opcional ou Valor de Integração do lançamento financeiro, indicado nos parâmetros de sistema destinados à Cobrança Retroativa para registrar 'Valor opcional/integração de desconto'. O valor original do lançamento será o mesmo valor da parcela, porem o valor líquido do lançamento será calculado, descontando-se o valor do crédito retirado da conta corrente e, neste caso, o valor líquido do lançamento ficará menor que o original.
Observação: - Na Regeração de lançamentos financeiros, o sistema confere, caso haja, o valor aproveitado da Conta Corrente, refazendo todos os cálculos dos valores do lançamento e, caso seja necessário, irá voltar com o valor, anteriormente aproveitado, para a Conta Corrente do aluno.
Exemplo:
Vamos supor que ao gerar o lançamento financeiro de uma parcela de 1200,00, o sistema tenha aproveitado 500,00 de crédito da Conta Corrente do aluno, transformando o valor líquido do lançamento em 700,00. Se após esta geração, for incluído um desconto de 1000,00 no lançamento financeiro e a parcela for regerada, o sistema irá recalcular os valores do lançamento e chegará à conclusão que deverá devolver 300,00 de crédito para a Conta Corrente do aluno, pois 1200,00 de valor original – 1000,00 de desconto = 200,00. Assim o valor máximo que poderá ser aproveitado da Conta Corrente neste lançamento será 200,00, então será feita a devolução de um crédito de 300,00 para a Conta Corrente do aluno (500,00 – 200,00 = 300,00).
Ao aproveitar um Débito da conta corrente do aluno na próxima parcela a ser gerada, o sistema irá lançar este valor de débito no campo de Valor Opcional ou Valor de Integração do lançamento financeiro, indicado nos parâmetros do sistema destinados à Cobrança Retroativa para registrar 'Valor opcional/integração de acréscimo'. O valor original do lançamento será o mesmo valor da parcela, porem o valor líquido do lançamento será calculado, acrescentando-se o valor do débito retirado da conta corrente e, neste caso, o valor líquido do lançamento ficará maior que o original.