O processo consiste em identificar os períodos que devem ser processados para, em seguida, recuperar os dados, realizar o processamento e armazená-los em uma tabela específica e criptografada para cada período.
Observação:
Os tributos considerados pelo TOTVS Inteligência Tributária, e neste processo, são: ICMS, ICMS-ST, ISS, IPI, PIS e COFINS.
Os registros na tabela do TOTVS Inteligência Tributária possuem um status que indica a situação do registro, podendo ser: Consistente, Inconsistente ou Parcial/Aberto. Esse status é determinado conforme a situação do período de apuração no TOTVS Gestão Fiscal no momento do processamento dos dados para o TOTVS Inteligência Tributária (ver mais abaixo). Os status podem ser:
- Consistente: Todos os períodos de apuração - coligada, filial e tributos - estão encerrados;
- Parcial/Aberto: Quando algum dos período de apuração - coligada, filial e tributos - está aberto;
- Inconsistente: Este status possui um tratamento diferenciado pois ele é aplicado aos registros quando o respectivo período de apuração no TOTVS Gestão Fiscal for reaberto. Mesmo que o período no TOTVS Gestão Fiscal seja reaberto para um tributo e filial específicos este status será aplicado a todos os registros de tal coligada/período no TOTVS Inteligência Tributária independente de filial e tributo.
- O processamento para a geração de dados no TOTVS Inteligência Tributária considera apenas os cenários (coligadas e períodos selecionados) que:
- Não existem nas tabelas do TOTVS Inteligência Tributária.
- Possuem status Inconsistente ou Parcial/Aberto.
Nesses casos, os registros são excluídos, os dados das movimentações da coligada e do período são recuperados, processados e, então, novos registros são inseridos na tabela do TOTVS Inteligência Tributária com o status adequado:
- Consistente: Se todos os períodos de apuração da coligada e do período (independentemente da filial e do tributo) estiverem encerrados;
- Parcial/Aberto: Se pelo menos um dos períodos de apuração da coligada e do período estiver aberto.