Page tree

PCREQ-135 - VAR284 - PAINEL DE AGENDAMENTO

Características do Requisito 

Linha de Produto:

Microsiga Protheus®

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGATMS - Gestão de Transportes

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

TMSAF05

Agendamento

TMSAF10

Construção da Rota Automática

TMSAF12

Rota Automática

TMSAF13

Sugestão de Rota

TMSAF14

Distância entre Clientes

TMSAF76

Painel de Agendamento

TMSAF76A

Filtros do Painel de Agendamento

TMSAF78

Controle de Semáforo do Painel

TMSAF79

Pagadores de Frete

TMSAF80

Digitação de Notas pelo Painel

TMSA146

Programação de Carregamento

TMSA310

Fechamento de Viagem  

TMSXFUNA

Função Genérica

TMSXFUNB

Função Genérica

TMSXFUNC

Função Genérica

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

OMSA100

Cadastro de Rotas

TMSA140 

Viagem Transferência

TMSA141

Viagem Coleta/Entrega

TMSA144

Viagem modelo 2

TECA250

Contrato de Cliente

TMSA460

Sol. De Coletas

TMSA050

NFs Cliente

TMSA200

Cálculo do Frete

TMSA190

Manifesto

TMSA250

Contrato de Carreteiro

TMSA500

Manutenção De Documentos

TMSA360

Registro de Ocorrências

TMSA350

Registro de Operações

TMSA570

Comprovante de Entrega

TMSAE55

EDI

TMSA019

MRP

TMSA850

Fatura Automática

Requisito (ISSUE):

PCREQ-135

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

  • DDJ - Roteiros
  • DJF - Roteiros da Viagem
  • DDO - Distância entre Clientes
  • DA8 - Rotas
  • DF8 - Programação de Carregamento
  • DD9 - Itens da Prog. De Carregamento
  • DTQ - Viagem
  • DF0 - Agendamento
  • DF1 - Itens do Agendamento
  • DTW - Operações de Transporte

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®

Descrição 

O objetivo da alteração na funcionalidade do Painel de Agendamento, é efetuar melhorias nos sub-processos do painel de agendamentos, que farão com que o usuário tenha à sua disposição, ferramentas que proporcionam maior confiança e exatidão nos cálculos de frete e montagem de viagens.

Uma das premissas para utilização do painel de agendamentos, é que toda operação do cliente deverá iniciar-se no agendamento. Quando a operação iniciar na digitação da nota fiscal ou na solicitação de coletas, o sistema irá gerar automaticamente um registro de agendamento. 

Definição da Regra de Negócio

O Painel de Agendamento é uma funcionalidade que tem como objetivo básico, aglutinar funcionalidades já existentes hoje no módulo SIGATMS, permitindo assim que o usuário navegue pelas principais rotinas do sistema, sem a necessidade de acessá-las via Menu. Todos os agendamentos deverão estar confirmados e com solicitação de coleta gerada. Caso algum não esteja confirmado, o sistema apresentará uma tela para que o usuário selecione aqueles que deseja confirmar. Os não confirmados não poderão fazer parte dos processos definidos nas pastas de operação.

Os recursos nele contidos são:


Botão Atualizar:

(Acionando-se este botão o sistema atualiza as pastas de operações de acordo com os agendamentos selecionados).

Sempre que o usuário marcar agendamentos, ele deve acionar esta opção para que o sistema atualize as informações nas pastas das operações, localizadas na parte inferior da tela. Assim, será possível que se visualize, altere, confirme, registros que estão vinculados aos agendamentos selecionados.


Filtros dinâmicos:

(Acionando-se o botão filtrar o sistema abre uma tela para que o usuário selecione quais tabelas serão filtradas).

Será criada uma rotina que permitirá ao usuário a criação de filtros relacionando várias tabelas ao mesmo tempo.

São elas:

  • Agendamentos.
  • Itens dos Agendamentos.
  • Solicitações de Coletas.
  • Viagens.
  • Veículos da Viagem.
  • Motoristas da Viagem.
  • Veículos.
  • Motoristas.
  • Operações de Transporte.
  • Documentos de Transporte.
  • Documentos dos Clientes para Transporte (Notas Fiscais).
  • Contrato do Carreteiro.
  • Clientes.

Será utilizada a tela de filtro padrão do Protheus. O usuário deverá conhecer as regras de como montar os filtros no Protheus.

A montagem da instrução de filtro (query) será montada automaticamente pelo sistema, de acordo com as opções de filtro selecionadas.


Viagens:

Após o usuário selecionar os agendamentos e selecionar a inclusão da viagem, o sistema abrirá uma tela de seleção de modelo tipo de viagem e de transporte.

Em seguida o sistema abrirá a tela de configuração do roteiro da viagem. O endereço apresentado será, nos pontos de origem dependente da configuração de seleção de origem 1-Solicitante, 2-Remetente, e do campo de sequência de endereço do remetente do agendamento. Nos pontos de destino, quando o documento já estiver gerado, será considerado o endereço do destinatário da nota fiscal, com sua possível sequência de endereço, e com o documento não gerado será considerado o endereço do destinatário do agendamento, com sua possível sequência de endereço. Na primeira pasta será apresentado o roteiro principal da viagem, contemplando todos os pontos de todos os pagadores de frete, e nas demais os roteiros por pagador de frete para efeito de valorização da viagem e rateio dos documentos.

Caso qualquer um dos roteiros não exista o sistema irá criá-lo, vinculado a uma rota já existente ou ainda criando uma nova rota. O sistema irá apresentar uma tela de sugestão de rota com suas praças de pedágio.

Optando-se pela criação automática da rota, o sistema abrirá a tela de confirmação do cadastro de rotas e em seguida a tela de configuração do pedágio da rota.

As Divergências serão apresentadas ao usuário e o sistema abre a tela inicial de configuração da viagem.

A tela da viagem será apresentada, e através do botão de complemento de viagem em Ações Relacionadas, onde o usuário informa os veículos e motoristas da viagem.

Após a confirmação da abertura da viagem, o sistema gera os documentos de transporte para as notas fiscais que ainda não foram calculadas.

  • Para efetuar a abertura de uma viagem o usuário deverá selecionar os agendamentos desejados. Em seguida, optar pela inclusão de novo registro na pasta de viagens. Se a viagem for de coletas, o sistema não considerará agendamentos que já possuam registros em viagem de transferência ou entrega, mesmo sendo proveniente de uma nota fiscal balcão.
  • Em viagens de coleta se o agendamento não estiver confirmado, o sistema efetuará a confirmação automaticamente. Em viagens de transferência ou entrega, se o agendamento não possuir nota fiscal digitada ou se não estiver calculada, o sistema solicitará a digitação das notas faltantes e efetuará o cálculo automaticamente.
  • Para evitar condições de cálculo de frete a receber com parâmetros diferentes do frete a pagar, o que pode causar numa perda de receita para a transportadora, as informações dos veículos da viagem bem como a quilometragem a ser percorrida, poderão ser inseridas antes do cálculo dos documentos. Assim, o sistema mantem a integridade e a igualdade das informações para todas as notas fiscais dos clientes.
  • Em qualquer momento que o usuário desista da criação da viagem o processo será cancelado, estornando os conhecimentos gerados e mantendo as notas fiscais dos clientes digitadas. Caso seja necessário, o estorno das notas fiscais deve ser efetuado manualmente pelo usuário.
  • O sistema não permitirá que sejam acrescentados ou excluídos documentos (coletas, CTRC ou NFST) após a criação das viagens calculadas com base em rateio, pois isto pode resultar em um valor de frete incorreto. Nestes casos, somente será possível efetuar estas inclusões ou estornos, quando for viagem de transferência e em filial de escala.
  • O sistema não permitirá a utilização da rotina TMS Express.
  • Será criado um novo parâmetro que irá indicar se o cliente usa painel de agendamentos, e portanto não pode utilizar nas funcionalidades do padrão inseridas no painel via menu. Uma vez habilitado este parâmetro, o cliente deverá realizar todo o seu processo por meio do Painel de Agendamento.
  • Utilizando-se o painel de agendamentos, o sistema irá permitir que um agendamento possua apenas um item para apenas uma solicitação de coleta. Uma solicitação de coleta poderá ser apontada para mais de uma nota fiscal.
  • Será incluído um botão de liberação da viagem, para que o usuário não precise efetuar este desbloqueio fora do painel.
  • Segue abaixo a sequência de abertura das telas da viagem. A telas de pagadores de frete, digitação das notas fiscais e cálculo, somente serão apresentadas quando as notas fiscais não estiverem digitadas e/ou calculadas. Assim, o sistema permitirá que se abra uma viagem e já inclua documentos calculados nela. Este processo irá servir para viagens nas quais os documentos não possuem cálculo por rateio.


Tipo da viagem:

Após a seleção dos agendamentos que farão parte da viagem, o sistema irá abrir uma tela para que o usuário informe a modalidade da viagem, bem como se ela será de Coleta, Transferência, ou Entrega.


Pagadores do frete:

Quando uma viagem for criada, e conter documentos calculados com base em rateio, o sistema exige que todas as notas fiscais dos clientes, possuam o mesmo tipo de negociação. Não necessariamente o código de negociação e o serviço devem ser iguais, mas os campos base para definição de tabela de frete, rateio e quilometragem sejam os mesmos. No caso de existirem negociações diferentes, o sistema irá apresentar estas negociações e o usuário deverá adequá-las para que fiquem iguais. Após a confirmação da tela de pagadores do frete, o sistema irá alterar todas as notas, agendamentos ou solicitações de coleta que serão inseridos na viagem. No caso de viagem de entrega ou transferência, se a nota ainda não tiver sido digitada, o sistema irá assumir o que foi definido na tela de mais de um pagador e não permitirá alteração.


Rota automática:

  • O sistema irá apresentar uma tela em forma de roteiro por onde a viagem irá passar. Para viagens de coleta, serão consideradas as informações contidas nos agendamentos. Para viagem de entrega, quando a nota fiscal do cliente já existir, serão consideradas as informações contidas nas notas fiscais dos clientes, e caso ainda não tenham sido digitadas, dos agendamentos. Serão analisados os endereços dos remetentes e destinatários desprezando os repetidos. A ordem será definida por meio das datas de previsão de coleta e entrega, inclusive dos registros desprezados valendo sempre a maior.
  • Nas linhas do roteiro referente ao destino quando clientes (não considerando destino filial da transportadora), o sistema irá considerar endereços de destino informados no agendamento ou nota fiscal do cliente.
  • Nas linhas do roteiro referente à origem quando clientes (não considerando destino filial da transportadora), o sistema irá considerar o campo Seleção de Origem do agendamento ou nota fiscal do cliente (Transportadora, Cliente Remetente, Local de Coleta).
  • O usuário poderá inserir ou excluir linhas do roteiro, e informar a quilometragem de cada trecho.
  • Após a confirmação da tela de roteiro, o sistema irá verificar se já existe uma rota com a mesma configuração. Em caso positivo esta rota será utilizada na viagem, e em caso negativo o sistema irá gerar uma nova rota automaticamente. A quilometragem de cada trecho será gravada em uma nova tabela. Isto para que o sistema possa sugerir esta quilometragem em outra rota que utilize o mesmo trecho. Após a confirmação da tela do roteiro, o sistema irá abrir a tela de rotas por rodovia, para que o usuário possa vincular as praças de pedágio contidas na rota. A quilometragem total da rota será gravada na tabela de viagens para valorização e cálculo do rateio.


Veículos e motoristas:

O sistema irá abrir a tela de cadastramento de viagens. O usuário deverá informar os veículos e motoristas no complemento da viagem, por meio do botão Ações Relacionadas. Se a nota ainda não estiver digitada, e se a tabela de frete utilizada para cálculo do frete a receber, utilizar componentes de frete com base no tipo do veículo, o sistema irá gravar o tipo do veículo utilizado na viagem na nota, e não permitirá alteração ou exclusão do mesmo no momento da digitação. Tipos de veículos que eventualmente tenham sido informados em notas já digitadas anteriormente serão desprezados.


Cálculo:

Após gravação da viagem o sistema irá calcular os documentos de transporte automaticamente, no caso de viagem de entrega ou transferência. O painel de agendamentos transfere todas as notas para um único lote e executa a funcionalidade cálculo. Depois do cálculo, o sistema abre novamente a tela de viagem para o usuário confirmar, e o sistema efetua o carregamento automático.


Programação de Carregamento:

O processo de montagem de uma programação de carregamento, será similar ao de abertura de viagem. O usuário irá selecionar os agendamentos no painel, o sistema irá apresentar a tela com os documentos e/ou notas existentes. Em seguida, o usuário deverá selecionar os veículos da viagem. Ao confirmar, a programação será gravada. As telas de pagadores do frete e rota automática somente serão apresentadas na confirmação da viagem, e na sequência o sistema irá abrir a funcionalidade de complemento de viagem e criar a viagem "normal".

  • A funcionalidade da programação de carregamento também permite que sejam inseridas solicitações de coleta. Quando o sistema identifica que existem documentos de transporte ou notas fiscais sem documento gerado, e solicitações de coleta na mesma programação, ao se confirmar é gerada uma viagem normal de entrega com serviço adicional de coleta.
  • O painel de agendamentos permite que seja aberta uma viagem de entrega, mesmo que o registro do agendamento e da coleta ainda não possuam nota fiscal digitada. Assim, quando o painel de agendamentos estiver sendo utilizado, será considerado registro de coleta na programação de carregamento, aquela solicitação que ainda não possua uma ocorrência do tipo “Encerra Processo”.


Agendamento:

  • Por meio deste recurso o usuário poderá inserir novos agendamentos no sistema. Se existirem agendamentos selecionados, o sistema não os levará em consideração.
  • Assim que o usuário confirme o novo agendamento, o sistema irá inseri-lo no final da lista de agendamentos, deixando-o como marcado.
  • Após a confirmação do agendamento uma solicitação de coletas será gerada.
  • O sistema permitirá que se inclua o agendamento com várias linhas de item, e também será permitido que se tenham vários produtos para cada item.

Solicitações de Coletas:

  • Por meio deste recurso o usuário poderá inserir uma solicitação de coleta.
  • Se existir um agendamento selecionado e ele não estiver confirmado, o sistema irá solicitar ao usuário se deseja confirmá-lo. Em caso positivo, será feita a confirmação automática do agendamento. Em caso negativo ou se ele estiver confirmado, o sistema não permitirá que se cadastre uma solicitação de coleta.
  • Se não existir nenhum agendamento selecionado, o sistema irá gerar um automaticamente com status de confirmado, e vinculado à solicitação de coleta cadastrada.
  • Não será permitido que se selecione mais de um agendamento.

Notas Fiscais dos Clientes:

  • Por meio deste recurso o usuário poderá inserir uma nota fiscal do cliente.
  • Se existir um agendamento selecionado, o sistema irá vinculá-lo automaticamente à nota fiscal cadastrada. As informações contidas no agendamento serão herdadas para a tela de notas fiscais. Se no agendamento o campo de Serviço Transferência/Entrega não estiver em branco, este também será herdado para a nota fiscal. Estando em branco, o serviço da nota fiscal também ficará em branco, pois o serviço do agendamento serve somente para coletas, e na digitação da nota fiscal faz-se a opção de serviços de entrega ou transferência.
  • Se o agendamento já possuir nota vinculada à sua solicitação de coleta, o sistema não permitirá que se cadastre uma nova nota fiscal.
  • Se não existir nenhum agendamento selecionado, o sistema irá permitir que o usuário faça a leitura do código de barras do documento. Inicialmente o sistema tentará localizar a solicitação de coletas por meio do campo Chave do CTe, que será alimentado quando da geração da solicitação de coletas com o número da própria coleta. Em seguida, o sistema irá buscar o agendamento vinculado à coleta. Se não encontrar será feita uma tentativa de localização nas notas fiscais de EDI por meio do campo Chave NF Eletrônica. As informações do agendamento ou nota fiscal de EDI serão herdadas para a nota do cliente, com exceção do serviço, pois o serviço do agendamento serve somente para coletas, e na digitação da nota fiscal faz-se a opção de serviços de entrega ou transferência.
  • Caso o sistema não encontre uma solicitação de coletas nem uma nota fiscal EDI, um novo agendamento será gerado automaticamente e em seguida ele será confirmado. Isto fará com que uma solicitação de coleta seja gerada e vinculada a ele. Em seguida, esta solicitação de coleta será vinculada à nota fiscal cadastrada (balcão).
  • Não será permitido que se selecione mais de um agendamento.


Cálculo:

Pasta de criação de lotes de notas fiscais do cliente e cálculo dos documentos de transporte.

  • Por meio deste recurso o usuário poderá calcular o frete de notas fiscais digitadas.
  • Nesta pasta o sistema apresenta os lotes de notas fiscais dos agendamentos selecionados.
  • O cálculo não poderá ser efetuado por esta funcionalidade, quando o lote possuir alguma nota que foi digitada, com base em serviço de negociação que possui critério de rateio. Neste caso o cálculo somente poderá ser efetuado pela funcionalidade de abertura de viagem.
  • No caso de cancelamento do cálculo, o sistema irá verificar se os conhecimentos foram calculados com base em rateio. Em caso positivo, o sistema irá exigir que todos os documentos do lote sejam estornados.


Manifesto:

  • Por meio deste recurso o usuário poderá gerar os manifestos de uma determinada viagem.
  • Não há a necessidade de existir algum agendamento marcado, nem estar posicionado em alguma viagem.
  • Este recurso também está disponível na funcionalidade de abertura de viagem, utilizando-se o botão de manutenção de viagem.
  • Por meio desta funcionalidade, o usuário também poderá gerar a nova obrigação legal de manifesto eletrônico.

Contrato Carreteiro:

  • Por meio deste recurso o usuário poderá gerar o contrato para pagamento do carreteiro, nos casos de viagem de terceiro ou agregado.
  • Não há a necessidade de existir algum agendamento marcado, nem estar posicionado em alguma viagem.
  • Os contratos poderão ser gerados por viagem ou por período.
  • Quando o contrato for gerado por uma única viagem, o sistema irá apresentar uma tela com a prévia dos valores calculados. O usuário poderá executar algumas manutenções, que estão citadas em documento específico da funcionalidade de geração de contratos, e confirmar ou não a geração.
  • O botão Lib Contrato será utilizado para liberar a geração do financeiro e envio à Pamcard, quando assim estiver configurado.

Documento de Transporte:

Pasta para consulta do documento de transporte, e geração de documentos complementares e de devolução.

  • Por meio deste recurso o usuário poderá consultar um documento de transporte calculado.
  • Podem existir mais de um agendamento marcado. O sistema levará em consideração o documento que está posicionado na Grid de operações.
  • O usuário também poderá complementar valores de documentos, ou gerar documentos de devolução, reentrega e armazenagem.


Ocorrências:

Pasta de apontamento das ocorrências nos documentos de transporte.

  • Por meio deste recurso o usuário poderá apontar as ocorrências nos documentos individualmente, ou em todos os documentos de uma viagem.
  • Não há a necessidade de existir algum agendamento marcado, nem estar posicionado em alguma viagem.
  • Este recurso também está disponível na funcionalidade de abertura de viagem, utilizando-se o botão de manutenção de viagem.


Operações:

Pasta de apontamento das operações da viagem.

  • Por meio deste recurso o usuário poderá apontar as operações da viagem.
  • O usuário deverá selecionar algum agendamento da viagem, e optar pelo botão “Atualiza”. Isto fará com que as viagens das quais o agendamento selecionado participou, seja apresentada na grid da pasta Operações. Desta forma, o usuário deverá posicionar o cursor na linha da viagem desejada, e optar pelo botão da ação que será executado (Visualizar, Apontar, Estornar).
  • Este recurso também está disponível na funcionalidade de abertura de viagem, utilizando-se o botão de Manutenção de Viagem.


Comprovantes de Entrega:

Pasta de lançamento dos comprovantes de entrega.

  • Por meio deste recurso o usuário poderá lançar os comprovantes de entrega dos documentos de transporte.
  • Não há a necessidade de existir algum agendamento marcado, nem estar posicionado em alguma viagem.
  • Os comprovantes de entrega são necessários para liberar o faturamento dos documentos, conforme configuração no perfil do cliente.


EDI:

Pasta de consulta dos documentos importados pelo EDI.

  • Por meio deste recurso o usuário poderá consultar as notas fiscais que foram importadas via EDI.
  • Não há a necessidade de existir algum agendamento marcado, nem estar posicionado em alguma viagem.
  • Estes registros são apresentados na tela de digitação da nota fiscal do cliente, após a digitação do remetente da mercadoria. Caso o usuário selecione algum registro de EDI, os dados do EDI são herdados para a nota fiscal do cliente.


MRP:

Pasta de geração dos agendamentos com base nas importações via MRP.

Após a importação dos arquivos de MRP, o usuário poderá selecionar os registros importados para geração dos agendamentos.

O usuário seleciona o que deseja importar e pode alterar algumas informações dos registros.

Em seguida faz-se a opção pela geração dos agendamentos. Uma tela de prévia será aberta e o usuário ainda poderá alterar algumas informações.

Em seguida o usuário poderá posicionar no agendamento gerado e visualizar o agendamento ou a solicitação de coleta gerada.

  • Por meio deste recurso o usuário poderá gerar os agendamentos com base nos arquivos importados via MRP.
  • Não há a necessidade de existir algum agendamento marcado, nem estar posicionado em alguma viagem.

Para mais informações sobre o MRP, consulte o documento técnico disponível em: DT PCREQ-139 VAR283 MRP Manufacturing Resourse Planning


Faturas:

Pasta de geração das faturas de forma manual.

  • Por meio deste recurso o usuário poderá gerar faturas de forma manual.
  • Não há a necessidade de existir algum agendamento marcado, nem estar posicionado em alguma viagem.


Tela do painel de agendamento: 


Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie o(s) parâmetro(s) a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_TMALTKM 

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

.F.

Descrição:

Define se a Quilometragem poderá ser alterada na rotina de Rota Automática

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do SIGATMS, conforme instruções a seguir:

Menu

Atualizações

Submenu

Logística

Nome da Rotina

Distância entre Clientes

Programa

TMSAF14

Módulo

SIGATMS

Tipo

Protheus

  

Procedimento para Utilização

Exemplo:

Inclusão da Viagem

  1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS), acesse AtualizaçõesS.A.C / Painel de Agendamento (TMSAF76).
  2. Clique na pasta Agendamento.
  3. Crie um Agendamento já confirmado.
  4. Acesse a pasta Viagem, selecione a opção Incluir.
    Caso exista mais de um agendamento com clientes pagadores diferentes, será apresentada a tela de Pagadores de Frete.
  5. Visualize e realize as alterações caso necessário.
  6. Em seguida, será apresentada a tela de Roteiro da viagem.
  7. Informe a KM da distância entre cada trecho do roteiro e confirme o roteiro.
  8. Ao confirmar um roteiro com clientes localizados no mesmo município de outros clientes que já constam na tabela de roteiros DDJ, deverá ser apresentada a tela de sugestão de rotas.
  9. Selecione a rota desejada.
  10. Inclua a viagem.
  11. Realize o Fechamento da Viagem.
    Verifique que as operações de saída e chegada foram criadas de acordo com o roteiro apresentado.

Programação de Carregamento

  1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS), acesse AtualizaçõesS.A.C / Painel de Agendamento (TMSAF76).
  2. Marque os Agendamentos que serão utilizados na programação.
  3. Clique na pasta Prog. Carregamento.
  4. Clique em Incluir.
  5. Preencha os Parâmetros.
  6. Selecione os documentos.
    A tela de Veículos é apresentada.
  7. Selecione o veículo, e em seguida clique na opção C (Carregar).
  8. Na tela Programações do Veículo, será criada automaticamente uma programação temporária para os documentos e veículo selecionado.
  9. Informe a Rota, Data e Hora da Geração.
  10. Confira os dados e confirme.
  11. Um novo código para a Programação de Carregamento é gerado, e seu status é apresentado como Em Aberto.
  12. Ainda na pasta de Prog. Carregamento com os Agendamentos marcados, selecione a opção Efetivar.
    Caso exista mais de um agendamento com clientes pagadores diferentes, será apresentada a tela de Pagadores de Frete.
  13. Visualize e realize as alterações caso necessário.
  14. Em seguida, será apresentada a tela de Roteiro da viagem.
  15. Informe a KM da distância entre cada trecho do roteiro e confirme o roteiro.
  16. Ao confirmar um roteiro com clientes localizados no mesmo município de outros clientes que já constam na tabela de roteiros DDJ, deverá ser apresentada a tela de sugestão de rotas.
  17. Selecione a rota desejada.
  18. Será criada a viagem do tipo "Normal" de acordo com os dados da Programação e do Roteiro selecionado.