Descrição
Objetivo
Permitir a utilização do Agendamento de Entregas, agilizando o processo de distribuição de carga e fornecer ao usuário uma visão detalhada do trabalho a ser executado, dentro de cada prioridade de distribuição definida pelo transportador.
Definição da Regra de Negócio
Definir na tabela de “Componentes de Frete por Destinatário” o cliente (quando destinatário), se é participante de agendamentos de entregas (Sim, Não, Obrigatório).
A partir do lançamento da Nota Fiscal do cliente, o usuário terá a opção para definir a Data/Hora das entregas a serem efetuadas pelo transportador.
Haverá uma interface para monitoramento dos agendamentos, com o devido posicionamento de cada agendamento (status) definidos nos parâmetros, para que cada decisão seja o mais breve possível e ágil para definição das situações adversas.
Nesse monitor de agendamento o usuário terá acesso a inclusão, cancelamento, monitoramento e reagendamento dos documentos trazidos pelo filtro, onde serão informados, responsabilidade pela ocorrência (prioridade cliente, prioridade transportador, cliente, transportador).
Implementação Realizada - Monitor de Agendamentos (TMSA018)
Por intermédio do Monitor do Agendamentos será possível monitorar os agendamentos disponíveis para entrega.
- Incluir Agendamento do tipo Operacional:
A inclusão do agendamento de entrega operacional ou a manutenção poderá ser realizada em qualquer filial.
Foi realizado tratamento para verificar se já existe agendamento para o documento:
Sim: não é possível realizar a inclusão, sendo necessário realizar a manutenção do agendamento do documento.
Não existe: permite realizar a inclusão manual, desde que o destinatário seja participante do agendamento de entrega.
No processo de inclusão do agendamento operacional deverá ser gravada as informações do agendamento de entrega tanto no documento de transporte (DT6), quanto no documento do cliente (DTC) vinculado ao documento de transporte.
- Realizar Reagendamento de Entregas:
Disponibilizada a opção “Reagendamento", a qual permite reagendar o agendamento posicionado no browse.
Por intermédio dessa opção é possível alterar a data / hora, período e tipo do agendamento.
O histórico do agendamento anterior será controlado a partir da tabela DYJ – Histórico de Agendamentos, que possibilitará saber quantas vezes aquele agendamento sofreu reagendamentos e quem foi o responsável pelo reagendamento.
- Acompanhar Status de Entregas.
- Cancelar um Agendamento de Entrega:
Em Ações Relacionadas será disponibilizada a opção “Cancelar”.
Ao clicar nessa opção será aberta uma tela com o agendamento posicionado, na qual deverá ser informado o motivo do cancelamento.
Alterações Realizadas Nas Rotinas
- Componente de Frete por Destinatário (TMSA013):
O Componente do tipo por destinatário pode ser configurado com a nomenclatura desejada, podendo ser, por exemplo: TAG, Carro dedicado, TDE entre outros.
Isto ocorre desde que a opção Calcula Sobre, da configuração do componente, seja igual a 15 = Cliente Destinatário.
Nessa rotina podem ser definidos quem são os clientes destinatários participantes do agendamento de entrega, podendo ser:
Sim:será possível incluir agendamentos de entregas para este destinatário.
Não:destinatário não é participante do agendamento de entrega.
Obrigatório:sempre deverá ser gerado um agendamento de entrega para este destinatário.
Caso não seja informado, nos dados do agendamento na rotina de entrada de documento do cliente será gerado automaticamente, após o cálculo do documento, um agendamento de entrega com o status“Aguardando agendamento”.
- Manutenção de Agendamento de Entrega - Rotina Descontinuada (TMSA014):
Rotina de Manutenção de agendamentos será descontinuada e será substituída pelo Monitor de Agendamentos (TMSA018).
- Cadastro de Prioridades - Agendamento de Entrega (TMSA015):
Definir as Prioridades de Entregas que serão tratadas no sistema, como:
- Perda de Agendamento
- De x Dias
- Até x Dias
- Data Atual
- Data Futura
- De x Dias
- Até x Dias
- Sem Agendamento
- Notas Fiscais do Cliente (TMSA050):
Definição de Tipo do Agendamento, Data, Período (Hora) e motivo do lançamento.
Os dados também poderão ser importados pelo EDI (NOTFIS). Para isto, foram desenvolvidos novos campos na tabela DE5 – EDI Notas Fiscais.
Validação da data de agendamento:
- Na inclusão do agendamento, tanto pela entrada do documento do cliente quanto pela inclusão manual do agendamento, será validado se a data e hora informada para o agendamento é superior a data base do sistema.
- Se o cliente destinatário estiver configurado com a opção Agd. Entrega = Obrigatório e na entrada do documento do cliente não for informada a data e a hora, será criado automaticamente para o documento um agendamento de entrega com o status “Aguardando Agendamento”.
No momento da digitação da Nota Fiscal do cliente, o sistema efetuará as seguintes análises:
- Se “não for” informada uma sequência de endereço para o destinatário, o sistema procura se o próprio código do cliente destinatário (DTC_CLIDES+DTC_LOJDES) existe nos códigos de clientes relacionados no componente por destinatário.
- Se “for” informada uma sequência de endereço para o destinatário, o sistema deverá identificar se existe um código de cliente gravado na respectiva sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED).
- Se estiver preenchido, o sistema procura se o código de cliente preenchido na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) existe nos códigos de clientes relacionados no componente por destinatário.
- Se “não” estiver preenchido, o sistema irá procurar apenas pelo código do cliente destinatário.
No momento do cálculo, as notas serão divididas em CTRC’s diferentes, perante a data de Agendamento.
- EDI - Notas Fiscais Importadas (TMSAE55):
Pelo EDI Nota Fiscal será possível informar os dados do agendamento de entrega.
Para isto, foram criados novos campos na tabela DE5.
- Tipo Agd.
- Data Agd.
- Período Agd.
- Hora Ini. Agd.
- Hora Fim. Agd.
- Motivo Agendamento.
- Viagem de Coleta / Entrega – Modelo 1 (TMSA141) e Viagem de Coleta / Entrega – Modelo 2 (TMSA144)
Trará os documentos que atendam as condições estabelecidas para execução dos documentos agendados.
Na inclusão de aviso na viagem de entrega foi criada uma validação para verificar se o documento que está sendo colocado em viagem possui agendamento de entrega e se o prazo da viagem está de acordo com a data do agendamento.
Caso esteja com a data correta do agendamento, permite a inclusão normalmente.
Caso a data da viagem seja diferente da data do agendamento, será apresentada uma mensagem de aviso em tela.
- Sim: Permite a inclusão do documento na viagem.
- Não: Cancela a inclusão do documento na viagem.
Foi criada também uma validação para verificar se o documento que está sendo incluso na viagem o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega como "obrigatório” e se existe um agendamento para este documento.
- Sim: Permite a inclusão na viagem.
- Não: Apresenta uma mensagem de Help informando que o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega e é necessário realizar o agendamento para o documento.
- Cálculo do Frete (TMSA200):
Foi disponibilizado no Cálculo do Frete através da tecla F12, o parâmetro se o cliente deseja gerar o agendamento de entrega automático ou manual. Se informada a opção “Sim”, ao gerar o documento de frete será gerado o agendamento de entrega, um para cada data de agendamento, informado nas Notas de Cliente. Caso seja informada a opção “Não”, não será gerado o agendamento de entrega para o documento e a inclusão deverá ocorrer de forma manual, através da rotina de Monitor de Agendamento.
Por intermédio da pasta “Agendamento de Entrega”, no documento de frete, será possível consultar as informações do agendamento de entrega diretamente pelo documento de frete.
- Registro de Ocorrências (TMSA360)
Realiza a atualização automática dos status do Agendamento, ao realizar o apontamento de Ocorrências de Entrega Realizada.
- Demonstrativo de Agendamento (TMSR630):
Foi disponibilizado um relatório com o mapeamento dos agendamentos a serem executados no período selecionado nos parâmetros.
Para verificar a regra utilizada para a posição do agendamento, o sistema verifica o status do movimento da viagem a qual o documento se encontra.
O cálculo do tempo é realizado da seguinte maneira:
(Data Agd.) – (Data Entrega) = Tempo em dias dentro ou fora do prazo.
Caso exista reagendamento o sistema irá verificar o motivo, se for “Cliente” o calculo deverá considerar a data atual do agendamento menos a data de entrega, se for “Transportador” será considerada a data inicial do agendamento menos a data de entrega.
- Carregamento do Módulo SIGATMS
Serão atualizados, no primeiro acesso do dia ao sistema, todos os agendamentos que não foram atendidos.
- Impressão da DACTE (RTMSR27)
A rotina foi alterada para apresentar as informações do campo Motivo do Agendamento na impressão da DACTE.
No campo Observação do DACTE serão apresentadas as informações referentes ao Agendamento de Entrega, desde que o agendamento tenha sido gerado pela entrada de documentos do cliente.
- Programação de Carregamento (TMSA146)
Trará os documentos que atendam as condições estabelecidas para execução dos documentos agendados.
Na efetivação da programação o sistema verifica se os documentos que o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega como “obrigatório” estão agendados.
- Sim: permite a efetivação da programação.
- Não: apresenta uma mensagem de Help informando que o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega e é necessário realizar o agendamento para o documento.