Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Fluxo 
  3. Índice de Reajuste
  4. Participantes
  5. Montar Pesquisa Salarial
  6. Dados Coletados
  7. Resultado da Pesquisa


    A partir da realização de uma Pesquisa Salarial é possível efetuar a implantação de um programa de Cargos e Salários, ou seja, elaborar a estrutura salarial de uma empresa.

    As fases que antecedem uma Pesquisa Salarial são:

    • Cadastrar índices de reajuste para adequação salarial.
    • Seleção dos cargos a serem pesquisados, de acordo com critérios determinados para cada empresa.
    • Seleção das empresas participantes.


    Com base nestes dados é possível montar a pesquisa salarial, escolhendo as empresas que irão participar deste processo.

    Esta rotina permite cadastrar os dados da pesquisa, selecionar as empresas que participarão e as funções que terão suas remunerações avaliadas junto ao mercado de trabalho.


    Procedimentos

    Para montar a pesquisa salarial:

          Em Cadastrar Pesquisa preencha os campos:

    Cod.Pesquisa.

     Nome Pesquisa.

     Data de Início.

     Data de Realização.

     Horas.

     Data Base.

     Cód. Indice.

     Desc. Indice.

    1. Em Selecionar Participantes selecione a empresa desejada.
    2. Em Selecionar Funções selecione as funções que deseja incluir na pesquisa salarial.
    3. Após cadastrar a Pesquisa Salarial, insira as informações das Funções na opção Dados Coletados.
    4. Clique na opção Resultado da Pesquisa para verificar a pesquisa incluída.
    5. Após inserir os valores nesta pesquisa, confirme.
    6. A opção Gráfico demonstra os ítens da pesquisa.


    Fluxo do processo de Pesquisa Salarial:

    Índice de Reajuste

    Os índices de reajuste fazem parte do processo de Pesquisa Salarial. Quando uma pesquisa for efetuada, é necessário que os índices já estejam cadastrados, para que não haja defasagem com relação a salários entre as empresas que participarão do processo.

    Neste cadastro devem ser informados os índices de reajuste que serão utilizados na Pesquisa Salarial. Os índices devem ser informados para todos os meses em que deve ser feito o reajuste.

    Exemplo:

    Supondo que a empresa tenha dado um dissídio no mês de janeiro e queira realizar uma pesquisa salarial em junho. Desta forma, estará cinco meses defasada em relação as empresas que irá pesquisar. Neste caso, é aplicado o índice de reajuste para todos os meses anteriores.

    Obs.: Os índices aplicados ficam a critério da empresa.

     

    Participantes

    Para o desenvolvimento de uma pesquisa salarial é necessário que sejam definidas as empresas que participarão do processo. Nesta rotina devem ser informados os dados das empresas que participarão da Pesquisa Salarial.

    A seleção das empresas participantes é um ponto importante, uma vez que as empresas convidadas formam um universo de abrangência no mercado. A pesquisa normalmente abrange um segmento de mercado, que servirá como amostra.

    Por esse motivo, as empresas que irão participar de uma pesquisa salarial não podem ser escolhidas aleatoriamente. São escolhidas empresas do mesmo porte (o porte pode ser mensurado pelo faturamento anual ou número de empregados), empresas concorrentes ou ainda as que empregam o mesmo tipo de profissionais que a empresa pesquisadora. Podem ser selecionadas também empresas que tenham o mesmo ramo de atividade ou ainda as que estejam localizadas na mesma região geográfica.

    Os dados citados acima são cadastrados no ambiente Configurador, opção "Tabelas". As tabelas utilizadas são:

    • RC - Regiões - Define as regiões onde as empresas estão localizadas.
    • RD - Ramo de Atividade - Define o ramo de atividade das empresas.
    • RE - Faturamento - Define o faturamento das empresas.
    • 12 - Unidade Federativa - Contém as Unidades de Federação.


    Informe nesta pasta os dados da Pesquisa Salarial que será efetuada, como por exemplo:

    • Quantidade de horas trabalhadas para as remunerações informadas na pesquisa. Com base neste valor o sistema fará a conversão de horas entre as empresas, levando em consideração a quantidade de horas da empresa patrocionadora.
    • Data base, onde todos os salários serão convertidos para esta data, utilizando como base os índices de reajuste cadastrados.
    • Código do Índice de Reajuste.


    Esta pasta permite selecionar as empresas que irão participar da Pesquisa Salarial.

    Ao clicar nesta pasta serão apresentadas todas as empresas cadastradas no Cadastro de Participantes

    Procedimentos

    Para selecionar as empresas participantes da pesquisa:

    1. Em "Razão Social", selecione a(s) empresa(s) participante(s), dando um duplo clique até aparecer o sinal. Para desmarcar uma empresa, basta clicar duas vezes até que o quadro fique em branco .
    2. O sistema permite utilizar as seguintes opções para pesquisa de empresas:



    Selecionadas as empresas, siga para a pasta "Selecionar Funções".

    Nesta pasta devem ser selecionadas as funções que farão parte da Pesquisa Salarial.

    Procedimentos

    Para selecionar funções:

    1. No quadro "Função", selecione as funções desejadas, dando um duplo clique até aparecer o sinal. Para desmarcar uma função selecionada, basta clicar duas vezes até que o quadro fique em branco.
    2. Outra maneira de selecionar as funções é utilizando as opções constantes ao lado direito da janela:



    3.Confira os dados e clique em "OK" para concluir o processo.


    Dados Coletados

    Após definir os índices de reajuste salariais, cadastrar os participantes e definir a pesquisa salarial, com base nos dados coletados das empresas, é possível preencher este cadastro.

    Nesta rotina devem ser informados os dados fornecidos pelas empresas participantes da Pesquisa Salarial. Os dados também podem ser obtidos pela rotina "Coleta Pesquisa", para os participantes que utilizam o Sistema Protheus. Para os participantes que não utilizam, a Totvs disponibiliza o programa PSAL, que é enviado junto ao CD de instalação do Protheus.

    De posse dos dados coletados de todas as empresas, inicia-se o tratamento estatístico, onde é efetuada uma avaliação detalhada e calculada a média em que devem estar os salários para os cargos pesquisados, uma vez que o objetivo de uma Pesquisa Salarial é verificar qual a remuneração praticada no mercado de trabalho para os cargos predefinidos.

    As remunerações devem ser corrigidas para a mesma data-base de dissídio, e são convertidas para o mesmo número de horas mensais. Isso feito, os dados estarão prontos para o cálculo estatístico e são extraídos, normalmente, a média, os quartis e os decis para cada cargo pesquisado. Este trabalho estatístico deve ser feito somente para as empresas do mesmo setor mercadológico, ou da mesma região da empresa pesquisadora.

    Selecione a opção "S" para que sejam gerados os dados de freqüência e remuneração para o cargo pesquisado, quando os dados informados forem referentes à própria empresa. Caso contrário, "N" para as empresas participantes da pesquisa.

    Quando selecionado "S", o sistema apresenta uma pequena janela informando que irá gerar dados de freqüência, e preenche automaticamente os campos "Freqüência" e "Salário".

    Neste campo deve ser informado o mês de dissídio de cada empresa participante, pois as remunerações devem ser corrigidas para a mesma data-base de dissídio da empresa, e são convertidas para o mesmo número de horas mensais.

    Exemplo:

    Considerando que uma empresa paga o salário de R$ 1.000,00 para o cargo de analista, trabalhando 160 horas/mês, e outra empresa que paga o mesmo salário, porém trabalhando 180 horas/mês. O Sistema fará o cálculo proporcional às horas, na rotina  Cálcular Pesquisa.

    Resultado da Pesquisa

    Tem como objetivo apresentar o resultado da Pesquisa Salarial.

    Com base nos dados da Pesquisa Salarial é possível efetuar uma Administração de Cargos e Salários, com a finalidade de definir salários justos em relação ao mercado de trabalho e a estrutura de cargos da própria empresa. O equilíbrio dos níveis salariais ocorre em duas dimensões:

    • Equilíbrio Interno - Em relação aos diferentes cargos da própria organização;
    • Equilíbrio Externo - Em relação aos salários médios para os mesmos cargos em outras empresas, utilizando como base os dados do resultado da pesquisa salarial.


    O resultado da pesquisa será apresentado após executada a rotina  Calcular Pesquisa, disponível no Menu Miscelânea, porém pode ser informado pelo usuário.


    Fórmulas

    A Pesquisa Salarial fornece dados sob os quais o sistema aplica fórmulas, visando obter valores para as diversas faixas salariais, do piso (9° Decil) ao teto (1° Decil). Estas fórmulas estão descritas a seguir:

    Fi = Frequência (Número de funcionários com um determinado salário)

    Xi = Salário (Valor do Salário do funcionário)

    Média:

    Média é o valor típico que tende a se localizar em um ponto central de um conjunto de dados. A média significa o ponto de equilíbrio. No ambiente Cargos e Salários, a média é calculada da seguinte forma:

    sigacsa_media

    Onde:

    M= Média

    Xi = Salário

    Fi = Freqüência

    N = Número de elementos da amostra


    Variância

    Variância é a média aritmética do quadrado dos desvios em relação à média. Se os dados não variam, a variância é zero, e, quanto maior for a variabilidade dos dados, maior será a variância.

    A variância é calculada da seguinte forma:

    sigacsa_variancia

    Onde:

    S = Variância

    Xi = Salário

    Fi = Frequência

    N = Número de elementos da amostra

    Desvio-padrão

    O Desvio-Padrão é a raiz quadrada da variância. É muito importante uma vez que traz o resultado da variância para a mesma unidade da amostra.

    Propriedades do Desvio-padrão:

    Numa distribuição normal, 68,27% dos dados estão incluídos entre um desvio-padrão acima e abaixo da média. 95,45% dos dados estão incluídos entre dois desvios-padrões acima e abaixo da média. 99,73% dos dados estão incluídos

    entre três desvios acima e abaixo da média.

    Veja a fórmula a seguir:


    Coeficiente de Variação

    O coeficiente de variação é uma medida relativa de dispersão e compara em termos relativos, o grau de concentração dos dados em torno da média. É calculado da seguinte forma:

    sigacsa_coeficiente_variacao

    Onde:

    C = Coeficiente de Variação

    S = Desvio-Padrão

    M = Média

    Cálculo de Distribuição de Freqüência

    Os Decis e os Quartis serão calculados através de Distribuição de Frequência. O Cálculo da Distribuição de Frequência é utilizado quando existem grandes massas de dados brutos. Esses dados são distribuídos em classes e é determinada a quantidade de dados pertencentes a cada classe.

    Para o Cálculo de Distribuição de Frequência são necessárias as seguintes fórmulas:

    Número de Classes:

    K = 1 + 3.3 logN

    Onde:

    K = Número de Classes

    N = Número de elementos da amostra

    Amplitude Amostral:

    R = Max - Min

    Onde:

    R = Amplitude Amostral

    Max = Maior Remuneração da Amostra

    Min = Menor Remuneração da Amostra

    Amplitude de Classes:

    sigacsa_amplitude_classes

    Onde:

    H = Amplitude de Classes

    R = Amplitude Amostral

    K = Número de Classes

    Cálculo da Localização dos Decis e Quartis

    Decil

    São os valores que dividem um conjunto de dados em 10 partes iguais. São representados por D1 (1° Decil), D2 (2° Decil), até D9 (9° Decil). Particularmente na administração de salários, são normalmente utilizados como valores mínimos e máximos da amostra o D1 e D9.

    Quartil

    São os valores que dividem um conjunto de dados em 4 partes iguais. São representados por Q1 (1° Quartil), Q2 ou MD (2° Quartil ou Mediana).

    sigacsa_1o_decil

    sigacsa_1o_quartil

    sigacsa_1o_quartil_mediana

    sigacsa_3o_quartil

    sigacsa_9o_decil

    Onde:

    N = Número de elementos da amostra

    Fórmulas e Cálculos dos Decis e Quartis

    sigacsa_1o_decil_a

    sigacsa_1o_quartil_a

    sigacsa_mediana

    sigacsa_3o_quartil_a

    sigacsa_9o_decil_a

    Classe Modal

    É a classe de distribuição que contem a maior freqüência simples.

    Onde:

    li = Limite inferior da classe que contém a medida;

    Fc = Freqüência acumulada até a classe imediatamente anterior à classe que contém a medida.;

    Fi = Freqüência simples da classe que contém a medida;

    H = Amplitude da classe.

    Exemplo de Aplicação das Fórmulas

    Veja a seguir um exemplo da aplicação das fórmulas para os dados salariais do cargo de Analista de Sistemas coletados nas empresas X, Y, Z e corrigidos para 240 horas mensais e para a mesma data-base:



    sigacsa_media_exemplo

    sigacsa_variancia_a

    sigacsa_desvio_padrao_exemplo

    sigacsa_k_exemplo

    Amplitude Amostral

    sigacsa_amplitude_amostral_exemplo

    Amplitude de Classe

    sigacsa_amplitude_classe_exemplo