Page tree

Cadastro de Programa

Produto:

Promoção da Saúde

Versões:

12.x

Assunto:

  1. Como cadastrar um programa.


Este é o principal cadastro do PDS. Nesta etapa é que serão dadas as características dos programas a serem utilizados. 

Para isso, deve ser configurada toda a estrutura de elegibilidade para captação de beneficiários para o programa assim como os alertas, os tratamentos medicamentosos e não medicamentosos e outros detalhes que serão verificados abaixo.

Acesse o cadastro em Atualizações/Promoção da Saúde/Cadastro de Programas (PLSPRO01).

Clique em Incluir. O sistema apresentará a tela para cadastro do Programa Saúde, dividida em 2 cadastros. Preencha os campos, de acordo com as instruções abaixo:



Campo Desc. Program (BOA_DESPRO): Digite um nome para o programa.
Campo Objetivo (BOA_OBJPRO): Descreva o programa de forma objetiva, sintetizando suas características principais.
Campo Data Início (BOA_DATINI): Insira data de início do programa.
Campo Data Fim (BOA_DATFIM): Insira a data de término do programa.
Observação: Os campos Data Inicio e Data Fim serão utilizados somente quando a campanha tem uma determinada Validade. Caso contrário, serão válidos os campos Duração e Período. Se os campos duração e período foram preenchidos, o sistema considerará como início, o dia posterior ao dia em que está sendo efetuado o cadastro.
Campo Duração (BOA_DURACA): Indique o tempo de duração do programa, pelas opções (Dia, Semana, Mês e Ano).
Campo Período (BOA_CTRDUR): Indica o período conforme a escolha da opção do campo Duração para fechar o ciclo de tempo do programa.
Observação: Por exemplo, se indicar a opção ANO no campo Duração e o número 5 no campo Período, significa dizer que este programa tem a validade de 5 anos.
Campo Alta Automat (BOA_ALTAUT): Indique se haverá alta automática do programa. Após a inscrição do beneficiário no programa, a alta / saída pode acontecer de forma espontânea ou automática (após a data de conclusão do programa).
Campo Indic. Princ (BOA_INDPRI): Indique se no programa haverá um gráfico principal de acompanhamento na tela de movimentação. Este gráfico representa um indicador geral referente ao programa para apoio à tomada de decisão. O modo de exibição do gráfico é definido no cadastro de indicadores.
Campo Indic. Indiv (BOA_INDIND): Decida se o programa terá um gráfico individual de acompanhamento do paciente na tela do prontuário e/ou da movimentação. Por exemplo, o indicador de evolução da pressão arterial, também é cadastrado na funcionalidade indicadores e atrelado a este campo pela tecla F3.
Campo Ativo (BOA_ATIVO): Indica se o programa esta ativo ou não.
Campo Logo Program: Utilizado para inserir um logotipo para o programa (Veja o exemplo na tela abaixo).
Campo Meta Cons (BOA_META): Indique qual é a meta de consultas para este programa.
Campo Cons. Padrão (BOA_CONPAD): Indique um procedimento para estar atrelado ao programa e ser referencia para a consulta padrão.
Inserindo uma Imagem para o Programa
A troca da imagem é feita pela opção Opções da Imagem.

Clique em Opções da Imagem/ Imagem. Caso queira alongar a imagem ao tamanho do molde, selecione a opção Ajustar,

 Clique em Manutenção e escolha a imagem que deseja inserir.

 

Clique em Ok. Se preferir, importe uma imagem de sua máquina pela opção Importar.

A segunda parte do cadastro é dividida em folders. Veja a descrição de cada funcionalidade:


 
Pasta Classificação de Risco
A Classificação tem como objetivo diferenciar o grau de cada item para a elegibilidade do programa e para a formatação do planejamento 
. A classificação de risco irá funcionar como uma chave indicadora para distinguir as diversas formas de elegibilidade e planejamento. 
Para preencher as informações dessa pasta, posicione o cursor na célula em branco e pressione a tecla [seta para baixo] e insira o cadastro para preencher os campos:
Campo Grau Risco (BOB_GRAU): Esse campo deve ser preenchido com valor numérico preferencialmente de forma crescente.
Campo Class. Risco (BOB_RISCO): Inclua a descrição da classificação de risco.
Observação: A classificação de risco tem ação direta dos cadastros de elegibilidade, exames/procedimento, tratamento não medicamentoso, tratamento medicamentoso. 


Pasta Elegibilidade 
As informações desta pasta serão utilizadas para eleger pacientes que estiverem dentro das regras para a elegibilidade ao programa de Promoção da Saúde. Este cadastro possui uma regra de cadastro pai e cadastro filho. Na parte superior é cadastrado o nome da regra e atrelado ao seu grau de risco e abaixo as suas configurações de busca de elegíveis.
Exemplo: Para Classificação de Risco 1 = Sobrepeso (acima), precisaremos de pessoas com o IMC acima de 25 (abaixo).




Cadastro Superior (Pai)
Campo Desc. Regra (BOC_DREGRA): Descrição da Regra de Elegibilidade.
Campo Class. Risco (BOC_RISCO): Classificação do Risco para que o paciente seja elegível ao programa.
Cadastro Inferior (Filho)
Campo - Tipo Eleg (BOP_TIPELE): Tipo da busca da elegibilidade. Este campo atribuirá qual a maneira de busca ao dado para que o paciente seja elegível ao programa. Escolha uma opção:
0 = Perguntas: Esta opção irá abrir a tela para selecionar as perguntas cadastradas para a formação da anamnese e ao selecionar a pergunta, deverá inserir qual é a resposta que o sistema irá identificar para que o beneficiário se torne um elegível. As perguntas dessa opção são retiradas da rotina Laboratório Pergunta, do módulo Gestão Hospitalar (Atualizações/Laboratório Pergunta).

 



1 = Campos: Esta opção abrirá a tela para selecionar campos das tabelas BTS (Cadastro da Vida) e BA1 (Cadastro de Usuário) do Plano de Saúde e indicar qual é a resposta esperada conforme o campo selecionado para que o beneficiário se torne um elegível.

 


2 = Procedimentos: Esta opção é utilizada para tornar um beneficiário elegível quando houver um procedimento indicado na guia conforme as regras determinadas nos campos Qtd. Ocorr (Quantidade de ocorrências) + Ind. Tempo (Indicador de período) + Tempo (Conforme o campo Ind. Tempo sistema fará os cálculos).



3 = Pontuação: Deverá indicar qual é a faixa de pontuação dentro do script selecionado que tornará o beneficiário um elegível.



4 = Diagnóstico: Esta opção é utilizada para tornar um beneficiário elegível quando houver o diagnóstico (CID), indicado na guia conforme as regras determinadas nos campos Qtd. Ocorr (Quantidade de ocorrências) + Ind. Tempo (Indicador de período) + Tempo (Conforme o campo Ind. Tempo sistema fará os cálculos).

 


5 = Pesquisa, este item será disponibilizado na segunda fase do módulo PDS. 
Campo Dado Busca (BOP_DADO): Indica o dado da busca da elegibilidade. A partir deste cadastro é que o sistema irá gerar os pacientes (elegíveis) que podem participar do programa conforme opções do campo acima.
Campo Condic. Bus (BOP_CONDIC): Condição da busca do paciente elegível conforme indicado.
Campo Sintaxe Cond (BOP_STXCND): Sintaxe da condição da busca que será utilizada internamente pelo código fonte do programa.
Pasta Exames / Procedimentos
Nesta Pasta devem ser informados os exames e procedimentos que deverão ser realizados pelos pacientes inscritos no programa.

 



Campo Tab. Padrão (BOD_CODTAP): Indique a tabela padrão para filtrar os procedimentos.
Campo Class. Risco (BOD_RISCO): Indique o código da classificação do risco, para cada procedimento incluído nesta tabela.
Campo Fator de Gerac (BOD_FATGER): Selecione uma das opções:
Por contagem: Determina que o procedimento configurado naquele programa deva ser realizado, em determinado período (de acordo com os campos período e duração), a contar do início do programa.
Por período: Determina que o procedimento configurado naquele programa deva ser realizado X vezes (de acordo com os campos selecionados), dentro do prazo de término do programa. Campo Pré Agenda (BOD_PREAGE): Indica Sim ou Não para definir se o exame / procedimento terá pré-agendamento ou não. 


Exemplo 1: 
Foi realizado um programa de prevenção de problemas respiratórios em crianças. O Programa tem duração de 05 anos, acompanhando os primeiros 05 anos da criança. Suponhamos que neste programa a criança precise passar por consultas anuais. Para este exemplo, deve-se configurar o fator com a opção Por Período e a unidade de medida como 1/ ano. O Sistema dividirá a unidade de medida para todo o período do tratamento, de acordo com a data de ingresso da criança ao programa ( considerando que a criança pode não começar a partir de seu nascimento) 
Exemplo 2: 
Em um programa iniciado em 10/01/2014 para Antitabagismo, o paciente deve parar de fumar, beber mais água e adotar a prática de exercícios físicos. Suponhamos que o médico deseje examinar o pulmão de seu paciente após o sexto mês de tratamento, para avaliar a evolução de sua saúde. Nesse caso, adota-se a unidade de medida 6/mês no fator por contagem. O sistema entenderá que um exame é necessário a contar seis meses após a data de ingresso do paciente ao programa (no caso, 10/07/2014). 
Exemplo 3: 
Um programa de Gestação teve início no dia 10/01/2014 e seu término está previsto para o dia 10/10/2014. Nesse programa de gestação, o médico deseja acompanhar o tratamento da gestante do primeiro ao sexto mês com uma frequencia de uma vez ao mês. Porém, após o sétimo mês, ele deseja intensificar o acompanhamento por estar se aproximando do parto. Para este caso, as duas regras devem ser configuradas: Por Período e por Contagem. A primeira, com unidades de medida 1/mês, para estabelecer a periodicidade e a segunda para as demais visitas que serão feitas próximas ao parto, de acordo com o tempo da sua participação no programa (já que uma gestante pode entrar no programa após o primeiro vez de gravidez). 


Campo Cod. Dispon. (BOD_CODDIS): Informe o código de disponibilidade de referência caso esteja utilizando a opção de pré-agendamento.
Campo Cod. Sinaliz (BOD_CODSIN): Código de sinalizador que será disparado para o exame/procedimento.
Campo Qtd dias Sin (BOD_PERSIN): Indica com quantos dias de antecedência ao exame/procedimento será disparado o sinalizador de acordo com o que estiver informado neste campo, por exemplo 5, significa que 5 dias antes do exame/procedimento o sinalizador deve ser emitido. 
Pasta Tratamento não-medicamentoso
Nesta pasta deve ser informado o tratamento que o paciente deverá fazer sem o uso de medicamentos, como exemplo algum tipo de cuidado, orientação alimentar ou até mesmo orientação física.


 
Campo Tratamento (BOE_TRATAM): Insira breve descrição da recomendação do tratamento.
Campo Class. Risco (BOE_RISCO): Indique qual a classificação de risco do paciente para que essa recomendação seja apresentada. Este campo deve ser configurado para todas as classificações de riscos que se julgar necessário.
Campo Elegíveis (BOE_SOMELE): Informa se a recomendação será exibida também para os elegíveis, caso contrário somente para inscritos.
Pasta Tratamento Medicamentoso
Nesta pasta deverá ser informado o tratamento que o paciente deverá fazer com o uso de medicamentos.



Campo Princ Ativo (BOF_PRINAT): Indique o medicamento a ser prescrito, este campo terá sua busca na tabela base de principio ativo de medicamentos.
Campo Tab. Padrão (BOF_CODTAB): Insira o código da tabela padrão do sistema.
Campo Cod. Medica (BOF_CODMED): Insira o código do medicamento prescrito. 
Campo Class. Risco (BOF_RISCO): Insira qual classificação de risco será indicado para utilizar este medicamento.
Campo Elegíveis (BOF_SOMELE): Informe sim ou não, para definir se o medicamento é somente para elegíveis.
Observação: Se for informado o princípio ativo, os campos referentes ao medicamento ficarão desabilitados. 


Pasta Sinalizadores X Programas
Nesta pasta deverão ser indicados os sinalizadores cadastrados que poderão ser utilizados no programa.



Cod. Sinaliz (BOH_CODSIN): Indique o código do sinalizador para avisos e alertas gerais.
Data Sinaliz (BOH_DATSIN): Indique a data do disparo do sinalizador para o programa.
Duração Sina (BOH_DURSIN): Indique o fator de período para o cálculo da data de disparo do alerta.
Period. Sina (BOH_PERSIN): Indique o valor (numérico) de vezes para a periodicidade do disparo do sinalizador. 
Pasta Indicadores X Programas



Nesta Pasta deverá ser informado quais os indicadores que serão utilizados no programa.
Campo Cod. Indicad (BOI_CODIND): Insira o código do indicador que sera exibido na tela de movimentação para apoio a tomada de decisão. 


Pasta Campanhas e Eventos 
Nesta Pasta devem ser informadas as campanhas e eventos que farão parte do programa.



Campo Cod Campanha (BOG_CODCAM): Insira o código da campanha pré-cadastrada no Call Center, que fará parte deste programa.
Campo Cod Sinaliz (BOG_CODSIN): Insira o código do sinalizador para alerta de aviso desta campanha.
Campo Dias anteced (BOG_DIASAN): Indica a quantidade de dias de antecedência que o sistema irá disparar os sinalizadores referente à campanha indicada.
Pasta Evolução Relatório 
Essa pasta define quais perguntas do questionário de anamnese fazem parte da evolução do programa, somente para clientes que utilizarem o Prontuário Eletrônico. Por exemplo, se é um programa para fumantes, pode ter uma pergunta no questionário que informa quantos cigarros por dia o paciente consome e a resposta desta irá determinar se o paciente está tendo evolução com o programa.



Campo Cod.Pergunta (BOV_CODPER): Código da pergunta do questionário da Anamnese que será considerado para a Evolução do Relatório da Promoção.
Ações Relacionadas.



Em Ações Relacionadas, juntamento com os botões padrão do Protheus, há as opções Programa e Trat Não Med, dentro da opçãoConhecimento.
Programa: Esta opção permite armazenar documentos e ou arquivos zipados referente aos programas cadastrados no sistema, para consulta posterior. Recomenda-se inserir os documentos das regras, modelo de termos de aceite do programa, regulamentos etc. 
Trat. Não Med: Esta opção permite armazenar documentos e ou arquivos zipados, específicos de cada interação medicamentosa cadastrada no sistema para consulta posterior. É indicado inserir os documentos farmacológicos da definição dos medicamentos cadastrados na interação medicamentosa.