Cenário 5: Siscoserv Integrado com o Compras
PROCESSOS DE SERVIÇOS
A manutenção de Processo de aquisição tem como objetivo registrar e controlar as solicitações de uma ou mais aquisição de serviços para cada exportador. Nela será possível controlar se o processo de aquisição está aguardando registro, em fase de registo ou encerrado.
No exemplo abaixo, iremos gerar um Processo de Aquisição a partir de um Pedido de Compras. Para isso é necessário que o parâmetro MV_COMSEIC esteja habilitado.
Exemplo - Como incluir um Processo de aquisição integrado ao Compras:
- No Compras acesse Atualizações\ Pedidos\ Pedidos de Compra.
- Clique na opção Incluir.
- Será apresentada a tela Pedido de Compra, preencha os dados da capa do pedido e o item.
- Logo após clique em Confirmar para salvar o pedido.
- No Easy Siscoserv acesse Atualizações\ Importação\ Processo Aquisição.
- Será gerado um Processo de Aquisição no Easy Siscoserv.
Nota: Caso o parâmetro MV_ESS0003 esteja habilitado, o sistema irá gerar os Registros de Aquisição de Serviços de forma automática a partir da inclusão de um processo, desde que o mesmo possua todas as informações necessárias para tal. Se mesmo assim o sistema não conseguir gerar o Registros de Aquisição de Serviços de forma automática, será informado ao usuário o motivo através do campo Msg. Log.
Para visualizar a mensagem, selecione um processo com status Aguardando Registro, ou seja, um processo que ainda não está na fase de Registro de Aquisição de Serviços. Clique em visualizar para que seja apresentada a tela Processo de aquisição.
Nota: Caso o parâmetro MV_ESS0008 esteja habilitado, o sistema permite alterar e excluir processos de aquisição e invoices no SIGAESS gerados a partir dos módulos SIGACOM e SIGAFAT, ao contrario, as informações só poderão ser alteradas no SIGACOM (neste cenário).
O sistema também possibilita a opção RAS Automático para gerar o Registro de Aquisição de Serviços a todos os processos com status Aguardando Registro. Essa opção somente é liberada caso o parâmetro MV_ESS0003 esteja habilitado.
Exemplo - Como gerar o RAS para todos os Processos com status Aguardando Registro:
- No Easy Siscoserv acesse Atualizações\ Importação\ Processo Aquisição.
- Clique em Ações Relacionadas e AtualizaRAS e confirme a ação.
- Caso o Processo possua dados suficientes para a geração do RAS, e o sistema valide, a ação ocorrerá com sucesso.
Existe ainda a opção de gerar um processo de aquisição similar a um já existente de forma mais simples, isso é possível através da opção Copiar Processo.
Exemplo - Como copiar um Processo de aquisição:
- No Easy Siscoserv Control acesse Atualizações\ Importação\ Processo Aquisição.
- Selecione um processo já cadastrado e em Ações Relacionadas clique na opção Copiar Processo.
- Será apresentada a tela Processo de aquisição, informe os dados necessários e confirme a inclusão.
INVOICES
Na manutenção de Invoice (fatura) de aquisição de serviço internacional, serão registrados os dados da invoice a pagar referente à aquisição do serviço. Essa etapa é necessária apenas para utilizar o controle financeiro do módulo Easy Siscoserv Control, que controla toda a operação de contratação de câmbio para pagamento da invoice. Caso a intenção seja apenas de fornecer os dados necessários para integração com Siscoserv, basta realizar as baixas para os pagamentos. Para incluir uma invoice, é necessário que haja um processo de aquisição já cadastrado.
Após a inclusão da invoice para o processo de aquisição de serviço internacional, é possível incluir os vencimentos a pagar para contratação do câmbio ou as baixas com os pagamentos relacionados ao processo.
Feito a inclusão do Pedido de Compras é necessário à criação do Documento de Entrada. Neste cenário, caso o SIGAESS esteja integrado com o SIGAFIN, ocorrerá à integração da invoice, câmbio e geração de títulos no Financeiro, para isso, é necessário habilitar os parâmetros MV_ESS0016 e MV_AVG0226. A geração de títulos ocorrerá apenas se os dois parâmetros estiverem habilitados. Lembrando que este cenário de integração com o SIGAFIN é opcional, e a inclusão da invoice e parcelas de cambio podem ser feitas manualmente.
Nota: Caso o sistema esteja configurado com uma TES como gera duplicata = SIM, ao incluir o pedido de compras e o documento de entrada no Compras, o sistema gera o titulo referente à invoice e demais títulos do processo no Financeiro/ Contas a Pagar e atualiza o processo de aquisição no SIGAESS gerando a invoice e as parcelas de câmbio de acordo com a condição de pagamento informada. Este procedimento ocorre, caso o parâmetro MV_ESS0013 estiver habilitado.
Exemplo - Como incluir uma Invoice:
- No Easy Siscoserv Control acesse Atualizações\ Importação\ Processo Aquisição.
- Selecione o processo de aquisição anteriormente cadastrado e em Ações Relacionadas clique em Invoices.
- Será apresentada a tela Invoices, parte superior da tela clique em incluir:
- Para o preenchimento dos itens, o usuário pode informar os dados de forma manual ou através da opção Fatura Todos em Ações Relacionadas, que permite a distribuição do Valor de Câmbio e do Valor Exterior de forma proporcional à quantidade de todos os itens, bem como ao Saldo a Faturar de cada um, no exemplo abaixo, não está sendo utilizado todo o saldo.
- Para preencher os valores de forma manual, basta informar os mesmos na linha correspondente ao item.
Nota: Caso o campo Cond. Pag. seja informado, o sistema irá gerar as parcelas de câmbio de forma automática, de acordo com a especificação da condição de pagamento, conforme já descrito neste manual.
- Logo após, clique em Confirmar para salvar a invoice.
- Para os cenários, onde houver integração do Siscoserv com o módulo Financeiro, inclua o documento de entrada e no processo de aquisição em Ações Relacionadas clique em Busca Invoices.
- Na mensagem apresentada clique em Sim.
- Veja que o sistema irá integrar o documento de entrada para o Siscoserv, trazendo a invoice e as parcelas de câmbio para o processo de aquisição.
PARCELAS DE CÂMBIO
Na manutenção de Parcelas cambiais de aquisição de serviço internacional, serão registrados os dados dos vencimentos das faturas a pagar referente à contratação de serviço. As parcelas podem ser calculadas automaticamente pelo sistema caso seja enviada a condição de pagamento na fatura. Caso contrário, pode ser utilizada esta inclusão para envio das parcelas para contratação do câmbio ou para o registro das baixas referente à invoice.
Para incluir as parcelas, é necessário que haja um processo de aquisição já cadastrado. Também é necessária a inclusão da invoice que será paga através da baixa das parcelas incluídas.
Exemplo - Como incluir uma parcela de câmbio manual:
- No Easy Siscoserv Control acesse Atualizações\ Importação\ Processo Aquisição.
- Selecione o processo de aquisição anteriormente cadastrado e Ações Relacionadas clique em Invoices.
- Será apresentada a tela Invoices, na parte superior da tela, selecione a invoice anteriormente incluída para que na parte inferior, sejam exibidas as parcelas vinculadas a ela. Clique em Incluir para realizar a operação de forma manual.
- Será apresentada a tela Inclusão de Parcela, na pasta Dados Gerais, preencha as informações.
- Logo após, confirme a operação. Com isso, o próximo passo é liquidar as parcelas, através do botão Liquidar.
Exemplo - Como liquidar uma parcela de câmbio:
- No Easy Siscoserv Control acesse Atualizações\ Importação\ Processo Aquisição.
- Selecione o processo de aquisição anteriormente cadastrado e em Ações Relacionadas clique em Invoices.
- Será apresentada a tela Invoices, na parte superior da tela, selecione a invoice anteriormente incluída para que na parte inferior, sejam exibidas as parcelas vinculadas a ela. Em Ações Relacionadas, clique em Liquidar.
- Será apresentada a tela Liquidação da parcela, na pasta Dados Gerais, preencha as informações necessárias.
- Como a Modalidade escolhida foi Contrato de Câmbio, na respectiva pasta preencha as informações necessárias
- Logo após, confirme para gravar a liquidação.
- Será apresenta a mensagem Confirmar a liquidação?, clique em Sim.
- No módulo de Aquisição, a liquidação das parcelas irá gerar os Pagamentos, que poderão ser visualizados através dos Registros de Aquisições de Serviços.
- Caso a invoice e as parcelas de cambio tenham sido geradas a partir da integração do SIGAFIN para o SIGAESS, o titulo gerado no Contas a Pagar deve ser liquidado pelo próprio Financeiro. Ao liquidar o titulo, sistema envia as informações de liquidação para o câmbio do Siscoserv.
REGISTROS DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS
O Registro de Aquisição de Serviços (RAS) tem o objetivo de formalizar a aquisição realizada por residentes ou domiciliados no País (Brasil) de residentes ou domiciliados no exterior. Nela também é possível controlar o status do registro e do pagamento do serviço.
Nota: Caso o parâmetro MV_ESS0003 esteja habilitado, o sistema irá gerar os registros de forma automática a partir da inclusão de um processo, desde que o mesmo possua todas as informações necessárias para tal.
Exemplo - Como incluir um Registro:
- No Easy Siscoserv acesse Atualizações\ Importação\ RAS.
- Clique na opção Incluir.
- Será apresentada a tela Registro de Serviços.
- Na pasta Dados Gerais preencha as informações.
Nota: O campo Proc. Base é um facilitador cujo objetivo é completar alguns dados da capa do registro de serviços e/ou o(s) serviço(s) incluídos á partir de um processo.
Ao selecionar um processo o sistema apresentará a seguinte mensagem: Deseja selecionar todos os serviços pertencentes a este processo?. Ao escolher a opção Sim o sistema trará todos os serviços, ao escolher a opção Não ele só atualizará as informações da capa do registro.
5. Outra forma de vincularmos os serviços é através da opção do botão Seleção de Processo em Ações Relacionadas.
6. Será apresentada a tela Parâmetros, onde é possível selecionar um processo específico através do campo Processo Base?, ou todos os processos que possuam serviços com o mesmo código N.B.S através do campo Código N.B.S.
7. Neste exemplo usaremos o filtro por processo, portanto, selecione o processo de aquisição criado anteriormente e confirme.
8. O sistema irá carregar as informações do(s) serviço(s) do processo selecionado conforme abaixo, para que assim, possam ser selecionados os serviços que irão compor o Registro.
9. Após preencher os dados do serviço na pasta Financeiro as informações de valores foram preenchidas automaticamente.
10. Caso o serviço esteja vinculado à importação de bens deve-se preencher o número da DI na parte de Documentos.
Nota: Esta funcionalidade estará disponível quando o conteúdo do parâmetro MV_ESS0004 estiver como “.T.”
11. Logo após clique em Confirmar para salvar o registro.
Nota: Os status dos registros e dos pagamentos são atualizados conforme cada etapa.
PAGAMENTOS
Através da manutenção do Registro de Aquisição de Serviços, podemos visualizar os pagamentos gerados anteriormente.
Exemplo - Como visualizar os pagamentos
No Easy Siscoserv Control acesse Atualizações\ Importação\ RAS.
- Será apresentada a tela Registro de Aquisição de Serviços (RAS).
- Na parte superior da tela, o sistema exibe os Registros existentes, na parte inferior, são exibidos os pagamentos relacionados ao Registro selecionado.
- Nas duas partes da tela, existe opção Legendas, através dela é possível verificar os Status dos Registros, bem como dos Pagamentos, no exemplo acima, existem itens que ainda não foram Registrados no Siscoserv, tal ação será vista a seguir neste documento.
INTEGRAÇÃO CSV
O Easy Siscoserv Control também possui a funcionalidade de integração de arquivos CSV, tal integração comporta as etapas de Processos de Serviço, Invoices e Parcelas de Câmbio. Para maiores informações, consultar o documento contendo o layout dos arquivos a serem integrados.
Exemplo - Como integrar um arquivo CSV.
No Easy Siscoserv Control acesse Atualizações\ Miscelânea\ Integração\ Arquivo CSV.
- Busque o diretório e selecione o arquivo a ser integrado.
- Ao final da integração, é exibida uma mensagem referente aos processos integrados.
REGISTRO DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇO (RAS)
A integração do Registro de Aquisição de Serviços (RAS) tem o objetivo de gerar os lotes, bem como enviar os dados do Registro de Aquisição de Serviço cadastrado anteriormente ao Siscoserv, ou seja, a partir daqui, os serviços poderão ser de fato registrados.
Pré-Requisitos:
- Possuir um registro cadastrado no Registro de Aquisição de Serviços.
Exemplo - Como Gerar um Lote do RAS:
- No Easy Siscoserv acesse Atualizações\ Importação \Int. SISCOSERV.
- No menu Aquisição de Serviço\Registro de Aquisição de Serviço, clique sobre a pasta Não Enviados, logo após, verifique o menu Ações. Clique sobre Gerar Lote de arquivos.
- Para cenários onde o parâmetro MV_ESS0028 possuir conteudo 1, o sistema exibirá uma mensagem informativa ao usuário, informando que o sistema está configurado para integração com a Base de Testes do Portal do Siscoserv e que qualquer integração para a Base de Testes não terá qualquer efeito legal e não deve ser utilizada em um ambiente de produção.
Caso o usuario desejar não prosseguir, basta clicar em Não e o sistema retornará a tela anterior.
Caso o usuario desejar prosseguir, basta clicar em Sim. - Na próxima tela, clique em Avançar, logo após selecione o Registro cadastrado anteriormente e clique novamente em Avançar, feito isso, basta Finalizar. Neste momento estamos selecionando as informações a serem enviadas ao Siscoserv referente ao nosso Registro de Aquisição de Serviços.
- Verifique que o Status do lote gerado é Não Enviado, atenção também ao campo Id.Lote, pois esta é sua identificação.
Exemplo - Como Enviar um Lote do RAS:
- No menu Aquisição de Serviço\Registro de Aquisição de Serviço, clique sobre a pasta Não Enviados e clique sobre a opção Enviar Lote de arquivos no menu Ações.
- Clique sobre o botão Avançar nas próximas telas para que esta ação seja efetuada. O sistema irá exibir mensagens com as informações que estão sendo enviadas ao Siscoserv, basta clicar em Ok em cada uma delas e no final confirmar a ação.
- Clique em Ok novamente nas próximas telas e em Avançar para finalizar esta etapa.
Exemplo - Como Processar um Lote do RAS:
- No menu Aquisição de Serviço\ Registro de Aquisição de Serviço, clique sobre a pasta Integrados e selecione o lote, em seguida, clique sobre Processar, esta é a etapa onde de fato os serviços serão registrados.
- Clique em Avançar na próxima tela e verifique que na opção Seleção de Lotes, é possível processar todos os lotes ou apenas aquele desejado. Marque a opção para processar apenas o lote em questão, avance e finalize esta etapa.
- No menu Aquisição de Serviço\Registro de Aquisição de Serviço, clique sobre a pasta Processados e verifique o lote foi processado com sucesso.
- A partir deste momento, não há mais como cancelar o lote, pois os dados já foram registrados no Siscoserv.
- No Easy Siscoserv acesse Atualizações\Importação\RAS.
- Selecione o Registro cadastrado anteriormente e clique na opção Visualizar.
- Na pasta Dados Gerais, verifique que o campo Status SISC. foi atualizado, sendo que o campo da capa, refletirá os serviços e os documentos, ou seja, se todos eles estiverem registrados, seu status será Registrado no Siscoserv, se um deles ainda não estiver registrado, seu status será Parcialmente Registrado no Siscoserv. Caso todos os documentos e os serviços estiverem registrados e os pagamentos referentes a eles estiverem liquidados e registrados, o sistema irá preencher a Data de Encerramento.
Cenário 6: Siscoserv Integrado com o Faturamento
PROCESSOS DE SERVIÇOS
A manutenção de Processos de Serviço tem como objetivo registrar e controlar as solicitações de uma ou mais venda de serviços para cada importador. Nela será possível controlar se o pedido de serviço está aguardando registro, em fase de registro ou encerrado, controlar as invoices, bem como as parcelas de câmbio.
No exemplo abaixo, iremos gerar um Processo de Venda a partir de um Pedido de Venda. Para isso é necessário que o parâmetro MV_FATSEEC esteja habilitado
Exemplo - Como incluir um Processo de venda integrado ao Faturamento:
- No Faturamento acesse Atualizações\Pedidos\Pedidos de Venda.
- Clique na opção Incluir.
- Será apresentada a tela Pedido de Venda, preencha os dados da capa do pedido.
- Agora preencha o item.
- Logo após clique em Confirmar para salvar o pedido.
- No Easy Siscoserv acesse Atualizações\ Exportação\ Processo Venda.
- Será gerado um Processo de Venda no Easy Siscoserv.
Nota: Caso o parâmetro MV_ESS0003 esteja habilitado, o sistema irá gerar os Registros de Venda de Serviços de forma automática a partir da inclusão de um processo, desde que o mesmo possua todas as informações necessárias para tal. Se mesmo assim o sistema não conseguir gerar o Registros de Venda de Serviços de forma automática, será informado ao usuário o motivo através do campo Msg. Log.
Para visualizar a mensagem, selecione um processo com status Aguardando Registro, ou seja, um processo que ainda não está na fase de Registro de Venda de Serviços. Clique em visualizar para que seja apresentada a tela Processo de Serviço.
O sistema também possibilita a opção RVS Automático para gerar o Registro de Venda de Serviços a todos os processos com status Aguardando Registro. Essa opção somente é liberada caso o parâmetro MV_ESS0003 esteja habilitado.
Exemplo - Como gerar o RVS para todos os Processos com status Aguardando Registro:
- No Easy Siscoserv acesse Atualizações\ Exportação\ Processo Venda.
- Clique em Ações Relacionadas, na opção Atualiza RVS e confirme a ação.
- Caso o Processo possua dados suficientes para a geração do RVS, e o sistema valide, a ação ocorrerá com sucesso.
INVOICE
Na manutenção de Invoice (fatura) de venda de serviço internacional, serão registrados os dados da invoice a receber referente à venda do serviço. Para incluir uma invoice, é necessário que haja um processo de venda já cadastrado. Essa etapa é necessária para integração com Siscoserv.
Após a inclusão da invoice para o processo de venda de serviço internacional, é possível controlar a contratação do câmbio pelo Easy Siscoserv, com a inclusão dos vencimentos a receber e controle das baixas.
Exemplo - Como incluir uma Invoice:
- No Easy Siscoserv acesse Atualizações\ Exportação\ Processo Venda.
- Selecione o processo de serviço anteriormente cadastrado e clique em Ações Relacionadas, na opção Faturamento.
- Será apresentada a tela Invoices, parte superior da tela clique em incluir.
- Para o preenchimento dos itens, o usuário pode informar os dados de forma manual ou através da opção Fatura Todos em Ações Relacionadas, que permite a distribuição do Valor de Câmbio e do Valor Exterior de forma proporcional à quantidade de todos os itens, bem como ao Saldo a Faturar de cada um, no exemplo abaixo, não está sendo utilizado todo o saldo.
- Para preencher os valores de forma manual, basta informar os mesmos na linha correspondente ao item.
Nota: Caso o campo Cond. Pag. seja informado, o sistema irá gerar as parcelas de câmbio de forma automática, de acordo com a especificação da condição de pagamento, conforme já descrito neste manual.
- Logo após, clique em Confirmar para salvar a invoice.
- No módulo de Venda, a geração da invoice irá gerar os Faturamentos, que poderão ser visualizados através dos Registros de Venda de Serviços.
PARCELAS DE CÂMBIO
Na manutenção de Parcelas cambiais de venda de serviço internacional, serão registrados os dados dos vencimentos das faturas a receber referente à contratação de serviço. As parcelas podem ser calculadas automaticamente pelo sistema caso seja enviada a condição de pagamento na fatura. Caso contrário, pode ser utilizada esta inclusão para envio das parcelas para contratação do câmbio ou para o registro das baixas referente à invoice.
Para incluir as parcelas, é necessário que haja um processo de venda já cadastrado. Também é necessária a inclusão da invoice através da baixa das parcelas incluídas.
Exemplo - Como incluir uma parcela de câmbio manual:
- No Easy Siscoserv acesse Atualizações\ Exportação\ Processo Venda.
- Selecione o processo de serviço anteriormente cadastrado e clique em Ações Relacionadas na opção Faturamento.
- Será apresentada a tela Invoices, na parte superior da tela, selecione a invoice anteriormente incluída para que na parte inferior, sejam exibidas as parcelas vinculadas a ela. Clique em Incluir para realizar a operação de forma manual.
- Logo após, confirme a operação. Com isso, o próximo passo é liquidar as parcelas, através do botão Liquidar.
- Será apresentada a tela Inclusão de Parcela, na pasta Dados Gerais, preencha as informações:
Exemplo - Como liquidar uma parcela de câmbio:
- No Easy Siscoserv acesse Atualizações\ Exportação\ Processo Venda.
- Selecione o processo de serviço anteriormente cadastrado e clique em Ações Relacionadas na opção Faturamento.
- Será apresentada a tela Invoices, na parte superior da tela, selecione a invoice anteriormente incluída para que na parte inferior, sejam exibidas as parcelas vinculadas a ela. Clique em Ações Relacionadas na opção Liquidar.
- Será apresentada a tela Liquidação da parcela, na pasta Dados Gerais, preencha as informações necessárias:
- Como a Modalidade escolhida foi Contrato de Câmbio, na respectiva pasta preencha as informações necessárias:
- Logo após, confirme para gravar a liquidação.
- Será apresenta a mensagem Confirmar a liquidação?, clique em Sim.
REGISTRO DE VENDA DE SERVIÇOS
A manutenção de Registro de Venda de Serviços (RVS) tem o objetivo de formalizar a venda do serviço realizado por residentes ou domiciliado no País (Brasil) a residentes ou domiciliados no exterior. Nela também é possível controlar o status do registro e do pagamento do serviço.
Nota: Caso o parâmetro MV_ESS0003 esteja habilitado, o sistema irá gerar os registros de forma automática a partir da inclusão de um processo, desde que o mesmo possua todas as informações necessárias para tal.
Exemplo - Como incluir um Registro:
- No Easy Siscoserv acesse Atualizações\ Exportação\ RVS.
- Clique na opção Incluir.
- Será apresentada a tela Registro de Serviços.
- Na pasta Dados gerais preencha os dados:
Nota: O campo Proc. Base é um facilitador cujo objetivo é completar alguns dados da capa do registro de serviços e inicializar o(s) serviço(s) para registro á partir de um processo.
Ao selecionar um processo o sistema apresentará a seguinte mensagem: Deseja selecionar todos os serviços pertencentes a este processo?. Ao escolher a opção Sim o sistema trará todos os serviços, ao escolher a opção Não ele só atualizará as informações da capa do registro.
- Logo após em Ações Relacionadas selecione a opção Seleção de Processos.
- Será apresentada a tela Parâmetros, onde é possível selecionar um pedido específico através do campo Processo Base? ou todos os pedidos que possuam serviços com o mesmo código N.B.S através do campo Código N.B.S.?
Neste exemplo usaremos o filtro por pedido, portanto, selecione o processo de serviço criado anteriormente e clique em OK.
- O sistema irá carregar as informações do(s) serviço(s) do pedido selecionado conforme abaixo:
- Após preencher os dados do serviço na pasta Financeiro as informações de valores serão preenchidas automaticamente.
- Caso o serviço esteja vinculado à importação de bens deve-se preencher o número do RE na parte de Documentos.
Nota: Esta funcionalidade estará disponível quando o conteúdo do parâmetro MV_ESS0004 estiver como “.T.”.
- Logo após clique em Confirmar para salvar o registro.
Nota: Os status dos registros e dos pagamentos são atualizados conforme a fase do processo.