Page tree

Disponibilizar a emissão de Nota Fiscal Interestadual no Venda Assistida_DIFAL

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

SIGALOJA

Função:

LOJXFUNC, LOJANF, LOJA950, LOJA701, LOJA701A, LOJA701B, LOJA701C, LOJXFUNB e UPDLO163.

Situação/Requisito:

O Venda Assistida considera operação interna/dentro do estado vendas onde é utilizado o conceito de retira, ou seja, a mercadoria é entregue ao consumidor no ato da venda. Para ser considerada operação interestadual seria necessário a utilização do conceito de venda com entrega, nesse caso é gerado o pedido de venda e a venda é finalizada no módulo de Faturamento. (conforme documentação TDN: DT_TUIRXM_DIFAL_NO_VAREJO(SIGALOJA)_PARA_CONSUMIDOR_FINAL)

Com o advento da legislação que trata a venda interestadual denominada DIFAL (diferencial de alíquota), nossos clientes de Varejo ficaram obrigados a utilizar o módulo do Faturamento para a emissão de nota fiscal interestadual, essa operação onerou a operação de Varejo.

Solução/Implementação:

1.1 O objetivo dessa ficha é disponibilizar a emissão de Nota Fiscal Interestadual no Venda Assistida, facilitando assim a operação de Varejo.

Referencias para a operação:

http://www.tdn.totvs.com/display/PROT/FIS0012_Emenda_Constitucional_87_2015

http://tdn.totvs.com/display/PROT/DT_MV_LJLBNT

http://tdn.totvs.com/display/PROT/DT_MV_LJINTUF

LJRETGUIA_Responsavel_por_manipular_as_perguntas_referentes_a_geracao_de_guia_de_DIFAL_e_FECP

2.1 Acertos executados para habilitar finalização de venda no ambiente Retaguarda-PAF, apenas quando o parâmetro MV_LJLBNT estiver habilitado alem de quando fora selecionado tipo Nota Fiscal ao invés de Cupom.

2.2 Verificar-se que se caso o Cliente Padrão seja selecionado, a venda via Nota Fiscal, não sera habilitada, assim, como é por padrão selecionada a opção Cupom, também não sera possível finalização de venda no ambiente Retaguarda-PAF.

2.3 Quando selecionada venda via Cupom Fiscal, a venda só poderá ser finalizada, quando ambiente PDV-PAF.

Conversores e Parâmetros:

Executar o UPDATE u_UPDLO163, para a criação dos seguintes parâmetros:

MV_LJINTUF - Responsável por habilitar Venda Interestadual.(0 - Não, 1 - Sim)

MV_LJLBNT - Liberação de Geração de Nota.(0- Verificação Padrão, 1- Emissao de Nota para Pessoa Juridica, 2 - Emissão de Nota para Pessoa Fisica e Juridica) , com exceção ao ambiente PDV-PAF.    

Para referencia de configuração, ainda pode ser acessado o link SIGALOJA_0405_Quais campos sao obrigatorios para configuração do DIFAL?

Fontes do Pacote:

IMPXFIS.PRW 02/04/2016 12:37:13
LOJA701.PRW 14/04/2016 11:14:53
LOJA701A.PRW 14/04/2016 17:03:15
LOJA701B.PRW 13/04/2016 10:33:26
LOJA701C.PRW 19/04/2016 15:50:12
LOJA950.PRW 14/04/2016 11:16:18
LOJANF.PRW 07/04/2016 19:03:02
LOJXFUNC.PRW 08/04/2016 18:05:46
UPDLO163.PRW 07/04/2016 20:16:11
LOJXFUNB.PRX 14/04/2016 11:16:00
MATXFIS.PRX 12/04/2016 11:53:00

Pacote:TUXK67.zip

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDLO163 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 07/04/2016.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. 
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Procedimento para Configuração

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure o(s) parâmetro(s) a seguir:

1.1.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

MV_LJINTUF

Tipo

Numeric

Descrição

Responsável por habilitar Venda Interestadual.(0 - Não, 1 - Sim)

Valor Padrão

0

Nome da Variável

MV_LJLBNT

Tipo

Numeric

Descrição

Liberação de Geração de Nota.(0- Verificação Padrão, 1- Emissao de Nota para Pessoa Juridica, 2 - Emissão de Nota para Pessoa Fisica e Juridica)      

Valor Padrão

0


Ponto de Entrada

Descrição:

P.E que define variável de retorno com 3 posições, esperando dois possíveis resultados, sendo, 'SIM' e 'NAO'.

Localização:

LJRETGUIA

Eventos:

Calculo do DIFAL

Programa Fonte:

LOJXFUNC

Função:

LjGrvTudo

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 aRet

Array

Array com 3 posições, esperando dois possíveis resultados, sendo, 'SIM' e 'NAO'.

SIM

 

Exemplo:

#include "rwmake.ch"
#INCLUDE "PROTHEUS.CH"

User Function LJRETGUIA()

Local aRet           := {}
Local lDifal          := .T. //Imprime Guia DIFAL
Local lLancCont  := .T. //Define se o Lancamento Contabil e On-line
Local lFecpDi      := .T. //Imprimr Guia Fecp Difal

MsgInfo("Definindo variável de retorno com 3 posições, esperando dois possíveis resultados, sendo, 'SIM' e 'NAO'. ")

aRet := {IIF(lDifal         ,  "SIM",  "NAO"),;
              IIF(lLancCont ,  "SIM",  "NAO"),;
              IIF(lFecpDi     ,  "SIM",  "NAO")}

Return aRet