Considerando que as tarefas desempenhadas pelo processamento de documentos, como a NFe por exemplo, se resumem a “construção dos lotes”, “assinatura digital do documento”, “transmissão ao fisco” e “verificação dos possíveis retornos do processamento fiscal”, é possível criar serviços balanceados do TSS, que tem por finalidade realizar apenas uma tarefa específica (parte) do processamento do documento (todo).
Exemplo:
Neste cenário fictício, uma corporação de filial única tem como atividade principal o comércio eletrônico de produtos diversificados, com alto volume de emissão de documentos, em uma operação 24x7. Neste cenário, a proporção das vendas é de 10.000 pedidos/hora. Por envolver uma operação substancialmente crítica e de alto volume, foi empregado um balanceamento por tipo de atividade.
Neste exemplo, o serviço responsável por receber as requisições do ERP, representado como “Serviço WebServices” foi isolado em um serviço específico para este fim. O Serviço 01 (ou Proc 01) é responsável apenas pela atividade de assinatura dos documentos. Já o Serviço 02 realiza apenas a atividade de transmissão da NFe. O Serviço 03 também faz tarefas de transmissão, mas apenas para cancelamentos e inutilizações. O Serviço 04 realiza apenas as tarefas de envio de e-mail da NFe aos clientes faturados.
Este modelo de Balanceamento pode ser configurado da seguinte maneira:
[Nome do Environment]
NFESPED_WORKFLOW=1,2,4
[JOBNFE]
main=SPEDWF
Environment=Nome do Environment
[ONSTART]
JOBS=JOBNFE
[Nome do Environment]
NFESPED_WORKFLOW=3,6
[JOBNFE]
main=SPEDWF
Environment=Nome do Environment
[ONSTART]
JOBS=JOBNFE