Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. As tags dos impostos 'PIS' e 'COFINS' lidas pela rotina não contemplavam casos tributados, exemplo: <pisAliq> e <cofinAliq>, <pisNT> e <cofinNT>, apenas <PISOutr>, <COFINSOutr>.;
  2. Valores recuperados do XML considerando apenas o 1º item, resultando em duplicidade incosistente inconsistente nos restantes itens da importação;
  3. Valores dos impostos de IPI e PIS COFINS não eram considerados do XML, eram recalculados conforme cadastros do sistema, o que causava inconsistências;
  4. Valores de CST do IPI e PIS COFINS não eram considerados do XML, e sim dos cadastros do sistema, o que causava inconsistências.

Solução:

  1. A rotina deve considerar também as outras tags: pisaliq / cofinaliqcofinsaliq e  pisnt / cofinntcofinsnt. Caso não contenham a tag conhecida, deixar o valor do tributo como 0 e não permitir ocorrer erro na rotina.
  2. Existindo no XML as tags de impostos (todos: icms, icms st, ipi, pis, cofins) por exemplo:

ICMS                                                                          IPI   IPI                                                                PIS                                                          COFINS

   

Para os casos de tributação ICMS ST, as tags poderão começar com CST 10, 30, 70, 90 e também consider também serão consideradas corretamente os impostos e valores de todos itens presentes no XML, mesmo que contenham 99 itens.

Importante: as tags de IPI e PIS COFINS que devem ser consideradas na leitura do XML pela rotina é conforme Layout da NF-e serão:

IPI: IPITrib / IPINT

Image Added


PIS COFINS: PISAliq / PISNT / PISOUTR / COFINFAliq / COFINSNT/ COFINSOutr

Image AddedImage Added


Regra de validar os impostos:

...

  • Para o IPI, PIS e COFINS se o tipo de documento for do tipo 'Entrada' e o XML da NFe for do tipo 'Saída', onde a tag <CFOP> especifícamente especificamente o sufixo começar com os valores '5', '6' ou '7', devendo considerar a troca de CST no XML, conforme:

...

  • Para o IPI,  PIS e COFINS se o tipo de documento for do tipo 'Entrada' e o XML também for do tipo 'Entrada', ou o tipo de documento for do tipo for 'Saída' (remessa de transferência, por exemplo) e o XML igualmente for do tipo 'Saída', em ambos os casos a troca do CST não se faz necessário.

  • Para o IPI, PIS e COFINS se o tipo de documento for do tipo 'Saída' e o XML for do tipo 'Entrada', onde a tag <CFOP> especifícamente especificamente o sufixo começar com os valores '1', '2' ou '3', devendo considerar a troca de CST no XML, conforme:

...

                           

PIS e COFINS

      


Importante: A troca do CST de IPI e PIS COFINS se faz necessário, pois, possuem regras especificas que devem seguir o padrão da Sefaz caracterizando a natureza da operação se é uma Entrada ou uma Saída.

Os valores não podem ser recalculados (impostos ou CST), pois, tem que ser a cópia fiel do que foi emitido e consta no XML, já que, esses dados que constam na Sefaz.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Veja também: Notas Fiscais de Saída de transferência estão sendo Duplicadas e invertidas.

...