O objetivo desse processo é que seja possível utilizar alíquotas de PIS e de COFINS nas movimentações de entradas que sejam diferentes das alíquotas das movimentações de saídas.
Sendo assim, quando o parâmetro do tipo de nota de entrada de fornecedor estiver habilitado o sistema utilizará as alíquotas diferenciadas de PIS ede e de COFINS cadastradas nos produtos.
Para tanto, é necessário aplicar a versão 123.0.0.0 - SP 28.00.19 - Totvs Varejo Homecenter (Linha Gemco) ou superior.
Acesso: Cadastros // Tipo de Nota // botão lateral: Tributação // aba: Parâmetros 1
Foi criado o parâmetro o parâmetro 'Entrada com alíq. dif. PIS/COFINS', que deve deverá ser marcado para o tipo de nota de entrada que deseja que a alíquota diferenciada de entrada para PIS/COFINS seja utilizadaos tipos que possuírem alíquotas diferenciadas na entrada de notas fiscais.
Acesso: Cadastros // Compras // Produtos // botão lateral: Fiscal // aba: Parâmetros 2
...
Para as movimentações de saída de produto nada será alterado, o sistema continuará se utilizando das alíquotas padrão cadastradas na aba Parâmetros 1.
Acesso: Movimentos // Entrada Nota Fiscal // Entradas
Após habilitar o parâmetro no tipo de nota e cadastrar as alíquotas diferenciadas para os produtos que forem necessários, na no momento da entrada da nota do fornecedor o sistema verifica se existe alíquota diferenciada cadastrada para cada produto, item a item da nota, utilizando-a quando existir.
...
Abaixo os valores calculados pelo sistema:
Validação do cálculo de acordo com a parametrização dos produtos/itens:
Este novo processo de cálculo do imposto é válido tanto para a entrada da nota digitada quanto para entrada via importação do xml da NFe.