Page tree

Preparação da ordem de compra - SUP22091 

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Este programa possui as principais funções básicas realizadas pelo programa SUP22086, porém de forma mais simplificada, principalmente as informações das cotações onde no SUP510 permite realizar a busca e registro das cotações válidas para então realizar a designação, mantendo o histórico. Já no SUP0350 é registrada direto a cotação que será utilizada na ordem de compra.

Somente o comprador da ordem de compra ou substituto pode alterá-la.

Somente ordens de compra sem pedido podem sofrer alteração por esta tela.

Ordens planejadas, condicional, em processo de tomada de preço ou suspensas também não podem ser alteradas.

Não é permitido realizar a alteração de ordens de compra de consignação. O que indica que uma ordem é de consignação é o grupo ou tipo de despesa igual ao parametrizado no SUP7170(Parâmetros consignação).

Na alteração de ordens de compra integradas com o Portal de Compras, reenviará ao Portal (por intermédio da chamada de adapter da mensagem Request via integração com mensagem única/EAI2) sempre que alterar ordem.

O processo síncrono somente efetivará alteração se retornar com sucesso da integração.

Caso a ordem de compra já tenha cotação no Portal, a ordem não pode ser alterada. Neste caso, irá retornar erro da mensagem na integração e como a integração é síncrona não deixará alterar a ordem. Exibirá a inconsistência retornado do mesmo parâmetro da integração: "Utiliza integração com Portal de Compras Paradigma".

Preparação da ordem de compra - SUP22091 

Objetivo da tela:

Permite consultar ordens de compra no geral e efetuar modificação em ordens de compra sem pedido. Inclusive realizar a designação de fornecedores, dentre outros processos.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Ordem de compra

Número da ordem de compra ou número da solicitação de compra.

Situação

Indica a situação da ordem de compra.

Aberta;
Planejada;
Condicional;
Suspensa;
Tomada de preço.

ItemCódigo do item relacionado à ordem de compra.
Unidade de medidaCódigo da unidade de medida utilizada, para o controle de estoque do item/emissão da ordem de compra.
Quantidade SolicitadaQuantidade informada na solicitação do material/ordem de compra.
Data entregaData em que uma programação de entrega em particular deve ser entregue.
FornecedorCódigo do fornecedor relacionado à ordem de compra.
CotaçãoNúmero da Cotação de preços. Caso seja informada, não será permitida a modificação dos demais campos, pois os valores dos serão informado conforme o número de cotação informado.
Fator de conversão

Código do fator de conversão que será utilizado sempre que a unidade de medida do fornecedor for diferente da unidade de medida interna. O pedido de compra sempre será emitido na unidade de medida do fornecedor (qtd_solic/fat_conver_unid).

Nota:

A entrada do item sempre será na unidade de medida interna (quantidade da nota fiscal * fat_conver_unid).

Moeda

Código da moeda na qual o fornecedor cotou o preço do item.

Nota:

Quando for utilizado no processo de compras um código de moeda diferente do código de moeda padrão utilizada pela empresa:

  • O sistema emitirá o pedido de compra na moeda padrão.
  • No ato da validação do preço unitário da nota fiscal contra a ordem de compra, será levada em consideração a variação da moeda desde a data da cotação (registrada na ordem de compra) até a data da emissão da Nota Fiscal do fornecedor.
Preço unitário

Preço unitário da ordem de compra na unidade de medida interna do item.

Nota:

No pedido de compra será impresso o preço unitário levando-se em consideração o fator de conversão da unidade de medida interna para a unidade de medida do fornecedor.

A empresa pode parametrizar se o preço unitário das compras no mercado interno, quando negociadas em moeda diferente da moeda padrão, será registrado na moeda padrão ou na moeda negociada.

Caso o parâmetro indique que o preço unitário da ordem de compra será na moeda negociada com o fornecedor, então, deverá ser informado também o código da respectiva moeda.

Caso o parâmetro indique que o preço unitário da ordem de compra será na moeda padrão (Trabalha com indexação = S, portanto sujeito a correção), então, deverá ser informado o código de moeda que servirá para indexação do preço e a respectiva data base para conversão.

Quando o preço unitário estiver sujeito a correção utilizar para a ordem de compra, um código de moeda com respectiva cotação. Esta cotação será utilizada para verificar divergências de preço entre pedido e nota fiscal no momento do recebimento fiscal.

As ordens de compra referentes ao mercado externo (importação), o preço unitário deverá ser o negociado utilizando o código da moeda negociada.

Data da cotação

Data de referência da cotação que será utilizada para correção de preços de pedidos colocados em moeda forte.

Nota:

Esta data será obrigatória quando for efetuada a designação do fornecedor para a ordem de compra e o código da moeda que servirá de base para a correção do preço negociado for diferente do código da moeda padrão, (ver parâmetros da Contabilidade), utilizada na empresa. No momento do recebimento fiscal do item, o sistema procede, para pedidos de compra colocados em moeda forte, como segue abaixo relacionado:

  • Converte o preço unitário da ordem de compra correspondente em unidades de moeda, utilizando como base a cotação desta moeda na data da cotação.
  • Converte esta quantidade de moedas em valor, utilizando como base a cotação desta moeda na data da emissão da nota fiscal.
  • Caso haja diferença, considerando os valores de tolerância de divergência de preço (ver parâmetros do sistema de suprimentos), será emitido uma comunicação de divergência de preço, imprimindo o preço unitário da ordem de compra já aplicando á devida correção com base nos cálculos acima.
Tipo cotação

Indica como serão recebidas as informações da cotação a ser considerado na consulta.

Telex;
Telefone;
Carta;
Formulário Cotação;
Fax.

Condição de pagamento

Código da condição de pagamento da nota fiscal.

Nota:

Com base nas informações dos itens da condição de pagamento é que serão geradas as informações de pagamento para o sistema de Contas a Pagar (se instalado).

Quando houver relacionamento de duplicatas com este conhecimento de transporte, a data de vencimento das duplicatas prevalece sobre a condição de pagamento.

Modo de embarque

Código que identifica a modalidade de embarque.

Exemplo:

01=FOB, 02=CIF

Índice IPI

Indica o tipo de índice de IPI a ser considerado na ordem de compra.

C - Com crédito;

I - Isento;

O - Outros.

Alíquota

Percentual de IPI informado para esta ordem de compra.

Nota:

Pode ter sido sugerido pelo sistema em função do cadastro de itens ou informado pelo comprador no momento da designação do fornecedor.

Índice ICMS

Tipo de Incidência de ICMS.

Crédito;
Isento;
Outros;
Não Tributada;
Suspenso;
Diferida;
Sem Aproveitamento de Crédito.


Código fiscal

Duas últimas posições do código fiscal.

Nota:

Esta informação será sugerida no momento do cadastramento das ordens de compra. É possível alterar para uma ordem específica, por meio do respectivo programa de cadastramento (ESTOQUE / NÃO ESTOQUE) e utilizar pelo módulo de recebimento fiscal em conjunto com a origem do documento de entrada (Nota Fiscal ou Frete).

Grupo de despesa

Código do grupo de controle de despesas no qual este item é utilizado.

Exemplo: Compras para Industrialização.

Nota:

Esta informação será levada para a ordem de compra (como sugestão) no momento da criação da ordem, e utilizada para obter as alíquotas do ICMS referentes à unidade de federação do fornecedor no momento da consistência dos documentos de entrada (N.F. e Frete).

O código do grupo de controle de despesas é cadastrado através do SUP21020.



Diferença aceitável

Percentual máximo aceito na diferença entre a quantidade pedida e a quantidade entregue pelo fornecedor. O sistema trabalha com a possibilidade de se determinar um percentual de tolerância de divergência de quantidade a nível de fornecedor no momento de sua designação, sendo passível de alteração pelo comprador, para a ordem de compra específica.

Nota:

Caso não seja informado este percentual para a ordem de compra, no momento da validação do recebimento, será utilizado o percentual estabelecido para a empresa (ver parâmetros do sistema de suprimentos).

Esta informação será utilizada em conjunto com o indicador atrelado à ordem de compra que determina se, no ato do recebimento do item, esta deve ou não ser liquidada. Nestes casos não será emitida a comunicação de divergência para o comprador responsável pela compra.

Tipo Entrega

Indica se as entregas deste fornecedor deverão ser específicas para a data prevista para a entrega, ou para a semana, decêndio, quinzena ou mês correspondente à data da ordem de compra.

Dias - A entrega deverá ser efetuada de acordo com a data prevista para a entrega da ordem de compra;

Semana - A entrega deverá ser efetuada dentro da semana (segunda à domingo) correspondente à data prevista para a entrega da ordem de compra;

Decêncio - A entrega deverá ser efetuada dentro do decêndio correspondente à data prevista para a entrega da ordem de compra;

Quinzana - A entrega deverá ser efetuada dentro da quinzena correspondente à data prevista para a entrega da ordem de compra;

Mês - A entrega deverá ser efetuada dentro do mês correspondente à data prevista para a entrega da ordem de compra.

Nota:

Esta informação será levada como sugestão para a ordem de compra no momento da designação do fornecedor, e também, no ato do recebimento do item.

Na designação de fornecedor, caso exista "ITEM/FORNECEDOR" cadastrado para o fornecedor designado, este indicador é desconsiderado, passando a ter valor o indicador de tipo de entrega informado para o fornecedor credenciado.

Não será emitida divergência de data para o comprador responsável, caso a entrega ocorra dentro do parâmetro informado.

Para qualquer dos casos, será ainda levado em consideração a tolerância informada nos parâmetros do sistema de suprimentos.

Liquidação Automática

Indica se no ato do recebimento desta ordem de compra, esta deve ou não ser considerada como liquidada caso esteja dentro dos limites percentuais de tolerância de divergência de quantidade. Este percentual será o associado à ordem de compra e, na falta deste, será o determinado nos parâmetros do sistema de suprimentos.

- A ordem de compra será liquidada somente se a quantidade total já entregue for maior ou igual à (quantidade pedida mais o percentual de tolerância aceitável).

- A ordem de compra será liquidada sempre que a quantidade total já entregue estiver de acordo com a quantidade pedida, mais ou menos o percentual de tolerância aceitável).

- A ordem de compra somente será liquidada manualmente.

BeneficiamentoIndica se a ordem de compra trata-se ou não é de beneficiamento.