Child pages
  • Procedimentos de Final de Safra.

Produto

Datasul

Versões

 

Avaliação

1

Sintoma

Procedimentos de Final de Safra.

Environment

Unspecified

Causa

Procedimentos necessários para final de safra nos módulos PIMS C/S de Acompanhamento de Safras, Recepção de Matéria-Prima, Configuração Central e Locais de Produção.

Solução

1 - Configuração Central

No aplicativo Configuração Central (CFGCEN.EXE) revisar os cadastros de Safras e do Calendário:

TabelasCalendário:
Verificar se o calendário da safra que está iniciando já foi cadastrado, caso ainda não tenha sido feito, poderá fazê-lo via processamento no caminho ProcessamentoGeração de Calendário.

Tabelas Safras:
Revisar o cadastro da safra que foi finalizada, o cadastro da safra atual e fazer o cadastro da safra posterior.

2 - Acompanhamento de Safra

Será necessário verificar se todas as ordens de corte já foram fechadas, pois os talhões destas ordens dependem deste fechamento para serem copiados para a próxima safra e estarem disponíveis para a nova safra.

Para fazer o fechamento o caminho é Acompanhamento de SafraProcessamentoFechamento das Ordens de Corte/Local de Produção.

3- Recepção e Análise de Matéria-Prima

Acessar o aplicativo RCMP - Processamentos (RCMP_CAL.EXE) e executar o processo ‘Acumulo de Produção por Safra’ para o período da safra que foi finalizada.
Este processo gera informações para o Histórico de Produção dos Locais de Produção que depois podem ser visualizados, por exemplo, no relatório RCMP_139 Evolução de Produtividade por Safra (RCMPREL2.EXE) e no LCPD_002 - Inventário de Locais de Produção (LOCPROD.EXE).


4 - Locais de Produção

Para as fazendas que tiveram talhões que não foram colhidos na safra finalizada, é necessário copiá-los para a nova safra a fim de estar liberando-os para nova safra.

Para saber quais foram os locais de produção que não foram colhidos, poderá executar o processo ’ Verificação de Safras’. Neste processo, deverá informar uma data que pertence à safra atual e executar o processo. Em seguida o sistema irá demonstrar um log com todos os locais de produção que estão ativos em safras diferentes da safra atual.
Estes locais deverão ser analisados um a um e verificar o que será feito com eles, inativá-los ou copiados para safra atual.
Para realizar a cópia, poderá utilizar dois processos: Cópia de Locais de Produção ou Avanço de Safra para Local de Produção.

- Processo ‘Cópia de Locais de Produção’: deverá informar à safra que finalizou do lado esquerdo da tela, informar a fazenda, zona, talhão, a data da ocorrencia ‘C‘ para a próxima safra e do lado direto da tela informar à safra que o talhão será copiado e novamente repetir a fazenda, zona e o talhão. Este processo faz a cópia de um talhão por vez. Após a cópia é necessário ajustar a ocorrencia da safra que finalizou e o estagio da safra atual, pois a cópia não avança o estagio na nova safra. 
 
Vide Figura 1 – Cópia de Local de Produção.


 

- Rotina ‘Avanço de Safra para Local de Produção’: é utilizado para fazenda que tiveram a cana bisada. Neste processo pode selecionar safra, fazenda, zona, talhão, data de ocorrência e o estágio.

OBSERVAÇÃO: Não esta sendo tratado a copia de locais, quando não é usado o conceito de Ordem de corte de muda sem o objetivo de muda. 
 
Vide Figura 2 – Avanço de Locais de Produção. 
 
 

Este processo só será permitido, se a data corrente estiver fora do período de Produção da safra informada. Caso contrário aparecerá a mensagem: 
 
Vide Figura 3 – Aviso.


Se selecionar ‘Locais Bisados’:
Ao informar Safra e o local de produção de origem, serão recuperados todos os locais plantados, e não colhidos, ou seja:
Que Possuam objetivo de safra para a safra de origem;
Locais que não contém Ordem de Corte;
Locais que não estejam cadastrados na safra posterior;
O ‘estágio posterior ‘ será recuperado através do estágio atual do local, considerando a tabela de Estágio, no CFGCEN –Configuração Central (Fig. 8)

Ao clicar no botão ‘Tabela’: serão listados os talhões que satisfazem os critérios.

O usuário deverá marcar os talhões que deseja fazer a cópia. 

Vide Figura 4 – Avanço de Locais de Produção (marcar talhões).


O sistema valida se existe alguma ocorrência ‘C’ com data maior que a informada no filtro de critérios. Caso exista, a linha aparecerá em vermelho e ao posicionar o cursor na linha, aparecerá uma mensagem na barra inferior: “Local, com ocorrência em dd/mm/yyyy safra xxxxx.”

Se marcar a(s) linha(s) em vermelho, ao fazer a cópia o sistema emite uma pergunta: 
 
Vide Figura 5 – Confirmação.


Se confirmar, será gerado uma ocorrência ‘C’ com 1 dia posterior ao dia da ocorrência atual ( no exemplo acima (se marcado para cópia) seria gerado uma ocorrência do talhão 38, com data 02/02/2005, para a safra 20607.
Se não confirmar, este talhão não será copiado.

Se não selecionar ‘Locais Bisados’, poderá informar um estágio para copia específica e será feito a cópia deste ou de todos os talhões (fig. 6)

- Esta opção substitui o processo de ‘Cópia de talhões’ que permite a cópia de um talhão um a um. 

Vide Figura 6 – Avanço de Locais de Produção.


 
O sistema carrega todos os talhões, mas, caso o estágio Post. da tabela seja diferente do ‘estagio posterior’ informado, a linha aparecerá em vermelho; ao posicionar o cursor na linha, aparecerá uma mensagem na barra inferior: “Estagio informado é diferente do ‘estagio posterior’ do estagio atual”
Se marcar a(s) linha(s) em vermelho, ao fazer a cópia o sistema emite uma pergunta 

Vide Figura 7 – Confirmação.


 
- Se confirmar, será gerado de acordo com o estágio da tabela (cadastrado conforme exemplo na figura 8)
- Se não confirmar, este talhão não será copiado.

TABELA DE ESTÁGIO
‘C’ = Corte
‘B’ = Bisado
‘F’ = Formação

Deverá ser atualizada nesta tabela de estágios, a coluna ‘Est.Post. Bisado’ com o respectivo código. Exemplo:
Código 3: terceiro corte,
- Estágio posterior: 4 (4º corte)
- Estágio posterior bisado: 53 (bisado 3º corte) 
 

Vide Figura 8 – Estágio.

Observações