Quando a rejeição 590 - Informado CST para Emissor Simples Nacional, for apresentada na rotina 1452 - Emissão Documento Fiscal Eletrônico, siga os procedimentos abaixo:
Primeiramente a parametrização por filial conforme segue:
1) Acesse a a rotina 132;
2) Verifique o parâmetro 2243 - Indicar o código de regime tributário da empresa;
3) Caso o cliente seja optante pelo simples nacional então deve ser configurado o CST do Simples Nacional conforme tutorial http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=243651646;
4) Reabilite a nota novamente;
Se mesmo realizando as alterações descritas acima a mensagem persistir, realize então a alteração na parametrização abaixo:
1) Acesse a rotina 1007 - Manutenção de Nota Fiscal de Entrada ou 1008 - Manutenção de Nota Fiscal de Saída, preencha os filtros conforme necessidade e clique Pesquisar na aba Pesquisar Nota Fiscal;
2) Selecione a nota desejada e clique Editar;
3) Na aba Dados da Nota Fiscal, sub-aba Itens das Notas altere a coluna Sit. Tribut adequando o CST de ICMS ao tipo de cliente.
4) Clique Salvar;
5) Acesse a rotina 1452 - Emitir Documento Fiscal Eletrônico e clique o botão Habilitar para reenvio.
Observações:
- A rejeição será apresentada quando o CST de ICMS utilizado na nota não for condizente com os tipos do participantes abaixo, pois, a combinação deve ser adequada:
- CST de ICMS do Simples e o participante não é do Simples
- CST de ICMS Normal e o participante é do Simples
- Esta mensagem indica que o valor preenchido no campo S. Trib difere dos valores informados nas colunas da planilha na rotina 1007/1008 conforme citado acima. Caso haja dificuldades para realizar as alterações, procure o contador da empresa para verificar tributações cadastradas na rotina 514 - Cadastrar tipo de tributação.