Adequação Tamanho NF para 15 posições 

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Manufatura

Módulo:

MOF / MLF

Função:

Rotinas que envolvem número de Notas Fiscais.

Requisito:

O módulo Obrigações Fiscais permite informar até dez posições no número do documento para documentos fiscais, independente de serem de serviço, notas de produtos ou conhecimentos de transporte.

Para os documentos Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), os módulos MOF, MLF e MRI atendem perfeitamente, pois estes documentos podem ser emitidos com numeração de até nove posições.

Porém, as Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e) podem ser emitidas com numeração de até quinze posições, exigindo adequação dos módulos.

  • Exemplos NFS-e:

Maringá - PR : até quinze dígitos;
Irati - PR: até quinze dígitos;
NFS-e Paulistana: até doze dígitos.

Implementação:

Por se tratar de um desenvolvimento que envolve diversos módulos, foi definido um pré-processador, quando estiver ativado as alterações entrarão em vigor. Esta ativação é realizada internamente pela TOTVS sem interação do usuário, e será realizada na liberação da versão/release 12.1.8.

Os arquivos eletrônicos com layouts delimitados geralmente pelo caracter "|", como por exemplo o SPED Fiscal, onde o campo destinado a numeração da Nota Fiscal deverá ser de no máximo nove dígitos para os documentos fiscais, pois nestes registros não são aceitas notas fiscais de serviços, o sistema considerará o número do documento desconsiderando apenas os zeros à esquerda. Portanto, caso o validador apresente uma inconsistência devido ao número de documento ser maior do que o permitido, este deverá ser corrigido na origem, ou seja, no módulo que originou este documento.

Os arquivos eletrônicos que tem layout fixo, como exemplo o arquivo do Sintegra, quando necessário foram alterados para considerar as últimas posições do número do documento. Este tratamento foi necessário para não desconfigurar o layout do arquivo e evitar a duplicidade de documentos.

 

Os programas abaixo foram alterados para considerar e apresentar em tela quinze posições:

OF0305 - Manutenção de Documentos Fiscais.

OF0405 - Relatório de Documentos Fiscais

OF0770 - Demonstrativo de PIS/COFINS

LF0215 - Gerador de Arquivos SPED PIS/COFINS

LF0220 - Gerador de Arquivos SEF II

LF0222 - Gerador de Arquivos DIEF/ES (neste caso somente o relatório de acompanhamento foi alterado, o arquivo continua sendo gerado sem alterações.)

 

Os programas abaixo foram alterados para apresentar apenas as nove últimas posições do número do documento:

OF0506 - Demonstrativo Adicional ICMS

OF0507 - Estorno ICMS/IPI Devoluções Clientes

OF0520 - Registro de Entradas - Indústria

OF0530 - Registro de Entradas - Comércio

OF0540 - Registro de Entradas

OF0620 - Registro de Saídas - Indústria

OF0630 - Registro de Saídas - Comércio

OF0701 - Listagem Operações Interestaduais

OF0708 - Operações Interestaduais - Por Município

OF0727 - Arquivo Fisco Conv ICMS 96/97 - 131/97

OF0739 - Arq Fisco Normativa 86 e 87/INSS

 

O programa "OF0734 - CAT 17/99" foi alterado para considerar apenas as últimas seis posições do número do documento fiscal conforme layout.

As rotinas ou programas não citados neste Documento Técnico, não foram alteradas. Algumas por já considerarem as quinze posições no campo do número do documento, como é o caso do "OF0609 - Livros Fiscais Registros de Serviços Prestados".

 Requisito (ISSUE): PCREQ-6660
#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))