Produto:

Datasul BI 2.0

Ocorrência:

Como corrigir inconsistências na dimensão produto comercial.

Passo a passo:

A informação dos cadastros é trazida para o Datasul BI com base nas tabelas fatos extraídas. Por este motivo é necessário identificar qual a tabela fato que está relacionada à inconsistência, e para isto, deve-se realizar os seguintes procedimentos:

Abrir o aplicativo Query Analyzer para ambientes com SQL 2000 e para o SQL 2005 utilizar a ferramenta SQL Server Management Studio:
 
Passo 1 = Identificar os registros inconsistentes na base DTS_DataWarehouse para a dimensão "DW_DTS_Commercial_Product" utilizando o comando abaixo:
Select * from dbo.DW_DTS_Commercial_Product where CD_Commercial like '___%'
O resultado deste comando apresentará todos os registros com o campo CD_Commercial_Product que estão ___________.
Guardar o resultado deste comando para utilizar posteriormente.
 
Passo 2 = Identificar com qual Tabela Fato o registro inconsistente está relacionado na base DTS_DataWarehouse. Para isto deve-se localizar no resultado do comando anterior o conteúdo do campo SK_Comercial_Product do registro inconsistente e completar o comando abaixo:
Delete from dbo.DW_DTS_Commercial_Product where SK_Comercial_Product = <conteudo do SK_Comercial_Product inconsistente>
Exemplo: Delete from dbo.DW_DTS_Commercial_Product where SK_Comercial_Product = 1.
Caso a informação for um 'lixo de base' o comando irá eliminar o registro. Neste caso, para que a informação não seja mais apresentada no Datasul BI, basta realizar o procedimento de Rebuild na dimensão em questão, por exemplo: BIN_SCH_CPR.
 
Caso seja apresentada a mensagem de erro:
The DELETE statament conflicted with the REFERENCE constraint ‘DW_DTS_Commercial_Territory_DIS_DTS_Invoice_Fact_FK1’… onde DIS_DTS_Invoice_Fact representa a tabela fato que está com o registro relacionado., deve-se seguir os demais procedimentos descritos abaixo:
 
Passo 3 = Identificar na Tabela Fato os registros inconsistentes utilizando o comando SQL abaixo:
Select * from DIS_DTS_Invoice_Fact where SK_Comercial_Territory = 1
Onde:
DIS_DTS_Invoice_Fact foi a tabela fato informada no resultado do comando do Passo 2.
1 é a SK informada no resultado do comando do Passo 1.
 
Passo 4 = No EMS2, localizar o módulo “Administração do Preço de Venda” e localizar o cadastro de “Produtos Comerciais”. Após clicar no botão ‘Estrutura’ verificar se a “Estrutura do Produto Comercial” está devidamente cadastrada.

Obs.: Após corrigir os cadastros no EMS é necessário realizar uma re-extração dos dados com período retroativo. E após os dados serem corrigidos na base SQL DataWarehouse é necessário realizar o procedimento de Rebuild na respectiva dimensão.

Observações:

 

 

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))