Produto:

Datasul

Ocorrência:

Qual o procedimento de transferência entre estabelecimentos ?

Passo a passo:

O processo de Transferência entre Estabelecimentos consiste na saída/entrada de mercadorias transferidas para o/do estoque de outro estabelecimento da mesma empresa.

As parametrizações para possibilitar a geração de notas de transferências entre estabelecimentos são efetuadas pelo Faturamento (notas de saídas) e pelo Recebimento (notas de entradas). Algumas considerações:

Será necessário que cada estabelecimento possua um Emitente previamente cadastrado através do programa Manutenção de Estabelecimentos (CD0602 – Pasta Fiscal, campo Fornecedor).

 

Por exemplo:

Estabelecimento Origem: 1  Emitente => 10

Estabelecimento Destino: 2  Emitente => 20

Transferência do Estabelecimento 1 para o 2

 

1. Nota de Saída de Transferência: 

A nota de Saída poderá ser feita pelo Faturamento ou pelo programa Faturamento de Pedidos

 

No programa Cadastro Natureza Operação CD0606  deve ser definido:

 Operações de Transferência  = SIM

Baixa Estoque                        = SIM

Atualiza Obrigações Fiscais   = SIM

 

A nota fiscal poderá ser gerada através do programa de Cálculo de Notas Fiscais FT4003 com a opção "Complementar de Mercadoria", desde que utilize as parametrizações definidas acima para a natureza de operação.

Deve ser informado o estabelecimento de onde será retirada a mercadoria e o Emitente da nota deverá ser o Emitente do estabelecimento para onde será enviada a mercadoria.

Utilizando o exemplo citado acima, a nota de saída deverá ter o Estabelecimento 1 e Emitente 20, pois tem como destino o estabelecimento 2.

Após a geração a nota fiscal de saída deverá ser impressa e atualizada no estoque (FT2100).

Deve-se atentar para o detalhe de que todos os itens da nota fiscal de saída irão baixar estoque e este campo no item do documento de saída nunca deverá ser habilitado.

  

2. Nota de Entrada de Transferência. 

A nota de entrada de transferência  poder ser recebida pelo programa do Recebimento Fiscal ou pelo programa do Recebimento Físico.

Importante: para o Recebimento Físico, somente será permitida a entrada de notas fiscais de transferência que possuam uma única natureza de operação, caso na nota de saída tenha naturezas diferenciadas por item, deverá ser utilizado diretamente o recebimento fiscal. (Ver Nota com explicação ao final desta Base de Conhecimento).

 

No programa Cadastro Natureza Operação CD0606 deve ser definido:

Operações de Transferência   = SIM

Gera Faturamento                   = NÃO

Atualiza Obrigações Fiscais   = SIM

* No Exemplo citado acima a nota de saída deverá ter o Estabelecimento 1 e Emitente 20, pois tem como destino o estabelecimento 2.

No cabeçalho da nota fiscal de entrada deverá ser informado o Emitente 20 (utilizado no nosso exemplo), o mesmo número do documento de saída, série e natureza de operação de transferência de entrada e o estabelecimento de entrada (Estabelecimento destino 2).

No campo "estabelecimento de origem" (Quando for dada a entrada pelo Recebimento Físico RE2001) informar o estabelecimento de onde a mercadoria saiu. No nosso exemplo será o estabelecimento 1 e no campo  estabelecimento deve ser informado o estabelecimento de entrada 2.

No módulo de OF (Obrigações Fiscais) o registro da nota fiscal de entrada será gerado com o emitente do estabelecimento que enviou a mercadoria. No nosso exemplo será o emitente 10.

 

 NOTA:

 Quando na nota de saída existir mais de uma natureza de operação de transferência para os itens, para que ocorra a entrada deverá ser informada uma natureza de operação de entrada para cada natureza de operação de saída do item, a natureza de saída deve ser informada no campo natureza complementar (RE1001A). Esse recebimento somente poderá ocorrer através do Recebimento Fiscal.

Observações:

Antiga FAQ 53180 e FAQ 53181

 

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))