1. No Parâmetro Global precisa estar marcado o Módulo de Contas a Pagar.
Importante: Mesmo que a integração seja com o EMS5 é necessário que o módulo de contas a pagar esteja marcado no CD0101, pois o recebimento utiliza a API do EMS2 para enviar os dados para o EMS5:
2. No Parâmetro do Recebimento deve ser definida a forma de integração com o Contas a Pagar, pode ser de forma “Integra” ou “Exporta” (Detalhes sobre esses parâmetros, são encontrados no Manual de Referência do Recebimento).
3. Na função Manutenção Parâmetros Usuários do Recebimento (RE0101), deve ser definida a forma de atualização com o Contas a Pagar:
Nota: Quando a opção Atualiza AP Automaticamente não for assinalada, deve-se efetuar a integração com o Contas a Pagar por intermédio da função Integração com Contas à Pagar (RE0404), que efetuará a integração de forma Batch (Detalhes podem ser consultados no Manual de Referência do Recebimento).
4. Na Natureza de Operação (CD0606) deve estar marcado o parâmetro para Gerar Duplicata:
5. No documento do recebimento, ao término da inclusão dos itens, a duplicata pode ser inclusa ou gerada. Para incluir de forma automática pode ser utilizado o parâmetro “Pede Duplicata Automatico” do RE0101, porém com esse parâmetro marcado não será levado em consideração a condição de pagamento do fornecedor ou do pedido de compra, a data de vencimento será sempre para 30 dias.
Já com o botão de “Geração” os dados gerados na duplicata serão com base na condição de pagamento utilizada (Da ordem de compra se tiver pedido de compra ou do cadastro do fornecedor se não tiver pedido de compra), caso tenha alguma divergência no cadastro do Fornecedor, ao clicar no botão Geração, a duplicata não será gerada e não será apresentada nenhuma mensagem. Caso isso ocorra, será necessário utilizar o botão de Incluir para identificar qual o erro está ocorrendo.
Os valores das duplicatas geradas no Recebimento são enviados para o Contas a Pagar rateados por: Parcela , Tipo de Despesa (fluxo) e Unidade de Negócio
Nota: Caso tenha mais de uma ordem de compra com tipo de despesa diferente, será levado para o AP o tipo de despesa com o respectivo valor da ordem e unidade de negócio se tiver.
A condição de pagamento utilizada para calcular a data de vencimento da parcela será sugerida da ordem de compra, caso não tenha ordem de compra será sugerida do cadastro do fornecedor.
Unidades de Negócio
As unidades de negócios são divisões que identificam as atividades desenvolvidas pelos estabelecimentos de um grupo empresarial. Essas informações são utilizadas no Datasul-EMS 2 para integrar com os módulos de Contas a Pagar e Caixa e Bancos (Fluxo de Caixa) do Datasu-EMS 5.
A integração do Recebimento com o Contas a Pagar (Datasul-EMS 5), independe da Unidade de Negócio; a empresa pode optar por não trabalhar com Unidade de Negócio e mesmo assim integrar com o Datasul-EMS 5.
O módulo de Recebimento somente utilizará o conceito de Unidade de Negócio quando:
- O módulo de Contas a Pagar (APB) do Datasul-EMS 5 estiver parametrizado como ativo;
- O conceito de unidade de negócio estiver ativo no EMS5 e no EMS2. Essa parametrização é efetuada por intermédio da função Parâmetros Materiais (CD1001).
Atualmente, o Recebimento já envia as informações de Unidade de Negócio para o Contas a Pagar do EMS 5.
Deverá ser alterada a forma como o Recebimento obtém as informações de Unidade de Negócio para enviar para o Contas a Pagar do EMS 5.
- Quando o material não permanece no estoque, a Unidade de Negócio será originada pelo item da nota fiscal.
- Quando o material permanece no estoque, a Unidade de Negócio será originada pelos depósitos de entrada do item da nota fiscal.