Produto:

Datasul

Ocorrência:

Visão geral da Contabilização de Manutenção Industrial

Passo a passo:

A ordem de Manutenção Industrial possui duas contas, a conta da ordem  e a conta de despesa.

 

A conta da ordem é responsável pela acumulação dos custos durante o mês, recebe os débitos das requisições de material e dos reportes de MOB efetuados para a Ordem de Manutenção.

No processo de valorização do cálculo do preço médio são gerados  os créditos dos movimentos.

A conta da ordem é definida na ordem de manutenção e tem como base a conta definida no Tipo de Manutenção - CD0580.

Esta conta deve estar cadastrada como do tipo Ordem de Serviço para o estoque.

 

A conta de despesa é responsável pela apropriação de custo.

A conta de despesa é definida na ordem de manutenção e tem como base a conta definida no tipo de manutenção - CD0580.

Para a conta de despesa considera-se a conta e a subconta definida no CD0580, entretanto quando definido a subconta como "?"  na ordem de manutenção será assumido o centro de custo do equipamento que definirá a subconta da ordem.

Esta conta deve ser cadastrada como do tipo Consumo no estoque.

 

Os movimentos de Mão-de-obra(GGF)  tem base o centro de custo PRODUTIVO definido para o técnico da manutenção e repassado ao apontamento de mão-de-obra. Este centro de custo é base para apropriação de mão-de-obra no CS0101 - Custo Horário por Centro de custo , onde o total de horas é apropriado a cada conta definida nas espécies de GGF.

 

Durante o mês os movimentos de material e mão-de-obra Debitam a conta da ordem creditando a conta de saldo do item.

 

Para efeito de Valorização a Ordem de Produção da Ordem de Manutenção Industrial é cadastrada para o item débito direto informado nos Parâmetros de Manutenção Industrial - MI0101. Este item sofre a valorização, desta forma é possível a transferência de  valores entre as contas Transitória da ordem e conta de despesa pela movimentação de RDD ( Requisição de Débito direto) do item da ordem para a conta de despesa da ordem de Manutenção Industrial.

 

Na valorização da OM, o que na verdade está sendo valorizado é o item da Ordem de Produção. É gerado um movimento do tipo “ACA” (acabado) para o item com quantidade 1 (um) e valor igual ao do somatório dos movimentos. Esse movimento credita a conta da ordem (zerando-a para essa Ordem de Manutenção) e debita a conta de saldo do item débito direto da Ordem de Produção correspondente.

Como o item de débito direto não tem saldo em estoque é gerado um movimento creditando o item débito direto no mesmo valor (movimento de “RDD” – Requisição de Débito Direto) e debitando a conta de despesas da Ordem de Manutenção.

 

Para melhor compreensão acessar o help do produto no Tópico conceitos - Visão Geral da Valorização da ordem de Manutenção.

Observações:

 

 

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))