Produto:

Datasul

Ocorrência:

O que devo verificar para efetuar a Geração de informações ao SPC?

Passo a passo:

Classificação dos clientes

A classe de risco é um cadastro que deve estar previamente cadastrado com o objetivo de classificar os clientes sob o ponto de vista de análise de crédito. Não existe uma forma padrão ou uma fórmula especial para este cadastro. Via de regra as empresas classificam em Classe A, B, C conforme o risco de cada cliente.

Parâmetros considerados na geração de informações

Deverão ser parametrizadas as regras de Risco de Cliente(prgint/utb/utb039aa.r) para posterior classificação dos clientes na Manutenção Clientes Análise de Crédito(prgint/utb/utb026aa.r) onde deve ser relacionada a Classe de Risco e a Necessidade de acompanhamento SPC marcada como "Sim"

Na Manutenção de Cliente Financeiro(prgint/ufn/ufn011aa.r) deve-se alterar o parâmetro "Necessidade de Acompanhamento SPC" para "Sim" dos clientes desejados.

Geração das Informações para envio aos Órgãos SPC/SERASA/SCI

Para que sejam geradas as informações, deve-se acessar o programa Gerar Informações SPC(prgfin/acr/acr704aa.r), definindo os parâmetros necessários.

  • FE Base SPC - Inserir a finalidade econômica base dos títulos a serem enviados para o SCI e SERASA.
  • FE Movto SPC - Inserir o código da finalidade econômica, para qual será gerado os arquivos a serem enviados ao SCI e SERASA, sendo que serão convertidos os valores com base na data da cotação informada para tanto.
  • Data Cotação - A data aqui informada irá determinar o dia da cotação a ser considerado para conversão da finalidade base dos títulos para a finalidade do movimento de envio para SPC.
  • Parceiro SPC - Selecionar o órgão que deverá receber as informações, podendo ser SCI, SERASA, SERASA NOVO ou SERASA SIMPLIFICADO. 
  • Arquivo SPC - Diretório onde será gerado o arquivo a ser enviado posteriormente ao órgão.
  • Diário - Este campo somente é habilitado quando o Parceiro SPC for SCI.
  • Período - Podendo ser: Diário, Mensal, Quinzenal e Semanal. Este campo somente é habilitado quando o Parceiro SPC for SERASA ou SERASA NOVO.
  • Abertura Pagto a Prazo - Define se os títulos serão agrupados por data de vencimento e pagamento na forma sintética ou "título a título" na forma analítica.
  • Movto Gerado - Esse campo determina se será impresso o relatório com as informações geradas.
  • Buscar DDD/Telefone/Fax do cadastro de clientes - Esse campo quando assinalado, determina que as informações DDD/Telefone/Fax virão do cadastro de clientes do Datasul EMS 5 para serem gravadas no arquivo de envio.

Obs.: Quando não assinalado este campo, as informações DDD/Telefone/Fax serão gravadas no arquivo a ser enviado com conteúdo zero.

  • Destino - Selecionar uma das opções que determina o destino de impressão do resultado gerado.
  • Execução - Selecionar a forma de execução on-line ou batch.
  • Imprime Parâmetros - Determina que serão impressos os parâmetros utilizados na geração das informações. 

Geração das Informações por faixa de movimento SPC

O programa de Geração de informações SPC, possibilita a seleção por faixa de Espécie, Cliente, Grupo Cliente(Neste, só serão analisados os clientes pertencentes ao grupo ou faixa de grupos indicados), Estabelecimento. É possível inserir a quantidade de dias que serão considerados após o vencimento para a empresa considerar o título vencido.

Outras Considerações

Por que os valores listados no relatório gerado pelo programa de Envio de Dados ao Serasa, não confere algumas vezes com os valores listados no Relatório de Títulos em Aberto?

O arquivo do SERASA é um relatório onde são consideradas informações financeiras, considerando a data do movimento financeiro, e no produto, os relatórios tratam os conceitos contábeis, considerando a data de transação do movimento, por exemplo, os valores do relatório de títulos em aberto não serão iguais aos valores considerados no arquivo de envio ao SERASA.

A seguir estão listados alguns exemplos que facilitam o entendimento das diferenças, lembrando que no relatório gerado no programa de envio ao SERASA, são listados os títulos que compõe o valor impresso, o que deverá ser utilizado para conferência de valores.

Importante:

Em função da diferença de conceitos, os relatórios do produto não devem ser utilizados para essa conferência.

  1. Quando uma duplicata for pagar contra DNI ou Antecipação, ao gerar os dados para o SERASA, será considerado como data de pagamento a data de emissão da Antecipação/DNI caso esta seja maior/igual à data de emissão da duplicata, caso seja menor, será considerada a data de emissão da DP.
  2. As antecipações/DNI não são listadas no arquivo do SERASA, apenas os registros de duplicatas é que serão considerados.
  3. O sistema possui o número de dias parametrizado no arquivo do SERASA, este parâmetro irá considerar após quantos dias do vencimento o título será considerado como atrasado.
  4. No segmento referente aos pagamentos a vista, são considerados os pagamentos efetuados até 7 dias após a emissão da duplicata, conforme regra do SERASA.
  5. Pagamentos com cheque são considerados pagos, quando o titulo de cheque já tiver sido liquidado, caso contrário irá aparecer no segmento apenas de vencidos ou a vencer.

Layout utilizado

O EMS gera o arquivo ao Serasa no layout relato 'Conv Inf Comercial' (Convênio de Informações Comerciais) e "RELATO COMP NEGOCIOS"(Comportamento de Negócios).

Para gerar o layout "RELATO COMP NEGOCIOS"(Comportamento de Negócios) é necessário escolher a opção "SERASA SIMPLIFICADO" no campo parceiro.


Observações:

 

 

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))