Produto:

Datasul

Ocorrência:

Ativo Intangível (EMS5)  

Passo a passo:

 

A lei 11.638/07 instituiu uma nova classificação no Ativo Permanente, chamado Ativo Intangível, cujo conceito se baseia nos direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido (art.179).             

          A adequação a lei 11.638/07 consiste em segregar o grupo de Ativo Permanente classificando as contas contábeis patrimoniais de acordo com sua natureza, isto é, bens tangíveis e intangíveis. Para tanto, a orientação que se segue é criar um novo grupo de contas contábeis no plano de contas denominado Ativo Intangível, segue a estrutura antes e depois da lei:   

Nova Estrutura do Ativo Permanente

Deverá incluir uma nova conta contábil que será uma conta sintética, e como filhos terão as contas por exemplo de Marcas e Patentes.

Para incluir uma nova conta contábil deve-se acessar o programa de Plano de Contas (prgint/utb/utb080aa.r).

A alteração da estrutura hierárquica das contas contábeis analíticas de saldo e depreciação/amortização referidas para o novo grupo ATIVO INTANGÍVEL será possível através da rotina de estrutura de conta contábil, conforme exemplificado na tela abaixo:

Nesse momento é vinculado os filhos à nova conta contábil sintética. As contas filhas já existiam na base, o que é novo é a conta contábil sintética.

Observações:

 

 

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))