Produto: | Datasul |
Ocorrência: | Como funciona a Rastreabilidade de lotes ? |
Passo a passo: | Conceito: Compreende-se por Rastreabilidade de Lotes a capacidade que o sistema terá de identificar: - quais os lotes de um determinado item são comprados pela empresa;
- quais os fornecedores dos lotes comprados;
- qual a composição (em lotes) de um lote de itens fabricados pela empresa;
- quais os lotes de um item fabricado que já foram vendidos;
- quem comprará o lote do item fabricado;
- quais os lotes que foram comprados por um determinado cliente.
Os lotes cadastrados no sistema poderão originar-se de itens comprados, onde serão cadastrados pelo Recebimento, ou de itens fabricados, onde serão cadastrados pelo Controle da Produção. O processo em si será da seguinte forma: - No programa de Parâmetros do CQ (CQ0101), o parâmetro "Gera Rastreabilidade" deverá estar marcado.
- Por ocasião do recebimento, serão adquiridos os itens comprados. Estes deverão ter o Tipo de Controle de Estoque por "Número de Série", "Lote" ou "Referência", o que obrigará que seja informado um código de lote para cada quantidade adquirida de um determinado fornecedor.
- Item a ser fabricado também deverá ter o tipo de controle por "Número de Série", "Lote" ou "Referência", pois desta maneira, no momento do reporte da produção será solicitado o código do lote a que ele pertence.
- Caso a ordem de produção já esteja cadastrada, seu número poderá ser informado no momento do recebimento dos componentes do item pai da ordem. Isto irá gerar uma requisição deste material para a ordem e também atualizará, no momento do reporte do item fabricado no Controle da Produção, este lote de entrada como lote componente do lote fabricado.
- Caso contrário, bastará realizar o cadastro da ordem, requisitar os materiais necessários e reportar as quantidades produzidas.
- Será no momento do reporte da ordem de produção que se formará o vínculo entre os lotes produzidos e os seus lotes componentes.
- Item requisitado para a ordem não necessitará fazer parte da estrutura do item da ordem a nível de Engenharia. Neste caso, as informações pertinentes aos lotes de saída dos materiais serão informadas nos programas de alocação de reservas e requisição de materiais no Controle da Produção.
- Como nas ordens com linha de serviço a requisição será feita em separado do reporte, a rastreabilidade somente será gerada no momento deste, ou seja, requisições feitas após o reporte da produção não implementarão as tabelas de rastreabilidade. Isto somente acontecerá no próximo reporte executado. Neste caso, havendo mais de um lote produzido por ordem, a quantidade utilizada dos componentes será rateada proporcionalmente às quantidades produzidas por lote.
- Uma vez estando estas informações disponíveis no sistema, bastará utilizar os programas constantes na rotina "Rastreabilidade do Produto", no módulo de Controle da Qualidade, para se obter as informações descritas no primeiro parágrafo desta descrição de procedimentos.
|
Observações: | Antiga FAQ 53198 |
#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))