Informamos que a mensagem “843 - Tipo de rendimento inválido! Deseja Continuar?" irá ocorrer devido a um parâmetro conforme explicação abaixo, no programa Manutenção de Clientes (CD0704). Porém essa mensagem não impedirá o prosseguimento do processo de digitação e atualização do documento, ela é só uma advertência.
O campo "Rendimento", do programa CD0401 (Manutenção Fornecedores), pasta "Financ", quando assinalado, determina a obrigatoriedade de informar o código de retenção para os impostos no momento do seu registro. Quando não assinalado, determina a não necessidade de informar o código de retenção para o imposto no registro.
Quando não assinalado irá desabilitar o campo "Código Retenção Imposto" do programa RE1001C (Inclusão de Duplicatas).
Este campo somente terá influência no módulo de contas a pagar, sendo que sua funcionalidade é justamente definir se permitirá que informe código de retenção para os documentos normais, quando estes não possuírem valor retido. No momento da geração dos valores da DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), pessoa física ou jurídica existirá um parâmetro onde indica se considera documentos com código de retenção zero. Caso o documento em questão possua imposto de retenção, não deve ser informado o código de retenção na duplicata normal, apenas na duplicata de retenção (imposto).