Para realizar o processo de transferência de inventários entre empresas deve seguir os passos abaixo: 1º) Ter cadastrada uma baixa com o campo “indicador tipo baixa” como “transferência entre empresas” no programa Tipos de baixa (PAT1500/ PAT10010). 2º) Executar o programa Transferência de Bens entre Empresas (PAT2450/ PAT10103), o sistema realiza a baixa do bem na empresa origem e a aquisição do bem na empresa destino, sendo que a data de aquisição do bem na empresa destino será igual ao da empresa origem. Considerações sobre a transferência: - Para efetuar a transferência de bens entre empresas, é necessário que as empresas estejam dentro do mesmo banco de dados.
- Para transferir um inventário de uma empresa para outra, as empresas devem estar no mesmo período de fechamento, ou seja, o mês/ano de fechamento fiscal da empresa origem deve ser o mesmo mês/ano de fechamento fiscal da empresa destino; e os códigos de depreciação e agrupamento devem estar cadastrados nas duas empresas com as mesmas taxas e contas contábeis.
3º) Realizar a contabilização dos valores das transferências de inventários ocorridas no período no programa Gera Lançamentos das Transferências (PAT2460/ PAT10070), esta rotina sempre deve ser processada na empresa destino dos dados. Considerações sobre geração dos lançamentos: - Os acertos contábeis da empresa origem e destino serão efetuados no momento em que forem feitas as integrações contábeis de cada uma das empresas.
Na empresa origem, o lançamento gerado é tratado como uma baixa normal de ativo, onde: C - Conta de Aquisição do bem (valor aquisição) D – Depreciação Acumulada (valor depreciação acumulada) D – Conta de Resultado (valor residual)
Na empresa destino, o sistema irá gerar os seguintes lançamentos: D – Conta de Aquisição do bem (valor aquisição) C – Depreciação Acumulada (valor depreciação acumulada) C – Conta de Resultado (pode ser uma conta transitória)
4º) Conferir os valores contabilizados na transferência no programa Lançamento de Transferência entre Empresas (PAT2720/ PAT10071), onde os ajustes contábeis realizados por meio desses lançamentos contábeis referem-se a ajustes para acerto das contas de aquisição e depreciação acumulada, visto que estes, são correspondentes aos bens que deram entrada na empresa originados de uma outra empresa do grupo. Dicas: - Caso precise realizar o cancelamento da transferência de inventários entre empresas deve ser feito no programa Cancela Transferência Inventários (PAT2540/ PAT10081), esta rotina sempre deve ser processada na empresa origem dos dados. - Caso queira emitir uma listagem com todos os inventários que entraram ou saíram da empresa por meio da rotina de transferência de inventários pode ser emitido o programa Relação de Bens Transferidos (PAT2330/ PAT10082). |