Passo a passo: | A despesa de seguro da DI (Declaração de Importação) pode ser lançada de duas formas, dependendo de quem irá fazer o pagamento desse valor. 1) Se o pagamento do seguro será feito pela empresa, então é lançado no IMP0022 - Seguro de Importação relacionado ao processo de importação do IMP0019 - Processos de Importação pela opção O_Seguro. - Deve ser criado um contrato de câmbio no IMP0026 - Contratos Câmbio Importação com o Tipo 2 - Seguro, e relacionar com o processo de importação na opção "2_tela-2 Processos" e com o seguro do IMP0022. O pagamento será através do contrato de câmbio que poderá ser via CAP (Contas a Pagar) ou TRB (Transações Bancárias).
- Depois de efetuado o pagamento dos impostos ou o registro da DI no processo de importação no IMP0019, se possui seguro de importação relacionado ao processo este será incluído como despesa de importação no IMP0029 - Despesas Processo Importação.
- O código da despesa será o que está parametrizado no IMP0008 - Parâmetros de Importação opção param_Processo no campo Código da despesa de seguro. Deve ser escolhida uma despesa do IMP0073 - Despesas de Importação que incide em II (Imposto de Importação), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e que seja do Tipo de despesa 1-Despesa.
2) Se o pagamento do seguro será feito pelo despachante, então é lançado no IMP0029. - Para que some na base de cálculo dos impostos, deve-se utilizar uma despesa, cujo cadastro no IMP0073 incide em todos os impostos.
- Se utilizar no IMP0029 o mesmo código de despesa que está parametrizado no IMP0008 no campo Código da despesa de seguro, este valor da despesa não irá somar na base de cálculo dos impostos.
|