Produto:

Datasul.

Ocorrência:

Cadastro de fórmula de cálculo para variação salarial.

Passo a passo:

Para montagem de uma fórmula de cálculo para variação salarial é necessário antes de mais nada que conheçamos o cadastro de fórmulas:

Sq: contém a linha de instrução da fórmula de cálculo.

Res: contém a literal que determina em qual resultado será atribuído o valor resultante da linha de instrução da fórmula de cálculo. 

I1: contém o indicador que determina qual o tipo de valor que irá compor juntamente com o campo conteúdo a seguir a primeira variável da linha de instrução da fórmula de cálculo. Neste campo podem ser informados os seguintes conteúdos:
  • M - Memórias.
  • D - Datas.
  • V - Variação Salarial.

B - Base de Cálculo: são valores resultantes da composição de bases de cálculo determinadas pelo sistema disponíveis para utilização pela fórmula de cálculo somente no momento do cálculo.

IC - Informação Cadastral: são informações cadastrais do tipo numéricas determinadas pelo sistema com base nas informações cadastrais de tabelas como funcionário, turno, sindicato, etc, estarão disponíveis somente no momento do cálculo.

ID - Informação Tipo Data: são informações cadastrais do tipo data determinadas pelo sistema com base nas informações cadastrais de tabelas como funcionário, empresa, etc.

VE - Valor do Evento no Cálculo: corresponde ao valor de um determinado evento que está sendo apurado no momento do referido cálculo disponível, portanto deve ser observado o atributo sequência de cálculo da tabela de eventos, para garantir que quando o referido valor venha a ser utilizado pela fórmula de cálculo o mesmo já tenha sido calculado.

EU - Unidade do Evento no Cálculo: ídem ao item anterior, porém o sistema não utiliza o valor do evento e sim as unidades do mesmo, devendo ser observado além da sequência de cálculo do evento, também se o evento representa quantidade. 

VA - Valor do Evento no Mês Anterior: valor de um determinado evento, correspondente ao cálculo da folha normal do mês subsequente ao mês de competência do cálculo que está utilizando a fórmula de cálculo.

UA - Unidade do Evento no Mês Anterior: idem ao item anterior porém sendo utilizada a quantidade do evento.

VU - Valor Unitário: corresponde ao valor de um valor unitário previamente informado no cadastro de Valores Unitários (FP2580) conforme critérios do usuário.

BT - Base da Tabela: o sistema irá assumir o valor do atributo "Valor Base" de uma determinada tabela e sequência previamente informada no cadastro de Tabela de Valores conforme critérios do usuário.

VT - Valor da Tabela: o sistema irá assumir o valor do atributo "Valor a Assumir" de uma determinada tabela e sequência previamente informada no cadastro de Tabela de Valores conforme critério do usuário. 

VC - Valor Constante: corresponde a um valor constante numérico inteiro ou decimal conforme a aplicação.

DC - Data Constante: corresponde a um valor constante do tipo data, exemplo 01/01/90, 10/10/95, etc.

P - Programa Específico: determina a existência de um programa fonte escrito em Progress, que irá determinar as regras da fórmula de cálculo, devendo ser utilizado quando não é possível atender os requisitos da referida fórmula com as possibilidades acima mencionadas.
Conteúdo: contém um valor que juntamente com o campo I1 anterior, identifica o conteúdo da primeira variável da linha de instrução da fórmula de cálculo. 

Obs.: As informações cadastrais 16,17 e 18 correspondem ao percentual informado no sindicato ao qual o funcionário está lotado, observando se o mesmo recebe insalubridade ou periculosidade e em caso afirmativo, o percentual correspondente a faixa de percentual dependendo da utilização, ou percentual de adicional noturno. Este valor já retornará para a fórmula de cálculo como um índice, ou seja o valor do percentual encontrado já estará dividido por 100.

OP: contém o indicador da operação ou condição que irá ser efetuada entre a primeira e a segunda variável da fórmula de cálculo.

I2: contém o indicador que determina qual o tipo de valor que irá compor juntamente com o campo conteúdo a seguir a segunda variável da linha de instrução da fórmula de cálculo. 
Neste campo podem ser informados os mesmos conteúdos possíveis no campo I1 anteriormente utilizado para compor a primeira variável da fórmula de cálculo.

Conteúdo: contém um valor que juntamente com o campo I2 anterior, identifica o conteúdo da segunda variável da linha de instrução da fórmula de cálculo.
Neste campo podem ser informados os mesmos conteúdos possíveis no campo conteúdo anterior utilizado para compor a primeira variável da fórmula de cálculo.

Ia: contém o indicador que determina qual o tipo de valor que irá compor juntamente com o campo conteúdo a seguir o valor a assumir da linha de instrução da fórmula de cálculo.
Neste campo podem ser informados os mesmos conteúdos possíveis dos campos I1 e I2 anteriores utilizados para compor a primeira e segunda variáveis da linha de instrução da fórmula de cálculo.

Conteúdo: contém um valor que juntamente com o campo I2 anterior, identifica o conteúdo da segunda variável da linha de instrução da fórmula de cálculo.
Neste campo podem ser informados os mesmos conteúdos possíveis no campo conteúdo anterior utilizado para compor a primeira variável da fórmula de cálculo.

Obs.: Deve ser observado que as informações como bases de cálculo e valor do evento no cálculo, que estarão disponíveis para a fórmula de cálculo, são valorizadas pelo cálculo que está sendo efetuado no momento da interpretação da fórmula de cálculo, desta forma em uma fórmula para um evento de férias por exemplo, não estarão disponíveis valores de bases e eventos do cálculo da folha normal do final do mês.

Finalizando o processo de variação salarial, é necessário que o evento esteja relacionado a fórmula de variação salarial através do programa FP8720 - Manutenção Eventos com Variação Salarial.

Observações:

 

 

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))